Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Dúvida sobre Royalties provenientes do Estrangeiro

Phalanx

Recommended Posts

Bom dia,

Comecei este ano a publicar alguns livros na Amazon, e tinha algumas dúvidas sobre a questão do IRS que para o ano terei que preencher. Tenho recolhido as seguintes informações e penso que nenhuma dela esta enganada:

-Como sou uma pessoa singular, as royalties (direito de autor) enquadram-se na categoria B de rendimentos.

-Em regime simplificado, é utilizado o coeficiente 0,95

-Até 20.000€, os direitos de autor são englobados em 50%.

Seguindo esta informação, alguém que por exemplo ganha 10.000€ num ano fiscal teria de fazer as seguintes contas:

10000*0.5*0.95=4750€

O rendimento colectável seria 4750€, que aplicando a taxa de 14.5% essa pessoa teria de pagar 688.75€.

Até aqui, se eu não estiver enganado, não tenho dificuldades em entender.

Acontece que também a retenção na fonte nos EUA, na ordem do 10%. Ou seja, pegando nos valores acima, e ignorando a questão do que é pago em dólares ou euros, façamos de conta que foram retidos 1000€ para o IRS Americano.

Esse valor pode ser usado como crédito de imposto, correto?

Assim sendo, no exemplo acima, em vez de ter de pagar 688.75€, acabaria por não pagar nada, já que teria um crédito de imposto superior ao valor que teria de pagar de IRS. Ou há algo de errado com este raciocínio?

Mais uma questão. E se além desses rendimentos provenientes de direito de autor houvessem mais 1000€ de dividendos de ações, ou de algum fundo. Em condições normais, pagaria 280€ (28%). Se os rendimentos forem todos englobados, o crédito de imposto que “sobra” de cima poderia ser usado para abater esses 280€?

Obrigado pela vossa atenção, e não tenham medo em apontar onde eu estiver completamente errado.