Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Isençao de mais valias - Imoveis

miguelmarim

Recommended Posts

miguelmarim

Bom dia, 

li que, estando ja reformado, se eu vender a minha HPP e reinvestir noutra HPP mais barata, posso ter isençao de mais valias do valor restante se reinvestir num contrato de seguro, ou num fundo de pensoes aberto ou contribuir para o regime publico de capitazação.

A minha duvida é sobre a garantia de capital, li que os fundos de pensoes abertos e o regime publico de capitalização (titulos de reforma da seg social) nao têm garantia de capital. Será que o contrato de seguro pode ter?  E que seguro seria?

Muito obrigado por qualquer esclarecimento

Miguel Marim

JRJordao

A maioria dos seguros tem capital garantido (pela seguradora).

Quanto ao tipo de seguro aplicável, descobri também a seguinte condição para a isenção fiscal

Citação

sendo o investimento realizado por aquisição de contrato de seguro (...), estes visem, exclusivamente, proporcionar ao adquirente ou ao respetivo cônjuge, uma prestação regular periódica, de montante máximo anual igual a 7,5 % do valor investido;

Ocorre-me por isso um seguro de renda temporária ou vitalícia. São seguros em que se faz uma entrega inicial de montante elevado e depois se vai recebendo uma renda mensalmente (ou noutra periodicidade) até ao fim do contrato (temporária) ou enquanto se for vivo (vitalícia).

Este é um exemplo:  https://www.zurich.com.pt/pt-pt/particulares/vida/previdencia/renda 

Nota: Não sou profissional de seguros

Edited by JRJordao
    JRJordao

Sim, ou cônjuges de pessoas nessas condições

- O sujeito passivo ou o cônjuge for pensionista ou tenha pelo menos 65 anos de idade, na data da transmissão do imóvel; e

- For celebrado contrato de seguro ou seja efetuada adesão individual a um fundo de pensões aberto que assegure um rendimento regular periódico ou ainda realizada uma contribuição para o regime público de capitalização no 6 meses posteriores à data da transmissão; e

- For adquirida uma prestação regular periódica de montante máximo anual igual a 7,5% do valor investido; e

- Seja manifestada a intenção de proceder ao reinvestimento, total ou parcial, e o respetivo montante seja incluído na declaração de rendimentos anual.

D@vid
    há 4 horas, JRJordao disse:

A maioria dos seguros tem capital garantido (pela seguradora).

Quanto ao tipo de seguro aplicável, descobri também a seguinte condição para a isenção fiscal

Ocorre-me por isso um seguro de renda temporária ou vitalícia. São seguros em que se faz uma entrega inicial de montante elevado e depois se vai recebendo uma renda mensalmente (ou noutra periodicidade) até ao fim do contrato (temporária) ou enquanto se for vivo (vitalícia).

Este é um exemplo:  https://www.zurich.com.pt/pt-pt/particulares/vida/previdencia/renda 

Nota: Não sou profissional de seguros

Tens mais informações sobre este tipo de seguro? por acaso há já algum tempo que sinto curiosidade, têm alguma taxa de juro associada?

JRJordao
    há 49 minutos, D@vid disse:

Tens mais informações sobre este tipo de seguro? por acaso há já algum tempo que sinto curiosidade, têm alguma taxa de juro associada?

Não, só mesmo o que li nas páginas de produto como essa.

Duvido que valham a pena para quem se "orienta" nos investimentos e não gasta excessivamente. Exceto talvez nestas situações de benefício fiscal, ou se vivermos até aos 100 anos. ;)

D@vid
    há 17 minutos, JRJordao disse:

Não, só mesmo o que li nas páginas de produto como essa.

Duvido que valham a pena para quem se "orienta" nos investimentos e não gasta excessivamente. Exceto talvez nestas situações de benefício fiscal, ou se vivermos até aos 100 anos. ;)

A minha curiosidade vem de ter já ouvido falar por outras pessoas que também o demonstraram lol, e queria perceber até que ponto pode ter interesse para algum tipo de pessoa, porque não acredito que se entregue 25.000€ e se passe a receber mensalmente apenas o capital, não faria sentido, tem de ter algum tipo de revalorização desse prémio entregue.

JRJordao
    há 18 minutos, D@vid disse:

A minha curiosidade vem de ter já ouvido falar por outras pessoas que também o demonstraram lol, e queria perceber até que ponto pode ter interesse para algum tipo de pessoa, porque não acredito que se entregue 25.000€ e se passe a receber mensalmente apenas o capital, não faria sentido, tem de ter algum tipo de revalorização desse prémio entregue.

Para ti e para mim não faz sentido. Mas há quem precise que não o/a deixem gastar demasiado, e lhe vão dando o seu próprio dinheiro em suaves prestações mensais :lol:

Por exemplo, os seguros PPR dão a opção de, atingida a idade de resgate, em vez de receber todo o capital e juros acumulados, ficar a receber uma renda mensal, penso que sem qualquer valorização (ou com uma valorização mínima). Tu e eu provavelmente nem hesitávamos em preferir receber o dinheiro todo e tratarmos de o aplicar nos produtos mais adequados. Mas para quem não tem essa literacia/controlo, a renda poderá ser uma opção mais segura.

Outra situação possível, que para mim já faz mais sentido, é a renda ser para outra pessoa que te sobrevive. Quando queres beneficiar alguém mas queres garantir que ele/a gasta "com cabeça". Ou então, algo parecido, quando é para ti mesmo mas já estás muito velhinho e a ficar "xéxé" ;)

Edited by JRJordao