Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Isençao de mais valias - Imoveis

miguelmarim

Recommended Posts

Bom dia, 

li que, estando ja reformado, se eu vender a minha HPP e reinvestir noutra HPP mais barata, posso ter isençao de mais valias do valor restante se reinvestir num contrato de seguro, ou num fundo de pensoes aberto ou contribuir para o regime publico de capitazação.

A minha duvida é sobre a garantia de capital, li que os fundos de pensoes abertos e o regime publico de capitalização (titulos de reforma da seg social) nao têm garantia de capital. Será que o contrato de seguro pode ter?  E que seguro seria?

Muito obrigado por qualquer esclarecimento

Miguel Marim

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A maioria dos seguros tem capital garantido (pela seguradora).

Quanto ao tipo de seguro aplicável, descobri também a seguinte condição para a isenção fiscal

Citação

sendo o investimento realizado por aquisição de contrato de seguro (...), estes visem, exclusivamente, proporcionar ao adquirente ou ao respetivo cônjuge, uma prestação regular periódica, de montante máximo anual igual a 7,5 % do valor investido;

Ocorre-me por isso um seguro de renda temporária ou vitalícia. São seguros em que se faz uma entrega inicial de montante elevado e depois se vai recebendo uma renda mensalmente (ou noutra periodicidade) até ao fim do contrato (temporária) ou enquanto se for vivo (vitalícia).

Este é um exemplo:  https://www.zurich.com.pt/pt-pt/particulares/vida/previdencia/renda 

Nota: Não sou profissional de seguros

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, ou cônjuges de pessoas nessas condições

- O sujeito passivo ou o cônjuge for pensionista ou tenha pelo menos 65 anos de idade, na data da transmissão do imóvel; e

- For celebrado contrato de seguro ou seja efetuada adesão individual a um fundo de pensões aberto que assegure um rendimento regular periódico ou ainda realizada uma contribuição para o regime público de capitalização no 6 meses posteriores à data da transmissão; e

- For adquirida uma prestação regular periódica de montante máximo anual igual a 7,5% do valor investido; e

- Seja manifestada a intenção de proceder ao reinvestimento, total ou parcial, e o respetivo montante seja incluído na declaração de rendimentos anual.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, JRJordao disse:

A maioria dos seguros tem capital garantido (pela seguradora).

Quanto ao tipo de seguro aplicável, descobri também a seguinte condição para a isenção fiscal

Ocorre-me por isso um seguro de renda temporária ou vitalícia. São seguros em que se faz uma entrega inicial de montante elevado e depois se vai recebendo uma renda mensalmente (ou noutra periodicidade) até ao fim do contrato (temporária) ou enquanto se for vivo (vitalícia).

Este é um exemplo:  https://www.zurich.com.pt/pt-pt/particulares/vida/previdencia/renda 

Nota: Não sou profissional de seguros

Tens mais informações sobre este tipo de seguro? por acaso há já algum tempo que sinto curiosidade, têm alguma taxa de juro associada?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 49 minutos, D@vid disse:

Tens mais informações sobre este tipo de seguro? por acaso há já algum tempo que sinto curiosidade, têm alguma taxa de juro associada?

Não, só mesmo o que li nas páginas de produto como essa.

Duvido que valham a pena para quem se "orienta" nos investimentos e não gasta excessivamente. Exceto talvez nestas situações de benefício fiscal, ou se vivermos até aos 100 anos. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, JRJordao disse:

Não, só mesmo o que li nas páginas de produto como essa.

Duvido que valham a pena para quem se "orienta" nos investimentos e não gasta excessivamente. Exceto talvez nestas situações de benefício fiscal, ou se vivermos até aos 100 anos. ;)

A minha curiosidade vem de ter já ouvido falar por outras pessoas que também o demonstraram lol, e queria perceber até que ponto pode ter interesse para algum tipo de pessoa, porque não acredito que se entregue 25.000€ e se passe a receber mensalmente apenas o capital, não faria sentido, tem de ter algum tipo de revalorização desse prémio entregue.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, D@vid disse:

A minha curiosidade vem de ter já ouvido falar por outras pessoas que também o demonstraram lol, e queria perceber até que ponto pode ter interesse para algum tipo de pessoa, porque não acredito que se entregue 25.000€ e se passe a receber mensalmente apenas o capital, não faria sentido, tem de ter algum tipo de revalorização desse prémio entregue.

Para ti e para mim não faz sentido. Mas há quem precise que não o/a deixem gastar demasiado, e lhe vão dando o seu próprio dinheiro em suaves prestações mensais :lol:

Por exemplo, os seguros PPR dão a opção de, atingida a idade de resgate, em vez de receber todo o capital e juros acumulados, ficar a receber uma renda mensal, penso que sem qualquer valorização (ou com uma valorização mínima). Tu e eu provavelmente nem hesitávamos em preferir receber o dinheiro todo e tratarmos de o aplicar nos produtos mais adequados. Mas para quem não tem essa literacia/controlo, a renda poderá ser uma opção mais segura.

Outra situação possível, que para mim já faz mais sentido, é a renda ser para outra pessoa que te sobrevive. Quando queres beneficiar alguém mas queres garantir que ele/a gasta "com cabeça". Ou então, algo parecido, quando é para ti mesmo mas já estás muito velhinho e a ficar "xéxé" ;)

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites