Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Crédito habitação - Opiniões

Rubvi

Recommended Posts

Boa tarde, foristas...

Tenho uma situação que gostava de ouvir outras opiniões, que é a seguinte:

Tenho os meus sogros que moram numa casa própria, T3, terceiro andar sem elevador, e que querem vender para adquirir outra, mais pequena, melhor localizada (mais perto das filhas) e onde não tenham que subir muitas escadas (já não caminham para novos). Devem cerca de 15M euros desta habitação e, esperamos nós, conseguir vendê-la por 75M€. Encontrámos uma boa casa que tem um custo de 110M€. O objetivo era vender a deles, abaterem o montante dos 15M e com o excedente, darem de entrada para a casa nova e as duas filhas, pedirem um crédito habitação para que o montante do empréstimo fosse pagável em mais tempo... Aqui começam a surgir os problemas... Caso não figurem como proprietários têm que devolver ao fisco as mais valias (pelas minhas contas cerca de 5M€), já não contando com a eventual necessidade de se recorrer a uma imobiliária (mais 5M€ que recuperamos 1000 nas mais valias). Dos eventuais 60M de lucro não podemos contar com 10M. A ideia (que não sei se é possível) seria os pais comprarem a casa com as filhas (4 proprietários), sendo que eles davam os 50M€ de entrada para a casa (já não perdiam as mais valias) e as filhas faziam o crédito do restante (60M€) em mais tempo (30 ou 40 anos). Eles suportariam o crédito e as despesas da casa enquanto vivos e elas ficariam com património que poderia render no futuro. Problemas? Não sei se os bancos alinham nesta ideia... Outras ideias?? Obrigado Cumprimentos,

Editei para acrescentar outras ideias... As filhas têm crédito habitação delas, sendo que pode ser um problema o banco emprestar mais dinheiro e, de futuro, limitá-las na possibilidade de efetuarem novos créditos, caso haja necessidade...

Edited by Rubvi