Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Crédito Habitação - Bom salário mas sem entrada de 10%

Peetman

Recommended Posts

Bom dia,

Tenho 30 anos e tenho um bom salário liquido (~1.500€), mas devido a ter investido na minha educação e não ter pais ricos, não tenho dinheiro para dar entrada de 10% num apartamento de 190.000€. O dinheiro que tenho apenas cobre os custos iniciais (~9.000€).

Tenho vida profissional estável e com progressão garantida, mesmo em tempos de pandemia.

Qual é a solução para eu conseguir comprar um apartamento de 190.000€? O meu banco tentou fazer um LTV de 100%, mas devido às regras do Banco de Portugal não conseguiu.

E já agora, qual é a lógica do banco de portugal em estabelecer montantes máximos a emprestar (80% do valor do imóvel a partir de Setembro)? Na minha situação julgo que é um tiro nos pés o banco de portugal ter estas regras. Duvido que muita gente com 30 anos tenha capacidade para 20% de entrada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 2 horas, Peetman disse:

Bom dia,

Tenho 30 anos e tenho um bom salário liquido (~1.500€), mas devido a ter investido na minha educação e não ter pais ricos, não tenho dinheiro para dar entrada de 10% num apartamento de 190.000€. O dinheiro que tenho apenas cobre os custos iniciais (~9.000€).

Tenho vida profissional estável e com progressão garantida, mesmo em tempos de pandemia.

Qual é a solução para eu conseguir comprar um apartamento de 190.000€? O meu banco tentou fazer um LTV de 100%, mas devido às regras do Banco de Portugal não conseguiu.

E já agora, qual é a lógica do banco de portugal em estabelecer montantes máximos a emprestar (80% do valor do imóvel a partir de Setembro)? Na minha situação julgo que é um tiro nos pés o banco de portugal ter estas regras. Duvido que muita gente com 30 anos tenha capacidade para 20% de entrada.

Muita gente com 30 anos, não compra, arrenda ou não compra casas de 190k.

Sinceramente com 9k estares a viver num imóvel de 190k seria um leverage de 21 vezes os capitais próprios que tens.

Se fosses um banco e alguem chegasse ao pé de ti a pedir um emprestimo 21 vezes o valor de equity que tu pões, o que acharias do risco deste negócio ?

O banco acha mal, então limita a 5 vezes o máximo que podes pedir em relação aos capitais próprios que tens.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Peetman disse:

Bom dia,

E vais usar todos os teus fundos para uma casa de 190k? Não me parece a melhor opção. Eu pessoalmente comprei a primeira casa com 24 anos mas nos anos anteriores juntei para ter pelo menos um fundo que me cobrisse 8 meses de despesas (em caso de alguma coisa correr mal) e o suficiente para dar de entrada. Escolhi uma casa a precisar de obras assim, o preço foi bem mais baixo, o que fez diminuir o preço da entrada e também diminuiu os impostos que pagas sobre o preço da escritura. Fiquei também isento de IMI e usei or restante para melhorar a casa. 

Na altura que comprei, o que o banco também só financiava 80% do valor, isso vai variando. Pode ser que daqui a 2 anos volte aos 90%.

Penso que a opção mais sensata da tua parte é veres casas que consegues comprar e não tentares arranjar forma de comprar aquilo que não consegues.

Editado por Wakka
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    7 hours ago, 5coroas said:

Há cerca de 12 anos atrás estarias a pagar cerca de 1000euros ou mais por mês nesse empréstimo; tens a certeza que queres canalizar tantos recursos para uma casa? Pensa bem antes de meteres essa corda ao pescoço.

Neste momento são menos de 500€/mês já com seguros obrigatórios.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    7 hours ago, P2P Money Maker said:

Sinceramente com 9k estares a viver num imóvel de 190k seria um leverage de 21 vezes os capitais próprios que tens.

Se fosses um banco e alguem chegasse ao pé de ti a pedir um emprestimo 21 vezes o valor de equity que tu pões, o que acharias do risco deste negócio ?

O banco acha mal, então limita a 5 vezes o máximo que podes pedir em relação aos capitais próprios que tens.

Julgo que o banco olha para o risco. Sinceramente ter o dinheiro para a entrada pouco diminui o risco. O fator principal está na estabilidade profissional e salário liquido. Eu se fosse ao banco não olhava preto e branco e analisava caso a caso.

Obrigado pela opinião na mesma!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    6 hours ago, Wakka said:

E vais usar todos os teus fundos para uma casa de 190k? Não me parece a melhor opção. Eu pessoalmente comprei a primeira casa com 24 anos mas nos anos anteriores juntei para ter pelo menos um fundo que me cobrisse 8 meses de despesas (em caso de alguma coisa correr mal) e o suficiente para dar de entrada. Escolhi uma casa a precisar de obras assim, o preço foi bem mais baixo, o que fez diminuir o preço da entrada e também diminuiu os impostos que pagas sobre o preço da escritura. Fiquei também isento de IMI e usei or restante para melhorar a casa. 

Na altura que comprei, o que o banco também só financiava 80% do valor, isso vai variando. Pode ser que daqui a 2 anos volte aos 90%.

Penso que a opção mais sensata da tua parte é veres casas que consegues comprar e não tentares arranjar forma de comprar aquilo que não consegues.

Em Lisboa não há muito mais barato. O dinheiro que falei não é tudo o que tenho, como é óbvio tenho de parte, investido em PPR, ações e fundo de pensões, dinheiro que cobre mais de 1 ano de prestações.

