Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS-Bolseiro de investigação

Guest Daniela

Recommended Posts

Guest Daniela

Boa tarde, 

Sou bolseira de investigação e tenho questões relativamente ao preenchimento ou não do IRS.

Supostamente os bolseiros de investigação estão isentos de preenchimento de irs, contudo após algumas pesquisas encontrei colegas que opta por fazer a declaração mas com valor de 1 cêntimo. A minha questão é qual seria a diferença prática em fazer a declaração usando este valor

Tendo em conta que para pedir empréstimos ou até mesmo fazer contratos de arrendamento é solicitada a declaração de irs, seria benéfico imiti-la com o valor de 1 cêntimo?

Desde já obrigada,

Daniela

ruicarlov

O que eu sempre fiz enquanto fui bolseiro foi entregar o IRS fazendo o englobamento de rendimentos de captais. Ou seja, declaro todos os juros de depósitos a prazo e outras poupanças como rendimento. Deste modo até recebia de volta o imposto retido desses juros, já que os rendimentos de trabalho dependente são 0.

há 12 horas, Visitante Daniela disse:

Boa tarde, 

Sou bolseira de investigação e tenho questões relativamente ao preenchimento ou não do IRS.

Supostamente os bolseiros de investigação estão isentos de preenchimento de irs, contudo após algumas pesquisas encontrei colegas que opta por fazer a declaração mas com valor de 1 cêntimo. A minha questão é qual seria a diferença prática em fazer a declaração usando este valor

Tendo em conta que para pedir empréstimos ou até mesmo fazer contratos de arrendamento é solicitada a declaração de irs, seria benéfico imiti-la com o valor de 1 cêntimo?

Desde já obrigada,

Daniela

Subscrevo o ruicarlov. Se tens juros que foram sujeitos à taxa liberatória de 28% (depósitos a prazo, certificados...), podes declarar isso no IRS e recuperar os 28% retidos pelo estado. isto declarando os valores exactos claro, não é declarando esse tal 1 cêntimo. 

Já na minha altura se falava disso de declarar 1 cêntimo, mas acho que nenhuma dos meus colegas o fez. Eu também não, e nunca tive problemas. 

Nunca pedi empréstimos com bolsa. Para contractos de arrendamento, a declaração anual de contracto da FCT sempre foi suficiente