Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Investimentos através do Revolut

Guest Filipe Pinto

Recommended Posts

Guest Filipe Pinto

Boa tarde a todos, 

Eu pesquisei, mas não encontrei propriamente uma resposta à seguinte questão:

Estou a ponderar abrir uma conta Revolut para investir. A ideia, numa primeira fase será ter um montante que vou disponibilizar a fundo perdido, para aplicar em ações, e outros investimentos.

Tenho lido bastante sobre Fundos Investimento, Ações e outros. Sei dos riscos que corro.

No entanto, imaginem que eu coloco 250€ em ações que ao fim de x tempo têm lucro. Eu posso vendê-las e ficar com o dinheiro na conta Revolut (que posso, ou não passar para a minha conta, mas vendendo fico com o dinheiro). A questão é a nível de Finanças e legalidades o que tenho de fazer para que seja tudo correto ?

Tenho de declarar alguma coisa nas finanças ? 

Obrigado pela ajuda 

joaoleonardo

Boas,

Não domino completamente a matéria mas tenho algum conhecimento que posso partilhar, durante o confinamento de março decidi "brincar" com os investimentos em acções no Revolute, esta é a minha experiência:

- A compra de acções é feita em USD

- Transferes dinheiro da conta Revolute para a conta de investimento e é esse o montante que fica disponível para compras

- Podes comprar por valor ou por percentagem de acções

- Não podes definir objectivo para o valor de compra ou de venda, supostamente o valor real final da compra ou venda pode ser diferente do valor cotado no momento da ordem, no meu caso se aconteceu deve ter sido diferenças muito pequenas pois nunca me apercebi

- O valor de venda fica automaticamente disponível para novo investimento, para transferir novamente para a conta Revolute tenho tido que esperar 2/3 dias.

Quando às obrigações fiscais, sim, tens de declarar os ganhos no anexo G, no entanto não é claro para mim quando se têm que o fazer, a minha interpretação é que só se tem que o fazer quando se mobilizar os ganhos para a conta principal, exemplo:

1 - Transferes €250 euros para a conta investimento

2 - Brincas durante 2020, 2021, e 2022 com compra e venda

3 - Em 2023 vendes tudo e conseguis-te concretizar X em USD que resulta em €600 depois do câmbio

4 - No IRS de 2023, declarado em 2024, declaras €350 euros de ganhos.

Este é o meu entendimento e o que planeio fazer.

Um pormenor, como o meu modus operantis é vender e comprar muitas vezes durante o mês, decidi subcrever o plano Metal do Revolute pois as ordens passam a ser gratuitas.

Edited by joaoleonardo

Sempre que realizares menos/mais valias tens de declarar no IRS do ano correspondente. Não importa se deixaste o dinheiro na conta junto da corretora ou não, tens de declarar sempre se tiveres vendido.

Há aí outra questão ainda que são os eventuais ganhos/perdas em forex, nesse tema não sei ajudar.

Quanto às obrigações fiscais a lei é clara, terás de declarar sempre que vendas ou recebas dividendos. Por essa razão em Portugal são mais vantajosos valores mobiliários que não distribuam dividendos (por exemplo, se a empresa em vez de distribuir dividendos fizer stock buybacks, aumenta o valor da ação e o investidor não é penalizado fiscalmente). O Revolut penso que só terá ações, pelo que é mais complicado para investidores de retalho sem conhecimento especializado. Se negociares ETFs, por exemplo, sendo residente fiscal em Portugal, deves sempre optar por ETFs de acumulação, para optimizar fiscalmente o investimento.

• 4 weeks later...
    Guest FmSantos
    A 13/12/2020 às 16:55, Visitante Filipe Pinto disse:

Boa tarde a todos, 

Eu pesquisei, mas não encontrei propriamente uma resposta à seguinte questão:

Estou a ponderar abrir uma conta Revolut para investir. A ideia, numa primeira fase será ter um montante que vou disponibilizar a fundo perdido, para aplicar em ações, e outros investimentos.

Tenho lido bastante sobre Fundos Investimento, Ações e outros. Sei dos riscos que corro.

No entanto, imaginem que eu coloco 250€ em ações que ao fim de x tempo têm lucro. Eu posso vendê-las e ficar com o dinheiro na conta Revolut (que posso, ou não passar para a minha conta, mas vendendo fico com o dinheiro). A questão é a nível de Finanças e legalidades o que tenho de fazer para que seja tudo correto ?

Tenho de declarar alguma coisa nas finanças ? 

Obrigado pela ajuda 

Gostava de acompanhar as respostas a esta interessante questão

• 3 months later...
    A 15/12/2020 às 16:17, lfp disse:

Sempre que realizares menos/mais valias tens de declarar no IRS do ano correspondente. Não importa se deixaste o dinheiro na conta junto da corretora ou não, tens de declarar sempre se tiveres vendido.

Há aí outra questão ainda que são os eventuais ganhos/perdas em forex, nesse tema não sei ajudar.

Quanto às obrigações fiscais a lei é clara, terás de declarar sempre que vendas ou recebas dividendos. Por essa razão em Portugal são mais vantajosos valores mobiliários que não distribuam dividendos (por exemplo, se a empresa em vez de distribuir dividendos fizer stock buybacks, aumenta o valor da ação e o investidor não é penalizado fiscalmente). O Revolut penso que só terá ações, pelo que é mais complicado para investidores de retalho sem conhecimento especializado. Se negociares ETFs, por exemplo, sendo residente fiscal em Portugal, deves sempre optar por ETFs de acumulação, para optimizar fiscalmente o investimento.

Interessante, sendo residente em Portugal devemos sempre procurar ETF's de acumulação? Eu que sou novato neste tema, suponho que o ETF menciona se é ou não de acumulação ou está informação não é de fácil acesso? 

Em relação ao revolut, ainda continua a ser um inferno para termos os relatórios que nos facilitem o preenchimento de IRS? No caso do Degiro isso também acontece? 

Edited by Nmaster88

Normalmente eles dizem à frente (Acc) ou (Dist), acumulativo ou distribuição. E podes sempre procurar pelo ISIN e ir ver nos sites de referência (justetf, etc).

No Revolut não faço ideia, na DeGiro eles enviam o relatório atempadamente.