Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Herança

Lassalete

Recommended Posts

Lassalete

Boa noite

Vivo em união de facto e tenho dois filhos, moramos na casa dos meus sogros a minha questão é: ele quer renunciar à parte dele (têm mais 3 irmãos) da herança e que sejam os filhos a herdar porque tem dividas o que tem que fazer enquanto os pais são vivos.

Guest AAA

Ele até pode renunciar, mas os credores podem aceitar a herança.
    Só tem uma hipótese é os seus sogros fazerem partilhas em vida. Mas tem que excluir o seu companheiro e os seus filhos.
    Os seus filhos herdam as dividas do pai. Se os seus sogros incluírem os seus filhos na herança eles vão ter que pagar a divida do pai. Por isso o seu marido tem que pagar a divida ou os seus filhos ficam sem nada. 
    Ou ficam endividados sabe se lá até quando. Mesmo que sejam menores, voce vai ser responsável pela divida.
    Pior não consegue fazer partilhas exactamente por os seus filhos serem menores.
    Já tivemos aqui uma senhora que se queixou exactamente da mesma coisa.
    O ex marido deixou dividas e quem ficou com a divida foi o filho menor.

ruicarlov

Como disseram, de nada serve o pai renunciar à herança. Os credores podem ir buscar na mesma esse valor. A única coisa que os filhos podem fazer é quando o pai falecer, se a dívida não tiver sido ainda paga e for superior ao que herdariam, podem eles próprios renunciar à herança do pai.

A única maneira que estou a ver de os seus filhos ficarem com alguma coisa é se os sogros tiverem na disposição de atribuir alguma coisa em testamento diretamente aos netos, estando limitados pela quota disponível. Mas isto não invalida que a quota legítima que seria do pai possa ser apropriada pelos credores.