Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Declaração lucros - Fundos e Certificado de Aforro

Recommended Posts

mudasti

Olá malta!

Aproxima-se a altura de declarar rendimentos do IRS.

Quero perceber qual a melhor forma de declarar os lucros que obtive em 2020, que não chegam a 2,000€.

Segundo entendi posso declarar "à parte" ou englobar nos rendimentos anuais. É uma questão de ver na altura as simulações.

Concordam?

Em relação ao certificado de aforro:

resgatei hoje (sim, só para o ano é que vou ter que declarar) mas o que vai ser necessário? Acabei de ir ao site e tirei o .pdf para declaração de rendimentos mas o que vou precisar mais? Seguirá a mesma ideia que os fundos? Lucrei 250€ em 4 anos, e nestes 4 anos nunca declarei nada porque nunca resgatei. Só vou declarar no irs de 2021 (em 2022) porque só resgatei em 2021. Espero não ter cometido nenhuma ilegalidade :)

Obrigado! :)

JRJordao

Leitura recomendada: https://www.jornaldenegocios.pt/mais/analises-deco/detalhe/investimentoscomo-declarar-no-irs-e-pagar-menos

Citação

Os rendimentos provenientes do resgate de unidades de participação de fundos nacionais, em que a gestora está sediada em Portugal, estão sujeitos a retenção na fonte à taxa de 28% desde 1 de julho de 2015. Logo, não tem de os preencher no seu IRS. Contudo, no caso dos rendimentos oriundos de fundos estrangeiros, o resgate tem de ser declarado no anexo J, quadro 9.2A, com o código G20. A menos que opte pelo englobamento, são alvo de tributação autónoma à taxa de 28 por cento.

Se a gestora do fundo for nacional, já foram retidos 28% sobre as mais valias e como tal a sua declaração no anexo G com opção de englobamento é opcional. É simular a entrega com e sem esses elementos para descobrir qual o melhor resultado.

Se a gestora for estrangeira, o resgate não foi sujeito a retenção e como tal a declaração no anexo J é obrigatória. Nesse caso pode-se optar por englobar ou não. Novamente, dois cenários para simular.

Citação

Os juros de Certificados de Aforro e do Tesouro também são tributados à taxa liberatória de 28%. No caso dos Certificados da Série E, há capitalização trimestral de juros líquidos, o que significa que o imposto é retido de três em três meses e não no momento do resgate.

A minha experiência pessoal é com os Certificados de Tesouro, cujos juros são pagos na conta à ordem. Nos de Aforro tinha as minhas dúvidas por causa de serem capitalizados. No entanto, de acordo com a explicação acima, a retenção de imposto é efetuada trimestralmente. Isso significa que caso se pretenda declarar no anexo E com opção de englobamento (opcional), tem que se fazer a cada ano e não apenas quando se efetua o resgate. Agora na entrega de 2020 pode-se englobar apenas os juros pagos em 2020. Para englobar os juros de anos anteriores, só entregando declarações de substituição.

Esta declaração é opcional, como tal não foi cometida qualquer ilegalidade. Mas a ser feita terá que incluir quaisquer outros juros de depósitos a prazo, contas poupança, etc.

Edited by JRJordao
    • Upvote 1
    mudasti

Obrigado @JRJordao :)

Em relação aos fundos, esqueci-me de dizer:
    São fundos estrangeiros. Com tal não houve qualquer tributação no momento de resgate (tal como referiu).

Então:
    Vou ter que declarar no anexo J obrigatoriamente.
    Englobar o valor ou não é opcional.

Entendido! :):)

Em relação ao Certificado de Tesouro, criei uma outra questão:
    Entendi que sou tributado trimestralmente, e como tal não necessito de fazer qualquer declaração no momento de entrega no IRS.
    Ou seja: já resgatei, já tenho tudo "fechado" não necessito de me preocupar com seja o que for.
    É isto?

baga
    há 3 minutos, JRJordao disse:

No entanto, se não tiver rendimentos de trabalho muito elevados, poderá ser-lhe vantajoso englobar para dessa forma reaver parte dos 28% retidos durante 2020. Neste caso, a escolha é entre não declarar e declarar com englobamento (no anexo E).

Viva

Para ver se o englobamento vale a pena ou não usa-se as tabelas do IRS disponíveis no Portal das Finanças?

mudasti

Bolas, enganei-me no tipo de certificado!

Obrigado pela correção @JRJordao👍 :) É de facto Certificado de Aforro.

Penso que não vou declarar. Por acaso agora lembro-me que a minha gestora de conta me disse que é sempre bom guardar 30% dos fundos que resgato. Na altura do IRS poderão ajudar a diminuir a "talhada". E fui ao site dos aforros e pedi a declaração de rendimentos e de facto está lá a declaração do valor.

@baga também estou curioso para saber onde encontro as tabelas, pois essas que indica são de retenção na fonte, isto é, para os salários.
    As do IRS são diferentes, ou então alguém me corrija :)

JRJordao
    há 1 minuto, baga disse:

Viva

Para ver se o englobamento vale a pena ou não usa-se as tabelas do IRS disponíveis no Portal das Finanças?

O cálculo à mão é complicado pois envolve as contribuições para a segurança social, as despesas dedutíveis, os dependentes/conjuge, etc. Recomendo que se use a funcionalidade de simulação do portal de entrega do IRS AT.

Normalmente com o anexo J não dá para simular, mas para efeitos de simulação podem-se migrar temporáriamente esses rendimentos para o anexo E (juros, dividendos) e G (mais/menos-valias).

• Like 1
    mudasti

Obrigado @JRJordaopelas dicas!

É a 1a vez que vou declarar rendimentos adicionais além do salário e apesar de já ter lido, só mesmo na altura do IRS vou poder juntar a informação toda.

Contudo, já estou mais bem encaminhado! :)