Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS dependente com rendimentos

s-luis

Recommended Posts

Olá

Perdoem desde já a nabice que é a primeira vez que estou a trabalhar e não atinjo nada de IRS.

Em 2020 trabalhei apenas 4 meses, de setembro a dezembro (estágio IEFP) e os nos meus recibos vencimento tenho o seguinte:

• IRS Retido: 683,00 euros (14,5%)
    • Total Remuneração: 4.721,68 euros

Tenho várias questões:

1. Posso continuar como dependente? (preenchendo os meus pais a declaração como nos anos anteriores).
    2. Se sim, devo continuar como dependente? Ou isso prejudica os meus rendimentos ou os rendimentos dos meus pais.
    3. Se não, preciso de entregar alguma coisa? Visto que o rendimento em 2020 é baixo.

Obrigada pela ajuda

Wakka
    há 13 horas, s-luis disse:

Olá

Perdoem desde já a nabice que é a primeira vez que estou a trabalhar e não atinjo nada de IRS.

Em 2020 trabalhei apenas 4 meses, de setembro a dezembro (estágio IEFP) e os nos meus recibos vencimento tenho o seguinte:

• IRS Retido: 683,00 euros (14,5%)
    • Total Remuneração: 4.721,68 euros

Tenho várias questões:

1. Posso continuar como dependente? (preenchendo os meus pais a declaração como nos anos anteriores).
    2. Se sim, devo continuar como dependente? Ou isso prejudica os meus rendimentos ou os rendimentos dos meus pais.
    3. Se não, preciso de entregar alguma coisa? Visto que o rendimento em 2020 é baixo.

Obrigada pela ajuda

Posso continuar como dependente?

Sim se tiver até 25 anos. O seu rendimento cumpre com a segunda parte do requisito (rendimentos até 8120€)

Se sim, devo continuar como dependente?

Tem de fazer a simulação com ambos os casos.

Se não, preciso de entregar alguma coisa?

Sim precisa de entregar IRS pois teve retenção na fonte. Se entregar sozinho muito provavelmente irá receber de volta os 683€ retidos.

há 47 minutos, Wakka disse:

Se sim, devo continuar como dependente?

Tem de fazer a simulação com ambos os casos.

• Como posso fazer uma simulação? é possível fazer uma simulação sem entregar no portal das finanças ou tenho de usar outras ferramentas?
    • Caso continue como dependente preciso de entregar alguma coisa (visto que houve retenção na fonte)? E recebo o reembolso na mesma?
    •  
    há 49 minutos, Wakka disse:

Se não, preciso de entregar alguma coisa?

Sim precisa de entregar IRS pois teve retenção na fonte. Se entregar sozinho muito provavelmente irá receber de volta os 683€ retidos.

Ok, só para ter a certeza que entendi tudo correto. Se fizer o IRS sozinho tenho de entregar (pois houve retenção) para poder receber o reembolso.

Muito obrigada pelas ajuda

Wakka
    há 6 horas, s-luis disse:
    • Como posso fazer uma simulação? é possível fazer uma simulação sem entregar no portal das finanças ou tenho de usar outras ferramentas?
    • Caso continue como dependente preciso de entregar alguma coisa (visto que houve retenção na fonte)? E recebo o reembolso na mesma?
    •  

Ok, só para ter a certeza que entendi tudo correto. Se fizer o IRS sozinho tenho de entregar (pois houve retenção) para poder receber o reembolso.

Muito obrigada pelas ajuda

Não tem de entregar para receber. Tem de entregar porque é obrigado a fazê-lo pois houve IRS retido na fonte.
    A simulação poderá fazê-la no Portal das Finanças quando abrir a entrega de IRS para este ano, pode simular, gravar as simulações que fez e posteriormente importar e submeter a que mais lhe convier.