Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Venda de imóvel herdado

Guest Anibalcarvalho

Recommended Posts

Guest Anibalcarvalho

Boa noite,

Tenho uma dúvida no seguinte:

Um apartamento é herdado por dois irmãos aquando da morte dos seus pais. Um dos irmãos vivia com os pais nesse apartamento pois não tinha capacidade para comprar outro imóvel para viver.

O irmão que lá viveu a vida toda não quer vender a sua parte nem tem dinheiro para comprar a parte do outro irmão.

Sei que no Brasil, se um irmão quiser vender, o outro é obrigado a vender, nem vale a pena ir a tribunal.

Como é cá em Portugal? Pode-se obrigar o irmão a vender? Pode-se obrigar o irmão a pagar renda por viver lá? 

Obrigado pela ajuda!!

• 1 month later...
    A 16/07/2020 às 16:32, Visitante Anibalcarvalho disse:

Boa noite,

Tenho uma dúvida no seguinte:

Um apartamento é herdado por dois irmãos aquando da morte dos seus pais. Um dos irmãos vivia com os pais nesse apartamento pois não tinha capacidade para comprar outro imóvel para viver.

O irmão que lá viveu a vida toda não quer vender a sua parte nem tem dinheiro para comprar a parte do outro irmão.

Sei que no Brasil, se um irmão quiser vender, o outro é obrigado a vender, nem vale a pena ir a tribunal.

Como é cá em Portugal? Pode-se obrigar o irmão a vender? Pode-se obrigar o irmão a pagar renda por viver lá? 

Obrigado pela ajuda!!

Cá em portugal aplica-se da mesma maneira. A lei só olha para a cota dos herdeiros e no valor da liquidação da herança. Nunca olha para as pessoas como seres humanos.

O valor da casa será o valor patrimonial das finanças e o seu irmão só tem que pagar metade.

Se o seu irmão não tem dinheiro para comprar a sua parte,  é porque o banco não lhe empresta dinheiro para tal.

Pode fazer um contrato com ele para lhe pagar a sua parte em prestações. Agora pedir-lhe renda?

Se vai fazê-lo pagar renda divida o valor da sua parte por prestações que ele pode pagar e faça contrato num advogado.

Podem chegar a um acordo, sem entrar em guerras e sem prejudicar ninguém.

Eu, não acho muito certo, se foi ele que esteve a vida toda ao lado dos seus pais, vc o mandar para a rua.

Ele deve ter ajudado a fazer obras na casa, até pago algumas. Se isso aconteceu vc também tem que compensá-lo por isso, mesmo que tenha vc ajudado nessas obras.

Por menos que ele tenha ajudado monetariamente, ajudou e fez companhia aos seus pais. Isso poupou lhe a si muito dinheiro.

Um lar de idosos não é barato e de certeza que vc não lhe pagou para ele tomar conta deles.

Uma pessoa para tomar conta de idosos, mesmo da santa casa não trabalha de borla. Mas esta é a minha opinião.

Normalmente o irmão que está de fora só quer a parte dele na totalidade e não lhe interessa o outro.

• 1 month later...
    A 16/07/2020 às 17:32, Visitante Anibalcarvalho disse:

Pode-se obrigar o irmão a vender? Pode-se obrigar o irmão a pagar renda por viver lá? 

Isso não faz muito sentido. Se ambos são donos da casa ambos podem usufruir desta.

Seria caricato pagar renda duma casa da qual se é dono.