Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Como calcular o salário bruto mensal sabendo o salário bruto anual.

Pedro Marques da Silva

Recommended Posts

Pedro Marques da Silva

Boa noite,

gostaria de saber se alguém sabe como se calcula o valor do salário bruto mensal a partir do salário bruto anual.

Fiz um acordo com a empresa que receberia 12 000 euros de salário bruto por ano. Quanto será o meu salário bruto mensal? Podem-me indicar as fórmulas e paginas para legislação por favor. 

O contrato que tenho  refere um valor bruto mensal diferente do que eu estaria à espera.

Muito obrigado

Edited by Pedro Marques da Silva
    A 30/10/2020 às 18:43, Pedro Marques da Silva disse:

Boa noite,

gostaria de saber se alguém sabe como se calcula o valor do salário bruto mensal a partir do salário bruto anual.

Fiz um acordo com a empresa que receberia 12 000 euros de salário bruto por ano. Quanto será o meu salário bruto mensal? Podem-me indicar as fórmulas e paginas para legislação por favor. 

O contrato que tenho  refere um valor bruto mensal diferente do que eu estaria à espera.

Muito obrigado

Não referiu se estava a contrato se a recibos verdes. O acordo foi por escrito?

Se for a contrato o normal é dividir por 14 meses.

Se for a recibos verdes, trabalho efetivo de 11 meses com 1 mês de férias, é a dividir por 11 meses. Normalmente o patrão não paga o mês de férias.

Se for trabalho efetivo 12 meses é a dividir por 12 meses.

Depende também se acordou com a empresa a retenção na fonte.

Não é tão simples assim. para lhe dizer o seu salário tem que ter em conta os descontos para a seg social, a retenção na fonte do irs, o seu agregado familiar  e o sector de atividade da empresa.

Tem um simulador aqui no site, veja se o ajuda.

Este tipo de contrato serve exatamente para enganar os menos experientes. Se você está a recibos verdes está a pagar para trabalhar, pois nem o ordenado mínimo você deve ter recebido. A contribuição para trabalhadores independentes, penso que está neste momento, para a seg social é de 21,4 %, mais o montante para o irs pode chegar ao 25%.  Isto pode confirmar nos respetivos sites oficiais. O valor do irs depende do ordenado.

Claro que o que recebeu não é o que estava à espera, a empresa certificou-se que você não iria saber o que ia receber fazendo-lhe um contrato com valor bruto anual.

Neste momento não é possível com os dados que escreveu dizer qual o seu ordenado.

Pedro Marques da Silva

Obrigado pelo esclarecimento.

O contrato é sem termo, tal como o meu anterior  contrato com outra empresa, em que eu tinha o meu salário bruto mensal = Salário Bruto Anual / 14 e batia sempre .

Agora dizem-me que eu recebo o salário base mensal + duodécimo de férias + duodécimo de Sub. de férias mais duodécimo de Sub. de Natal.

A minha questão é que para todos os efeitos o salário base bruto mensal é inferior ao salário anual bruto / 14. O que acho pode influenciar outras prestações sociais. 

No fim tudo somado recebo bruto 12.000€ mas ainda assim gostaria de perceber como o salário base bruto mensal é só 789€ 

há 17 horas, Pedro Marques da Silva disse:

Obrigado pelo esclarecimento.

O contrato é sem termo, tal como o meu anterior  contrato com outra empresa, em que eu tinha o meu salário bruto mensal = Salário Bruto Anual / 14 e batia sempre .

Agora dizem-me que eu recebo o salário base mensal + duodécimo de férias + duodécimo de Sub. de férias mais duodécimo de Sub. de Natal.

A minha questão é que para todos os efeitos o salário base bruto mensal é inferior ao salário anual bruto / 14. O que acho pode influenciar outras prestações sociais. 

No fim tudo somado recebo bruto 12.000€ mas ainda assim gostaria de perceber como o salário base bruto mensal é só 789€ 

Terá de ver o que está no seu recibo de ordenado, mas se diz que no final da os 12.000€ está certo.

Parece-me que está ai também o sub. de alimentação metido no meio.

No seu recibo de ordenado está lá tudo, veja o que diz.  Consulte as tabelas da seg. social e da retenção da fonte das finanças. Estão online.

Quando se faz um contrato, deve se sempre, deixar claro os extras, como são pagos os subs. de alimentação. transporte, deslocação, horas extra, sub. turno, etc.

Eu até já tive sub. de representação, pois não podia ir mal vestida para o emprego. Depende também da empresa e do patrão.

Nunca um contrato deve ser feito às pressas e na base da confiança cega. Você está a trocar trabalho durante meses e anos em troca de um vencimento, que lhe permite viver dignamente. E estar descontente não é bom.  Não me parece que a empresa esteja a fazer nada ilegal, estão a cumprir o acordado.

Não pode culpar a empresa neste caso, você foi ingénuo a pensar que os 12.000€ eram sem subs. e sem extras. Eu no seu caso. procurava outro emprego, você neste momento está a receber pouco mais que o ordenado mínimo. 

Só isso é desmotivante para qualquer pessoa que queira evoluir na carreira e ter uma vida melhor.