Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS residente não habitual

jferreira20

Recommended Posts

jferreira20

Tenho um amigo, estrangeiro, que veio trabalhar para Portugal há cerca de ano e meio, sendo trabalhador dependente.

Entretanto, rececebeu uma proposta daquelas que surgem uma vez na vida e vai trabalhar para outro país da UE. No novo emprego, a remuneração tem duas componentes: (1) enquanto trabalhador por conta de outrém que se iniciará mais para o final do ano e (2) enquanto trabalhador independente que já se iniciou.

Ora, esse meu amigo quer atrasar ao máximo a saída do país, por vários motivos. Primeiro, porque quer que o ano letivo termine, para evitar mais uma mudança súbita na vida dos filhos. Segundo, porque beneficia da taxa reduzida de IRS para residentes não habituais e quer ser tributado em 2021, em Portugal, para pagar menos IRS e para isso tem que cá ficar a viver mais de 6 meses em 2021. 

Ontem ligou-me com várias questões:

1 - enquanto for residente em Portugal, mesmo prestando apenas serviços ao estrangeiro, se continua a beneficiar da taxa reduzida de IRS? Creio que a resposta é sim. Como é que se aplica? 

2 - sendo trabalhador independente, creio que a SS não se aplica a não ser que seja essa a sua vontade, certo?

3 - a forma de faturar os serviços é através de recibos verdes, ou pode aplicar-se um acto isolado, mesmo sendo faturado a uma empresa estrangeira?