Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Condominio - Valores em atraso

Recommended Posts

Valter Duarte

Boa tarde a todos, 

resumidamente, existe um imovel com dividas de condominio desde 2013 (data do falecimento do ex-proprietário)

O imóvel foi adquirido por herança e o condomínio está a querer cobrar desde 2015 as quotas em atraso. 

No entanto, antes de estar eu aqui  havia pessoas a viver ilegalmente e nunca lhes foi imputado esse pagamento, ficando o condomínio à espera que alguém pegasse no apartamento. 

Quem cá estava "limpou" o apartamento todo e levou tudo.

Posso responsabilizar o condomínio por isso e não pagar as dívidas anteriores a 2019, ou achas melhor não stressar e entrar em acordo?

Obrigado

Guest AAA

Pois acho que está com um grande problema. O administrador de herança é que é responsável pela gestão. Mas sem dinheiro não faz milagres. E a casa ficou ao abandono porquê? Não sabe que casas de idosos falecidos e abandonadas são ocupadas. E muitos tentam dar usucapião? Se o imóvel ficou ao abandono, foi ocupado ilegalmente e roubado todo o recheio a responsabilidade é do cabeça de casal da herança e de todos. Mas como ninguém em 8 anos fez nada?

Quanto ao condomínio, os herdeiros são responsáveis pelas dividas na cota parte das despesas que lhe cabe. Se o sr é um dos herdeiros e deixou o administrador sem dinheiro para pagar as contas, também é responsável. E no meu ver se o fez para deliberadamente ficar com o apartamento, também é responsável. Na lei o administrador de herança deve ficar com metade do dinheiro do falecido para despesas. Se não tinha dinheiro alguém tinha que lhe dar. Ninguém pode pode dar aquilo que não tem. Quanto ao condomínio penso que só pode exigir 5 anos, ao fim de 5 anos as dividas prescrevem, mas confirme.

Se recusar a pagar, o condomínio pode penhorar a casa por dividas. Voce é herdeiro, e como herdeiro e responsável. Até acho que são muito pessoas compreensivas em esperar 8 anos. 

Aqui no prédio dos meus pais era logo penhorado. Esta tudo à espera que eu abandone a casa, como os meus irmãos querem, para ocuparem a casa e roubar o recheio. O que eu me recusei a fazer. Mais os outros herdeiros querem rendas desde que o meu pai faleceu, e já me pediram rendas desde que a minha mãe morreu e desde que estou aqui a cuidar dos meus pais. Ou seja a vida toda.

Acho que assim como voce recebeu a casa é que o que está na lei, e não vai haver guerra com o recheio porque todos recebem o mesmo, nada. Aqui no prédio quem comprou as casas roubou o recheio aos irmãos. Eu como ainda estou com esperança de ficar com alguma recordação dos meus pais. Se calhar para alem de ir perder a casa e o recheio. Ainda vou perder tudo o que tenho e ficar debaixo da ponte.

Por isso, eu como cabeça de casal de herança, sem dinheiro para despesas pois os meus irmãos obrigaram-me a dividir todo o dinheiro na cota que cabe a cada 1. Me prometendo que a casa seria registada em nome dos 3 e depois me vendida por preço de irmão.O que agira se recusam a fazer. Estando a gastar o meu dinheiro para manter a herança. Acho que o cabeça de casal da sua herança fez muito bem deixar a casa ao abandono.  Assim não lhe destruíram a vida.

Wakka

Sinceramente estes casos de quotas em atraso são sempre um pau de dois bicos e normalmente nunca se encontra solução.

No prédio dos meus pais morreu o vizinho do R/C em 2006, um ano após a construção do prédio. O senhor já estava diagnosticado com cancro e não sei como conseguiu um crédito à habitação em 2005 para comprar um apartamento novo. Comprou a casa, nunca pagou quotas e morreu um ano depois.

Neste caso a casa está desde 2009 em nome do Millennium BCP, o BCP como é óbvio nunca pagou as quotas devidas e não há forma de dar a volta à situação, pelo menos não uma forma fácil. Entre 2006 e 2009 a casa continuou em nome do falecido pelo que não me parece que hajam quotas a pagar nestes 3 anos, mas pelo menos após esse tempo o Banco deveria ser o responsável.