Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS-Bolseiro de investigação

Visitante Daniela

Recommended Posts

Boa tarde, 

Sou bolseira de investigação e tenho questões relativamente ao preenchimento ou não do IRS.

Supostamente os bolseiros de investigação estão isentos de preenchimento de irs, contudo após algumas pesquisas encontrei colegas que opta por fazer a declaração mas com valor de 1 cêntimo. A minha questão é qual seria a diferença prática em fazer a declaração usando este valor

Tendo em conta que para pedir empréstimos ou até mesmo fazer contratos de arrendamento é solicitada a declaração de irs, seria benéfico imiti-la com o valor de 1 cêntimo?

Desde já obrigada,

Daniela

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que eu sempre fiz enquanto fui bolseiro foi entregar o IRS fazendo o englobamento de rendimentos de captais. Ou seja, declaro todos os juros de depósitos a prazo e outras poupanças como rendimento. Deste modo até recebia de volta o imposto retido desses juros, já que os rendimentos de trabalho dependente são 0.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Visitante Daniela disse:

Boa tarde, 

Sou bolseira de investigação e tenho questões relativamente ao preenchimento ou não do IRS.

Supostamente os bolseiros de investigação estão isentos de preenchimento de irs, contudo após algumas pesquisas encontrei colegas que opta por fazer a declaração mas com valor de 1 cêntimo. A minha questão é qual seria a diferença prática em fazer a declaração usando este valor

Tendo em conta que para pedir empréstimos ou até mesmo fazer contratos de arrendamento é solicitada a declaração de irs, seria benéfico imiti-la com o valor de 1 cêntimo?

Desde já obrigada,

Daniela

Subscrevo o ruicarlov. Se tens juros que foram sujeitos à taxa liberatória de 28% (depósitos a prazo, certificados...), podes declarar isso no IRS e recuperar os 28% retidos pelo estado. isto declarando os valores exactos claro, não é declarando esse tal 1 cêntimo. 

Já na minha altura se falava disso de declarar 1 cêntimo, mas acho que nenhuma dos meus colegas o fez. Eu também não, e nunca tive problemas. 

Nunca pedi empréstimos com bolsa. Para contractos de arrendamento, a declaração anual de contracto da FCT sempre foi suficiente

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 months later...
    Vítor Rodrigues
    A 10/01/2021 às 12:55, ruicarlov disse:

O que eu sempre fiz enquanto fui bolseiro foi entregar o IRS fazendo o englobamento de rendimentos de captais. Ou seja, declaro todos os juros de depósitos a prazo e outras poupanças como rendimento. Deste modo até recebia de volta o imposto retido desses juros, já que os rendimentos de trabalho dependente são 0.

Boas,

Estou na mesma situação do OP mas não percebi como é que o englobamento te permite ir buscar esses impostos retidos. 

Como exemplo, tenho alguns investimentos em P2P. Com o englobamento é possível ir buscar uma parte da taxa paga?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Vítor Rodrigues disse:

Boas,

Estou na mesma situação do OP mas não percebi como é que o englobamento te permite ir buscar esses impostos retidos. 

Como exemplo, tenho alguns investimentos em P2P. Com o englobamento é possível ir buscar uma parte da taxa paga?

A taxa paga foi retida em Portugal ou no estrangeiro? Se foram retenções feitas por entidade estrangeira, dificilmente. Se é retido cá então sim, é possível ir buscar até à totalidade da taxa paga.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...
    Visitante André Patrício

Boas,

Estou numa situação semelhante à do OP, mas para além da bolsa de investigação dou também aulas na faculdade durante o ano.

Os ganhos com as aulas não alcançam os 8.500€, mas a nível de trabalho dependente já não é 0€.

On 1/10/2021 at 12:55 PM, ruicarlov said:

Esta questão de receber de volta as taxas liberatórias também se aplica mesmo quando o rendimento e trabalho dependente não é exatamente 0€?

Procurei pela internet mas não encontrei nada sobre isto, se me puderem indicar recursos adequados para perceber isto agradeço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma boa maneira de ver se compensa ou não é ver em que escalão do IRS calha. Se está no 1º escalão (rendimento coletável até 7112€), a taxa de IRS é 14,5%. Como é inferior à taxa liberatória, compensa englobar. Idem para o escalão seguinte embora a diferença seja menos (23% vs 28%). A partir do 3º escalão a taxa passa a ser superior à liberatória, logo não vale a pena englobar rendimentos de capitais.

Para o caso em questão, sendo rendimentos de trabalho dependente, o rendimento coletável calcula-se subtraindo as deduções específicas (4104€) ao rendimento total, logo calha bem dentro do 1ª escalão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Olá a todos,

Sou também bolseira de investigação, e gostaria de fazer um crédito habitação. 

Ao entregar o IRS fazendo o englobamento de rendimentos de captais, o banco permitiria o empréstimo? No meu caso, o valor seria muito baixo.

Alguma outra maneira de conseguir o crédito?

Muito obrigada!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 months later...
    Visitante Gonçalo
    A 07/11/2021 às 13:26, Visitante Diana disse:

Olá a todos,

Sou também bolseira de investigação, e gostaria de fazer um crédito habitação. 

Ao entregar o IRS fazendo o englobamento de rendimentos de captais, o banco permitiria o empréstimo? No meu caso, o valor seria muito baixo.

Alguma outra maneira de conseguir o crédito?

Muito obrigada!

Olá Diana, 

Não precisas de ter declaração de IRS com rendimentos para conseguir empréstimo de crédito habitação. Eu comprei casa em outubro e entreguei a declaração em branco, contratado de bolsa de 6 meses e apenas 3 recibos de vencimento. Os bancos já começam a estar sensibilizados para a situação e conseguem justificar a declaração em branco. Pelo menos foi o meu caso na CGD. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 years later...
    A 01/04/2022 às 23:13, Visitante Gonçalo disse:

Olá Diana, 

Não precisas de ter declaração de IRS com rendimentos para conseguir empréstimo de crédito habitação. Eu comprei casa em outubro e entreguei a declaração em branco, contratado de bolsa de 6 meses e apenas 3 recibos de vencimento. Os bancos já começam a estar sensibilizados para a situação e conseguem justificar a declaração em branco. Pelo menos foi o meu caso na CGD. 

Como é que conseguiste fazer o IRS a branco, uma vez que este não pode estar zeros? estou a tentar preencher o modelo 3, mas não sei qual o anexo devo de escolher. Li na net que devemos preencher 1 centimo em ato único, mas onde é isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites