Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Guest Ellie

Olá,

Comecei a minha loja Etsy o ano passado, durante o qual fiz um total de menos de 500€...
    Mas este ano trabalhei imenso na loja e o meu rendimento mensal foi aumentando consideravelmente. Estou a fazer uma média de 600€/mês e com tendência a aumentar, portanto já me sinto segura para abrir atividade. Agora não sei como fazer para declarar os rendimentos de Janeiro a Julho...será que devo esperar pelo fim do ano, fazer um ato isolado, e então depois em Janeiro abrir atividade?...

Obrigada

Guest Fernando

olá Ellie,

entrei este ano na etsy, e já fiz algumas vendas mas  deparei-me  com a dúvida de como  conseguir informar ás finanças que recebi esse dinheiro.. 

O ano passado passas-te um acto isolado, mas a um cliente final 999999? ou é à etsy? Pois não temos acesso ao número de contribuinte dos clientes.. 

Falei com uma contabilista  à pouco tempo e vender produtos online não é assim tão simples como pensava.. nas finanças, não consegui perceber muito, nem há muita informação sobre isto,  mas fala com um contabilista.

Pelo que percebi  abres actividade num CAE específico. vais passar facturas com iva, mas depois podes pôr gastos como as facturas que a etsy passa .. Não percebi foi se tinhas de fazer uma factura  por cada venda.. pq se assim for, é chato. Além disso vais ter de pagar o irs e ainda a segurança social.

Também podes já abrir actividade este mês ou próximo e fazer só um acto isolado referente a Janeiro até Julho.

• 1 month later...

Olá Fernando,

O acto isolado podes passar à Etsy, que é o intermediário entre ti e os clientes.

Eu vou optar por só abrir actividade em Janeiro. Tenho previsto fazer menos de 25000€ até ao fim do ano por isso junto tudo num só acto isolado, até porque penso que só podemos fazer um.

Em relação às facturas, não precisas pagar IVA se o valor for abaixo de 10000€, no meu caso pretendo passar faturas mensais com o valor que recebi da Etsy.

• 2 months later...

Olá Ellie, obrigada pelo teu post. Sabes se quem vende artigos no Etsy mas faz pouco dinheiro, numa média de 60 euros mensais, precisa passar ato isolado à Etsy nestes valores tão pequeninos?

Mt obrigada pela tua ajuda!

Edited by AnaM
    A 30/11/2020 às 16:56, AnaM disse:

Olá Ellie, obrigada pelo teu post. Sabes se quem vende artigos no Etsy mas faz pouco dinheiro, numa média de 60 euros mensais, precisa passar ato isolado à Etsy nestes valores tão pequeninos?

Mt obrigada pela tua ajuda!

Olá Ana,

Eu aconselho-te a fazê-lo, porque é um processo bem simples e ficas com a consciência tranquila em relação a isso. Só não te podes esquecer de incluir depois no IRS. Eu por estar mal informada e não levar a loja muito a sério no primeiro ano não o fiz, mas hoje arrependo-me. Fiz uma média de 30€ mensais nesse ano, é tipo nada, mas fica sempre aquele peso estúpido na consciência 😄

Espero ter ajudado 😉