Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Dados Pessoais - Muito Cuidado!

Recommended Posts

• 1 month later...
    Wakka
    A 19/02/2021 às 13:03, m--m disse:

Este tópico tem como objetivo fazer um alerta.

Todas estas campanhas de subscrição de serviços e recomendação de contactos para receber um X valor têm como objetivo angariar clientes. E para arranjar clientes, são necessários dados pessoais.

Muitas destas empresas estão sediadas em países com sistemas judiciais duvidosos, e podem estar a correr riscos de roubo de identidade (agravado quando enviam cópias do vosso Cartão de Cidadão) que podem potenciar o acesso indevido às vossas contas bancárias.

Pensar 2 vezes antes de aderir ajuda...

Isto é um grande alerta e que não poderia estar mais up-to-date. Ultimamente só me inscrevo em campanhas estrangeiras cuja a sede da empresa é nos EUA ou UE, mesmo estes não estão livres de fugas de informação, hacks, etc. É sempre bom validar onde a empresa está sediada e se parece trustworthy (se bem que hoje em dia qualquer um faz um site bonitinho com informações falsas, vale o que vale.

• 3 months later...
    Diogo Duarte

Comento para dar um UP a isto no fórum. 

O pessoal inscreve se em tudo mesmo que seja para ganhar apenas 5€ ou 10€.

Uma coisa é N26 que é alemão e dava 50€ por exemplo.. 

Agora coisas de malta, etc que andam para aí espalhados tenham muita atenção. 

O dinheiro não é tudo e pode trazer muitas chatices 

On 7/17/2021 at 4:19 PM, Diogo Duarte said:

Malta faz parte de UE. E o Black Cat Card está sediado em Malta.

Mas também fico sempre de pé atrás com todas estas ofertas, e é claro que há sempre o risco de por algum motivo usarem os nossos dados pessoais (principalmente fotos de cartões de identificação e selfies) para falcatruas criativas de todo o tipo com roubos de identidade. 

No entanto, nos países da EEA onde o RGPD está em vigor (UE + Islândia, Noruega e Liechtenstein, UK saiu com o brexit), à partida há um grau de confiança muito maior em que os dados pessoais estarão seguros e não serão usados para outros fins além daqueles a que damos consentimento explícito. E já começaram a aparecer processos por leak de dados, neste caso por exemplo apenas nomes, emails e datas de viagem: https://www.teiss.co.uk/class-action-lawsuit-easyjet-10000-joined/ , pelo que pelo menos nestes países as empresas têm que pensar duas vezes na segurança e finalidade dos dados que lhes confiamos.

O que faço é: se não parece ser uma empresa de vão de escada, e se está sediada na EEA/UK/Suiça/USA ou se é uma empresa com reputação mas sediada noutro país, à partida deve ser confiável, mas o risco existe sempre...

Qual o vosso critério para definir o grau de segurança de qualquer entidade em que confiam os vossos dados? 

Diogo Duarte

A juntar a isso o fato de se correr esses "riscos" só para ganhar 5€ ou 10€ uma única vez não me faz muito sentido. 

Uma coisa são cartões que tenham cashback sempre ou contas com bons prémios de adesão ou de convites. 

JRJordao
    A 17/07/2021 às 16:19, Diogo Duarte disse:

Noto aqui algum ressentimento contra o BlackCatCard? ;)

Concordo plenamente com a chamada de atenção. É importante ter a consciência dos riscos envolvidos na divulgação dos nossos dados pessoais.

Só me parece que a tua motivação advém em grande parte dos problemas que tens tido a abrir certas contas. Segundo relataste no tópico do BCC, não concluiste o processo porque te pediram informações adicionais (as quais em pleno direito achaste excessivas); mas se tal não tivesse acontecido estarias agora a alertar sobre "coisas de malta"? E recordo-me que antes de conseguires abrir no Curve também lançaste suspeitas sobre a segurança deles, no entanto agora associas lá os teus cartões.

Repito, concordo com a chamada de atenção. Mas há que ser objetivo ;)

Edited by JRJordao
    • Upvote 1
    JRJordao
    há 3 horas, Diogo Duarte disse:

A juntar a isso o fato de se correr esses "riscos" só para ganhar 5€ ou 10€ uma única vez não me faz muito sentido. 

Uma coisa são cartões que tenham cashback sempre ou contas com bons prémios de adesão ou de convites. 

Isso já tem a ver com o preço que cada um coloca nos seus dados pessoais.

O BlackCatCard (Malta) durante vários meses deu 40€ na adesão e 40€ por cada convidado. Por outro lado, o N26 (Alemanha) recentemente teve uma campanha de bónus elevado, mas de momento dá apenas 5€.

Qual cenário é mais seguro? Qual vale mais a pena? Devemos prioritizar na escolha o prémio ou a fiabilidade aparente da empresa?

Acho que depende mais do perfil e experiência de cada um. Quem costuma aderir, se o prémio lhe for apetecível irá provavelmente aderir. Quem for "alérgico" a estas coisas ou já tiver tido uma má experiência, provavelmente não adere a nada por melhor que seja o prémio.

Pessoalmente tenho por hábito aderir apenas quando os bónus para duas pessoas (somos dois cá em casa) atingem os 30€ ou quando reconheço bastante utilidade (ex: Curve). Costumo excluir p2p e crypto (porque não me interessam) e tudo o que não seja europeu. Critérios muito subjetivos. Não me iludo pensando que aquelas a que adiro protegem melhor os meus dados.

Edited by JRJordao
    fredgbm

Normalmente coloco uma marca de água no CC com a data e o nome do serviço para o qual estou a enviar os documentos. 

No caso de que falam, acabei por não abrir conta no BCC porque não aceitavam alterações nos documentos...

• Like 1