Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Preciso de Casa para filho - Posso retirar inquilino?

Guest Paulo Martins

Recommended Posts

Guest Paulo Martins

Tenho um apartamento arrendado mas não efectuamos contrato, mas passo recibo.

Necessito da casa para um filho que veio do estrangeiro.

O inquilino não quer sair (pois a renda é baixa).

Legalmente, como o posso tirar de lá?

• 3 weeks later...
    A 21/07/2020 às 14:27, Visitante Paulo Martins disse:

Tenho um apartamento arrendado mas não efectuamos contrato, mas passo recibo.

Necessito da casa para um filho que veio do estrangeiro.

O inquilino não quer sair (pois a renda é baixa).

Legalmente, como o posso tirar de lá?

E faz ele muito bem! Se fosse eu também não saia. 
    Legalmente como o pode tirar de lá? Deveria ter feito um contrato! 

O melhor é falar com um advogado, mas o inquilino pode fazer o mesmo e as probabilidades de ganhar são altas.

Edited by Wakka

Se o inquilino não tem contrato pode sair e qualquer altura. Os recibos são contratos válidos para a entidade fiscal (Finanças), não do ponto de vista contratual entre duas entidades. Dessa forma que se o inquilino não pretender sair poderá sempre chamar a policia e mudar a fechadura...

• Downvote 1
    5coroas
    há 5 minutos, MachineD disse:

Se o inquilino não tem contrato pode sair e qualquer altura. Os recibos são contratos válidos para a entidade fiscal (Finanças), não do ponto de vista contratual entre duas entidades. Dessa forma que se o inquilino não pretender sair poderá sempre chamar a policia e mudar a fechadura...

Uma vez que a entrada/permanência do inquilino foi consentida, a Policia não pode agora expulsar o mesmo a pedido do arrendatário; caso o inquilino se recuse a sair, terá que existir uma ordem do Tribunal.

• Upvote 1
    há 2 horas, MachineD disse:

Isso não é bem assim, era o que faltava... Então agora eu estou numa casa, o senhorio não quer fazer contrato (quantos não arrastam e não querem fazer contrato? Conheço vários!) e eu posso ser expulso amanhã? Quem chamaria a polícia nesse caso seria eu se me aparecesse alguém para mudar a fechadura numa casa em que eu estou a viver há vários anos e na qual sempre cumpri as minhas obrigações.

Há direitos mas também há deveres é bom que não nos esqueçamos disso. Há muitos inquilinos abusadores, mas devem existir na mesma proporção que senhorios abusadores.

Para mim, sempre que o senhorio não fez contrato, quer seja por não querer, por dar trabalho ou por querer fugir aos impostos (não interessa a causa) está em falta com as suas obrigações e está logo à partida numa situação mais frágil, depois cada caso tem os seus contornos, mas não haver um contrato é logo 10 pontos negativos para o senhorio, principalmente na atualidade que já existem tantas leis relativas ao arrendamento.

Edited by Wakka
    • Upvote 1