Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recuperar Herança sem partilhas

Joeb

Recommended Posts

Olá,

O meu pai tem umas propriedades (casa + terrenos) que nunca foram feitas as partilhas com os irmãos.

Agora recentemente descobri que um dos meus tios "agarrou" naquilo falou com os outros irmãos e de alguma maneira, eles "cederam" a parte deles (excepto o meu pai). Não sei se legalmente é viável esta situação pois não foram feitas partilhas.

Este meu tio inclusivamente já fez algumas obras na casa sem conhecimento ou informar o meu pai.

Tenho medo que o meu pai perca de alguma maneira o direito à casa e ás restantes propriedades por usucapiao ou semelhante.

Como acham que deverei proceder? Como poderei resolver esta questão ou evitar que o meu pai perca o direito à sua herança que tem direito?

De salientar que este meu tio e o meu pai por desavenças familiares não se falam.

Podem dar uma ajuda sff?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, ruicarlov disse:

Como herdeiro, o seu pai pode pedir o início do processo de partilhas, para regular isso tudo.

Ok. Então deverei contactar um advogado para iniciar o processo de partilhas?

E existe a possibilidade de os outros irmãos já terem cedido/doado a parte deles?

E qual a hipotese que existe para o meu pai perder o direito à sua herança? usucapiao? outro?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em princípio basta um notário. Advogado é opcional.

https://www.deco.proteste.pt/familia-consumo/herancas/dicas/partilhas-como-funciona-o-inventario-dos-bens

Em relação ao usucapião, parace-me que pode existir nas heranças, mas não pode ocorrer de forma oculta.

https://www.comparaja.pt/blog/usucapiao

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites