Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• É esta uma boa altura para pedir crédito à habitação?

Nmaster88

Recommended Posts

Nmaster88

Antes de mais boa tarde a todos e obrigado pelo conteúdo deste excelente fórum.

Visto andar atualmente a procura de crédito pré aprovado para poder me jogar a um imóvel que ache interessante. Gostava de saber se na vossa opinião os valores praticados a esta data são interessantes. 

Posso dizer que numa simulação que obtive a dias o banco BPI parece ser o que oferece melhores condições. 

Sendo que o spread é de 1,2% e a euribor a 12 meses. 

Neste caso o valor pedido foi de 130000€ e o valor de compra esperado poderá se situar nos 150000€. 

Nunca tendo pedido um empréstimo e sabendo que o spread já esteve mais baixo <1% e que na melhor proposta que obtive, vou ter de pagar por cada euro emprestado o correspondente a 1,77€. 

É na vossa opinião uma boa proposta? 

Edited by Nmaster88
    SemperPT

Boa tarde Nmaster88,

o conselho que posso dar, tendo em conta o que procuras, é entrares em contacto com alguma empresa que trabalhe junto dos bancos no que toca a simulações de crédito habitação. Por experiência própria, gostei bastante de trabalhar com a Compara Já. O funcionário que me acompanhou foi sempre bastante prestável e com bastante capacidade para explicar todos aqueles pormenores que parecem chinês para o comum mortal. Tudo é feito sem qualquer compromisso e sem qualquer custo. Existem uma tantas, basta fazeres uma pesquisa na net... e acredito que seja possível baixar esse spread... depende do banco e por vezes até do próprio balcão... e por último, mais um conselho... olha para a TAEG e não só para o spread.

Nmaster88

Olá @SemperPT, obrigado pela resposta. Sim, também tenho falado com o compara já e com o dr. Finanças.

De facto, vejo outros valores para além do spread que é preciso ter atenção e dps temos a questão da taxa euribor que pode começar a subir e fazer toda a diferença.

Principalmente em relação à euribor gostava de saber se existe algum tipo de previsão em relação ao futuro desta taxa. 

Revendo o contrato vejo que menciona uma Taeg de 3,3%, mas que caso cumpra com os requesitos baixa para 2,3%.

Outro valor que notei numa das simulações foi a obrigatoriedade de subscrever seguro de vida e proteção da casa. Os 2 seguros juntos da um valor médio anual aprox de 1045€, eu acho que é um valor exagerado e gostava de perceber melhor estes "produtos" e se devo ter cuidado com este tipo de propostas. 

Obviamente daqui entendo que o banco quer salvaguardar ao máximo o seu lado e caso o seguro de vida tenha de ser ativado, pelo que li e entendi, o banco será o beneficiário do mesmo. 

Em relação ao seguro de vida:

"O Banco Comercial Português, S.A, deverá vigorar como Beneficiário

irrevogável até ao termo do empréstimo pela totalidade do valor em divida." 

E o da proteção base:

"O Banco Comercial Português, S.A,. deverá vigorar como Credor

Hipotecário." 

Acham este tipo de obrigações normais num crédito à habitação? Devo tentar renegociar as condições ? 

Screenshot_20210227_182529_com.google.android.apps.docs.jpg

Edited by Nmaster88
    Apostad0r

Esses valores são altos.

Experimentou simular no activobank ao invés do BCP? Totta, cgd?

Quais as propostas que tem?

O spread é apenas um indicador, falta as restantes despesas.

SemperPT

Boa noite, 

Nmaster, essa TAEG é monstruosa, muito provavelmente devido aos valores astronómicos dos seguros, principalmente do seguro de vida por ser exigido ITP, sendo que, pelo que tenho visto, a maioria dos bancos só exige IAD. Obviamente que o valor do seguro de vida vai sempre ter em conta o valor do empréstimo, quando mais alto for um, o outro vai acompanhar. Obviamente, a ITP acaba por ser melhor em termos de cobertura, também por isso é mais cara, mas ainda assim esses valores parecem-me exagerados. 

Pessoalmente, estou neste momento no processo de aprovação do crédito e o valor de empréstimo é praticamente igual ao que referes, sendo que o valor do imóvel é superior, no meu caso. Os valores que me estão a apresentar na TAEG rondam, em média, os 1,6%... Uma diferença substancial relativamente aos valores que referiste. 

Procura outros bancos. No meu caso a CGD, CTT e BPI acabaram por ser os que apresentaram as propostas mais vantajosas. Utiliza as propostas melhores para negociarem com os outros bancos... tentar não custa... e pode ser que cedam em qualquer coisa. 

Edited by SemperPT
    • 4 weeks later...
    Nmaster88
    Posted (edited)

Boa noite @SemperPT, no meu caso também tenho ideia que esses bancos são os que melhores condições oferecem. Ainda estou a espera da simulação da CGD que ficou de ser enviada por email.

Infelizmente não consigo propostas onde a TAEG ronde os 1,6%. Talvez consiga alguma abaixo dos 2%.

Mas acredito que os valores de TAEG levem em conta varios valores, onde o LTV (Loan to value ratio) deve definir a percentagem, penso eu.

Por exemplo no meu caso em quase todos os bancos, talvez excepção da CGD só consigo pedir emprestimo a 38 anos, depois avaliação de imóvel, capital de entrada, rendimentos do agregado, tudo isso acredito que vai fazer diferença para se pagar menos de lucro ao banco. Provavelmente, no seu caso tem melhores condições a apresentar o banco.

Agora a minha questão é, se alguem tem tido sucesso a negociar propostas nos bancos, talvez por mencionar outras propostas.

Imagino que através dos balcões / emails seja mais facil de o conseguir, visto as simulações serem algo standard e automatico.

No caso do BPI, através do Comparaja obtive uma proposta que a razão de ser mais baixa foi simplesmente por permitir contratar o seguro vida e não vida a parte.

Edited by Nmaster88