Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Imposto de mais valias venda de açoes

Recommended Posts

Guest InvestidorAleatorio

Boa tarde

Vendi há 8 meses ações na degiro com lucro de 2500euros. Gostava de saber se este ano vender açoes com prejuízo de 3000 euros já nao terei de pagar imposto sobre as mais valias de 2500euros.

Obrigado

investidor
    há 22 horas, ruicarlov disse:

Sim, estamos a falar de ações e não de imóveis para habitação própria permanente. Só nestes últimos é que há a possibilidade de não serem tributadas mais-valias com reinvestimento.

Muito obrigado pelo esclarecimento. 

Por curiosidade : O que acontece se uma pessoa não declarar ? Receberá multa ? Quanto tempo depois ? E qual poderá ser o valor da multa ? 

Edited by investidor
    JRJordao
    há 33 minutos, investidor disse:

Por curiosidade : O que acontece se uma pessoa não declarar ? Receberá multa ? Quanto tempo depois ? E qual poderá ser o valor da multa ?

Se durante os 4 anos seguintes detetarem a divergência, terás de pagar o imposto em falta com juros de mora. Penso que a taxa base atual é 4%.

Se tiverem indicação de que foi feito com conhecimento, pode acrescer coima (não sei mais pormenores).

investidor
    há 37 minutos, JRJordao disse:

Se durante os 4 anos seguintes detetarem a divergência, terás de pagar o imposto em falta com juros de mora. Penso que a taxa base atual é 4%.

Se tiverem indicação de que foi feito com conhecimento, pode acrescer coima (não sei mais pormenores).

Muito obrigado.
    Saúde!

• 1 month later...
    Guest Alentejano

Olá,

estou com algumas questões no anexo J.

tenho alguma atividade no que concerne a transações de compra e venda de ações, é possivel colocar valores globais por pais ou tenho de colocar transação por transação?

exemplo.

comprei 100 ações no dia 23-11-2020 a 10 euros cada tendo um fee de 5€

um dia depois comprei mais 100 aç~eos a 5 euros cada tendo um fee de 5€

vendi tudo com um lucro de 500€

estes valores são inventados mas tenho muitos casos destes. a minha grande questão é se posso declarar valores globais?