Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Impostos a declarar em IRS - Juros Openbank e Degiro

Recommended Posts

Bom dia pessoal, 

Tenho estado a pensar como tenho que declarar alguns rendimentos que tenho tido.

O ano passado abri conta no Openbank e beneficiei de juros de 2% nos primeiros 6 meses na conta poupança open. Segundo pude apurar os juros que obtive são brutos e por isso tenho que os declarar no IRS 2020. Tendo em conta que o Openbank tem sede em Espanha, creio que os tenha que declarar no anexo J na categoria E. Se estiver induzido em erro diga-me pff.

Relativamente à plataforma DEGIRO, estou a pensar em efetuar umas vendas de uns ETF's, e procurei saber se tenho que declarar e como junto da AT. O feedback que obtive foi um bocado estranho, tanto que a pessoa que me atendeu nem tinha conhecimento do que era a DEGIRO, e depois de explicação sobre o que era, deu-me indicação que sendo uma plataforma sedeada na Holanda que tenho que declarar todas as mais valias também como os juros obtidos no Openbank, ou seja, Anexo J Categoria E.

Alguém que tenha experiencia nestas questão me dê feedback, porque já vi tanta informação e contrainformação que já estou baralhado.

Obrigado

JRJordao
    há 1 hora, ukey77 disse:

O ano passado abri conta no Openbank e beneficiei de juros de 2% nos primeiros 6 meses na conta poupança open. Segundo pude apurar os juros que obtive são brutos e por isso tenho que os declarar no IRS 2020. Tendo em conta que o Openbank tem sede em Espanha, creio que os tenha que declarar no anexo J na categoria E. Se estiver induzido em erro diga-me pff.

No anexo J, deves declarar

- no quadro 8, os juros da conta poupança 

- no quadro 11, a identificação da conta

Alguma info (introdutória) sobre esse anexo aqui: https://www.e-konomista.pt/anexo-j-irs/

Edited by JRJordao
    • Thanks 1
    • 3 months later...
    Guest JBM
    A 15/01/2021 às 13:45, JRJordao disse:

Devem estar, mas ainda não sei como os declarar.

Já contactei o apoio ao cliente (há poucos dias), sugerindo que tendo em conta o elevado número de clientes na mesma situação, deviam disponibilizar um guia fiscal. Calculo que a resposta irá tardar, embora me pareça bastante ingénuo da parte deles não antecipar esta situação.

Alguma resposta por parte do OpenBank?

Obrigado

JRJordao
    há 20 horas, Visitante JBM disse:

Alguma resposta por parte do OpenBank?

Obrigado

Entretanto disponibilizaram a declaração fiscal.

Vê aqui

• 2 weeks later...
    ContribuinteEsFORÇADOdestaMer

Não se pode pedir ao opebank para cobrar logo a taxa liberatória e ficarmos safos desta perca de tempo? Trata-se dum banco da zona sepa, deve ser fácil os impostos de capital ficarem logo pagos em Espanha. 

JRJordao
    A 02/05/2021 às 18:41, ContribuinteEsFORÇADOdestaMer disse:

Não se pode pedir ao opebank para cobrar logo a taxa liberatória e ficarmos safos desta perca de tempo? Trata-se dum banco da zona sepa, deve ser fácil os impostos de capital ficarem logo pagos em Espanha. 

Mesmo que te fizessem a retenção "à espanhola", como a taxa lá é inferior (19% a 23%, conforme o valor dos rendimentos) continuavas a ter de declarar no anexo J para pagar o restante.

Edited by JRJordao