Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Não sou gente?

Adelino Figueiredo

Recommended Posts

Adelino Figueiredo

Boa noite. Comprei uma casa anos atrás e mais tarde infelizmente tive de me divorciar indo para casa de minha irmã. Agora a casa está como pertence dela, que tem os meus filhos, ficando apenas eu com o nome associado a divida da mesma. Eu seiiii fui burro, mas só tenho na vida aqueles dois meninos, e a chatagem que sofri por parte dela foi muito forte e não quis escalar para não os fazer sofrer. Agora estou longe deles 😞, e se quiser comprar casa para estar perto deles não consigo porque tenho lá o nome. Ela diz que nada pode fazer que nao tem rendimentos mas na verdade é ela que como ficou com tudo, e a unica responsavel pelo seu pagamento. 

Ela diz que não mexe uma palha, e nao vai mexer, ressaviada como está, enquanto eu sofro por não os ver crescer a não ser que faça diariamente 200kms. Temo quando puder já nao ir a tempo... 

Eu posso ir ao banco e exigir que retirem o meu nome? Não sou gente? 

Obrigado. 

PaulaSar

Se tem o nome no credito metade da casa legalmente é sua. E se a sra não tem rendimentos pode facilmente comprovar que é você que paga a prestação. Em termos legalmente não sei a que ponto pode inverter isso a seu favor pois não tenho conhecimentos para isso. Pelo menos no banco vão arranjar tudo para nunca conseguir sair do credito. Conheço uma pessoa nessa situação, e apesar de serem os dois (ex-marido e ex-mulher já divorciados e casados 2 vez, a querer tirar o 2 nome da conta) o banco não deixa. Mas, penso que pode inclusive pedir a guarda dos seus filhos e mover uma acção para vender a parte da casa que é sua 50%. Se ela não tem capacidade de cuidar deles e não tem rendimentos, não quer fazer nada porque saiu lhe a sorte grande, cuida você. Pelo que parece para alem de ser você a pagar a totalidade do credito ainda tem que sustentá-la. Maior parte dos casos são a favor da mãe, você não tem habitação própria e está sem condições económicas para dar uma vida "boa" aos seus filhos. Em parte também devido à própria situação de parasita da sua ex-mulher. 
    Pode até se ter divorciado, mas 50% da casa continua a ser sua legalmente. Ela não mexe, pode você mexer, mas parece que a sra sua ex esposa não presta. Só você a conhece, só você sabe do que ela é a capaz. Pode pedir aconselhamento jurídico na junta de freguesia, mas parece que quer uma resolução definitiva. Peça apoio jurídico na segurança social, faça a simulação no portal deles a ver se tem apoio total. O que me parece que terá, pois não tem casa própria e a seu ex mulher deve levar muito dinheiro. Pensão para ela e para casa filho, certo?

Eu também tive numa situação parecida, mas a casa era minha antes de casar. O meu ex marido também me parasitou, só ganhava para ele. Nunca me ajudou a pagar as despesas. Ele também não fazia nada, fiz eu. levou mais uma mala de roupa, mais do aquilo com que entrou. Ao contrario de você, não paga um cêntimo de pensão, não vem ver a filha, nem lhe telefona. A minha filha nem se lembra dele. Ele também queria uma casa maior, a minha é um T0/1, não tínhamos condições para a filha. Nunca fui na conversa dele.  Hoje estaria na sua situação, a pagar uma casa sozinha e o meu ex marido tinha sempre metade da casa. Mas também estou entalada com a casa dos meus pais até as partilhas. Meus irmãos também não pagam nada, vendem me a casa por um balúrdio, não compram, ainda me ameaçam com rendas por não os deixar roubar o recheio e não abandonar a casa. Recusaram-se a fazer partilhas e tentaram me por na rua sem nada. Não fizeram nada fiz eu. Avancei para partilhas na lei e invoquei o meu direito de preferência, por ter cuidado dos meus pais a vida toda sem eles ajudarem em nada.

Primeiro eu aconselhava-me, depois decidia o que fazer.

• Upvote 1
    Adelino Figueiredo

Muito obrigado pela estensa informação. E assim são "sortes". Irei tratar de ver isso. Obrigado novamente.