Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Morte da cabeça de casal

Recommended Posts

Sara Reis

O meu marido faleceu em 2002  e tivemos um filha que hoje tem 21 anos. Em 2007 faleceu o meu sogro e passado um tempo, foi vendido um armazém e um terreno e feitas as partilhas nas quotas partes devidas, sendo a minha sogra cabeça de casal. Na altura a minha filha era menor e eu fui sua representante legal, ficando o montante relativo à parte dela numa conta até ela fazer 18 anos. 

A minha sogra faleceu este mês e deixou uma quantia em dinheiro num certificado de aforro dos CTT e uma outra conta bancária para onde eram enviados os valores das duas pensões, e um apartamento. As minhas cunhadas decidiram, sem consultar a minha filha, manter o apartamento e não tocar no certificado de aforro dos CTT para não perder os juros. Reuniram-se todas e na missa do 7º dia apenas nos informaram da sua decisão. Quanto à quantia nos CTT entendo que não queiram perder os juros, mas sinceramente, quanto a manter o apartamento faz-me um pouco de confusão. Querem fazer uso dele quando lhes convier. Têm um irmão que vem de Lisboa de vez em quando, e que assim pode lá ficar O que gostaria de perguntar é o seguinte: Elas podem decidir assim? Ficar com um bem que pertence a todos, fazer uso dele e não permitir a venda do mesmo? Depois da morte da minha sogra não têm que declarar os bens nas finanças ou a declaração que fizeram depois da morte do meu sogro é válida? Têm que fazer nova habilitação de herdeiros? Não me disseram qual a quantia do certificado de aforro, apenas que não lhe iam mexer e que era pouca coisa. Tem forma de a minha filha saber quanto é que a avó tinha em contas à hora da morte? Se sim, como poderemos fazê-lo? Fico a aguardar a vossa ajuda. Obrigada