Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Olá a todos.

Estou a me iniciar neste mundo de investimentos e neste momento ainda não investi em nada. Estou simplesmente a aprender, a ouvir podcast e a ler alguns forum/blogs. Tenho 31 anos, "casado" e com um filho de 2 anos. Tenho um emprego estável mas a minha esposa praticamente já não trabalha desde março passado devido ao covid, pois trabalha com idosos principalmente.

Indico desde já que tenho um perfil defensivo/moderado. Criei já o meu fundo de emergência que totaliza 8.5k.

Pensei em investir o meu fundo de emergência em certificados do tesouro, sabendo desde já que só poderei movimentar o valor após 1 ano mas o objetivo é manter lá o valor durante os 7 anos. Pensei em colocar lá cerca de 6k. Irei fechar a minha conta bancária atual e abrir uma conta no Bankinter, nessa conta terei de colocar cerca de 2k do fundo de emergência para totalizar os 5k. Irei utilizar essa conta para receber o meu ordenado e pagar as contas correntes. Sobram-me 500€ do fundo de emergência, onde poderei investir? Certificados do Aforro?

Fora o fundo de emergência, estou a equacionar investir num Fundo PPR já muito falado pela Internet. Fundo Alves Ribeiro do Banco Invest. Não tenho muito dinheiro para o fazer, portanto estava a pensar abrir a conta com o 5k necessário, e depois levantar grande parte desse valor e ter reforços mensais (50€) ou trimestrais (100€).

Questões:

Fundo de Emergência:

- Sugerem mais algum investimento com capital garantido fora os que indiquei?

Fundo PPR:

- Usar ou não usar este valor para benefícios fiscais? Segundo cálculos que fiz ao IRS do ano passado ainda tenho cerca de 2k que posso deduzir no IRS, mas para usar o PPR para esse fim teria de lá o manter toda a vida, senão teria de pagar todos esses valores +10% por ano. Compensa mais isso ou não usar os benefícios fiscais e levantar o dinheiro daqui a 8 anos+1 dia e com 8,6 % sobre as mais valias?u seria melhor investir num ETF? e levantar o mesmo daqui a uns 8 anos?

Não tenho nenhum crédito nem dividas. Pago um valor de renda na casa onde estou mas é de família, nunca irei comprar casa pois a que estou atualmente será minha um dia mais tarde. A única compra mais cara que se avizinha seria uma moto/mota por 5K no máximo. O que fariam na minha situação?

Obrigado