Não quero parecer rude, mas eu pedi opinião sobre opções de obter crédito sem ter o dinheiro da entrada todo. As minhas finanças pessoais estão muito bem geridas e acauteladas, obrigado pela preocupação na mesma :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Peetman disse:

Neste momento são menos de 500€/mês já com seguros obrigatórios.

Terás muitos anos pela frente pelo que muita coisa pode entretanto acontecer (subida dramática da taxa de juro, por exemplo).  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, RicardoCoelho disse:

Estou na mesma situação.

Consigo pagar as prestações mensais mas não tenho dinheiro para a entrada. Crédito pessoal está fora de questão.

Tamém estou interessado numa solução.

Juntar mais dinheiro para entrada. Fim.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se tens 30 anos, recebes 1500 liquidos por mês e só tens 9k, a verdade é que algo deve ter corrido muito mal.

Só mesmo mudando o mindset e fazer as contas. poupa 1000€ por mês durantes 24 meses e depois compras.

Editado por GMCristiano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    14 minutes ago, Miguel Costa said:

Sê realista, é a única solução, ou arranjas imóvel de banco sem necessidade de entrada (boa sorte a arranjar bom negócio).

A resposta obvia já a tenho. Não é isso que vim aqui buscar.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    12 minutes ago, GMCristiano said:

Se tens 30 anos, recebes 1500 liquidos por mês e só tens 9k, a verdade é que algo deve ter corrido muito mal.

Só mesmo mudando o mindset e fazer as contas. poupa 1000€ por mês durantes 24 meses e depois compras.

Como disse investi na minha educação. Não recebo 1500€ desde que saí da universidade. No entanto, consegui comprar carro a pronto com 27 anos e não recebo € dos meus pais há alguns anos.

Mas o tópico nem é sobre isso. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, RicardoCoelho said:

Estou na mesma situação.

Consigo pagar as prestações mensais mas não tenho dinheiro para a entrada. Crédito pessoal está fora de questão.

Tamém estou interessado numa solução.

Há uma opção, mas isto depende muito do banco que é fazer credito pessoal inicialmente e após uns meses fazes um reforço do credito habitação, depende do valor da avaliação do imóvel. Com o reforço do CH, amortizar por completo o CP e ficas apenas com CH.

É esta a opção que ando a ver de momento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    18 minutes ago, Peetman said:

Há uma opção, mas isto depende muito do banco que é fazer credito pessoal inicialmente e após uns meses fazes um reforço do credito habitação, depende do valor da avaliação do imóvel. Com o reforço do CH, amortizar por completo o CP e ficas apenas com CH.

É esta a opção que ando a ver de momento.

Gosto dessa ideia. Vou investigar!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Peetman disse:

Como disse investi na minha educação. Não recebo 1500€ desde que saí da universidade. No entanto, consegui comprar carro a pronto com 27 anos e não recebo € dos meus pais há alguns anos.

Mas o tópico nem é sobre isso. 

Não terá sido esse o erro? Um carro não é um ótimo investimento.

A 12/08/2020 às 14:52, P2P Money Maker disse:

Há uns anos davam leverage infinito. :D

Acho que o problema dos bancos é não correrem o risco de no futuro ficarem com casas que não pagam o total da dívida.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, Wakka disse:

Certo mas nós não te conhecemos e aparece aqui de tudo, nós tentamos aconselhar com base na info que nos foi transmitida. Tu pessoalmente podes ter tudo certinho e teres as finanças bem organizadas, mas acredita que a percentagem das pessoas que têm as finanças organizadas é muito baixa, portanto é com base no geral que dou as minhas respostas.

Quanto ao crédito sem ter o dinheiro da entrada todo, só vejo a opção de crédito pessoal (que odeio) devido ao mau investimento que é. Não preferes juntar durante mais uns meses e conseguir o suficiente para a entrada?

Para uma casa desse valor vais precisar de:

~ 6.000€ IMT
    ~ 700€ em comissões do banco e outros custos
    ~ 19.000€ de entrada
    ~ 3000€ Para mobilares a casa com as coisas básicas (TV, Sofa, Cama, Alguns móveis, Utensilios de cozinha, etc)

Só aqui já estamos a olhar para ~29.000€. Mesmo que já tenhas mobília ou gastes 0€ com isso ainda são 26.000€ que tens de ter à mão para dar. 9k não me parece suficiente em nenhuma situação, se pedires crédito pessoal vais pagar juros enormes os quais poderias usar para alavancar a tua poupança caso decidas esperar.

O problema de fazer um crédito pessoal é que o mesmo vai entrar nas contas para aprovação do CH, e como um CP não vai além de 84 meses, mesmo 38.000€ ( 20% de entrada ) a pagar em 84 meses dão cerca de 550€/mês, se for metade são cerca de 225€ que mesmo assim vai fazer aumentar a taxa de esforço e o provável não aprovação, há outras alternativas mas só o banco as pode dar.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, D@vid disse:

O problema de fazer um crédito pessoal é que o mesmo vai entrar nas contas para aprovação do CH, e como um CP não vai além de 84 meses, mesmo 38.000€ ( 20% de entrada ) a pagar em 84 meses dão cerca de 550€/mês, se for metade são cerca de 225€ que mesmo assim vai fazer aumentar a taxa de esforço e o provável não aprovação, há outras alternativas mas só o banco as pode dar.

Podes indicar que alternativas seriam essas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, Visitante joaolx disse:

Podes indicar que alternativas seriam essas?

Os bancos precisam de fazer créditos, claro que se for mesmo inviável não conseguem, mas atendendo a alguém que pode ter um rendimento de 1500€ líquidos e não tenha outros créditos ou despesas avultadas, concerteza que têm alternativas, cabe a cada banco estudar assas alternativas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites