Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Esqueci-me do PPR...

ACunha

Recommended Posts

Quando preenchi, em junho, o meu IRS, esqueci-me de incluir o valor do meu PPR. Só verifiquei isso ontem. 

Pergunto, como estamos já em julho (fora do prazo de entrega), será que posso corrigir este meu esquecimento?

Vou pagar alguma multa? Vale a pena fazer esta correção? Se sim, como faço?

superkinas
    há 2 horas, ACunha disse:

Quando preenchi, em junho, o meu IRS, esqueci-me de incluir o valor do meu PPR. Só verifiquei isso ontem. 

Pergunto, como estamos já em julho (fora do prazo de entrega), será que posso corrigir este meu esquecimento?

Vou pagar alguma multa? Vale a pena fazer esta correção? Se sim, como faço?

Mas o ppr não vem por defeito? 

No meu caso tive remover. 

Acho pode mas tem ver compensa,

há 6 horas, superkinas disse:

Mas o ppr não vem por defeito? 

No meu caso tive remover. 

Acho pode mas tem ver compensa,

O certo é que não coloquei na declaração de IRS o montante aplicado em 2019 no PPR.

As perguntas são: posso corrigir a minha declaração fora do prazo? Se sim, pago multa? Se sim, compensará pagá-la?

rui_marreiros

Pode valer e muito.

Aqui há um para de anos deixei a minha mulher preencher o IRS e disse-lhe que era para fazer igual ao ano anterior. Ela não incluiu os PPR e tinha para pagar quase 100 euros. Fui às finanças e falei com o chefe da repartição e ele disse-me para fazer uma nova declaração e pedir que seja graciosa. Foi-me concedida. Recebi quase 2000 euros.

há 1 hora, rui_marreiros disse:

Pode valer e muito.

Aqui há um para de anos deixei a minha mulher preencher o IRS e disse-lhe que era para fazer igual ao ano anterior. Ela não incluiu os PPR e tinha para pagar quase 100 euros. Fui às finanças e falei com o chefe da repartição e ele disse-me para fazer uma nova declaração e pedir que seja graciosa. Foi-me concedida. Recebi quase 2000 euros.

Ups! Se é assim tenho de tratar dessa correção. Aconselham-me a ir às Finanças (será que eles estão a atender??) ou será que posso tratar da substituição da declaração eletronicamente? 

O prazo das entregas terminou em junho. Receio ter de pagar agora alguma multa. Será?

Vítor A
    há 2 horas, rui_marreiros disse:

Pode valer e muito.

desculpa rui, mas um ppr nao faz uma alteracao dessas

mais provavel nao ter feito irs em conjunto

JRJordao
    há 2 horas, rui_marreiros disse:

Pode valer e muito.

Um PPR concede um benefício máximo de 400 euros (800 por casal).

Algo mais foi alterado na declaração.

há 48 minutos, ACunha disse:

Ups! Se é assim tenho de tratar dessa correção. Aconselham-me a ir às Finanças (será que eles estão a atender??) ou será que posso tratar da substituição da declaração eletronicamente? 

O prazo das entregas terminou em junho. Receio ter de pagar agora alguma multa. Será?

Coloca essas questões ao centro de atendimento telefónico (217 206 707).

• Upvote 1
    rui_marreiros
    há 50 minutos, JRJordao disse:

Tens razão, como era o anexo H(não tinha sido entregue), havia lá despesas de saúde e de educação que não estavam declaradas.

há 3 horas, JRJordao disse:

Coloca essas questões ao centro de atendimento telefónico (217 206 707).

Estou farto de telefonar para esse número e... nada! 

Depois de estar 10 minutos a ouvir música ou me dizem que existe um elevado fluxo de chamadas e desligam ou a música pára e mais nada se ouve.

Esse número é mais um embuste. Já não bastava o Portal das Matrículas... e pagamos nós impostos pra isto!!

D@vid

Não é obrigatório declarar um PPR ou uma despesa, deve antes disso fazer simulações e ver se realmente compensa fazer uma declaração de substituição ( basta fazer da mesma forma que fez no portal e só tem de alterar para declaração de substituição ) , colocar o PPR e simular para ver se compensa mesmo tirando a multa a aplicar ( que vão desde os 25€ aos 112,5€ dependendo do tempo decorrido desde o limite de entrega ).

JRJordao
    há 1 hora, ACunha disse:

Estou farto de telefonar para esse número e... nada! 

Depois de estar 10 minutos a ouvir música ou me dizem que existe um elevado fluxo de chamadas e desligam ou a música pára e mais nada se ouve.

Esse número é mais um embuste. Já não bastava o Portal das Matrículas... e pagamos nós impostos pra isto!!

Já utilizei esse número várias vezes, por vezes esperando alguns minutos mas nunca tanto. Inclusivé durante a fase de entrega do IRS, quando a procura deve ser maior. Podem é ter menos pessoas a atender agora no verão.

Podes também colocar a questão por escrito no e-balcão. Na minha experiência respondem em 2 ou 3 dias úteis.

Agora fiquei confuso, desculpem a pergunta óbvia:

É preciso declarar um PPR que nunca foi resgatado? Isto é, sem ter tido mais ou menos valias?

P.S. Ou estamos a falar naquele anexo que aparece já preenchido por defeito, e que permite ter o benefício fiscal, e que impede o levantamento do PPR até aos 60 anos sem penalizações. É este o cenário?

JRJordao
    há 10 minutos, USD disse:

P.S. Ou estamos a falar naquele anexo que aparece já preenchido por defeito, e que permite ter o benefício fiscal, e que impede o levantamento do PPR até aos 60 anos sem penalizações. É este o cenário?

É este o cenário. Anexo H, quadro 4B.

A mim o valor também tem aparecido preenchido por defeito nos últimos 2 ou 3 anos, mas pode não acontecer sempre assim. Ou então o anexo H foi omitido. Não foi ainda esclarecido.

Edited by JRJordao
    • Like 1
    há 1 hora, JRJordao disse:

É este o cenário. Anexo H, quadro 4B.

A mim o valor também tem aparecido preenchido por defeito nos últimos 2 ou 3 anos, mas pode não acontecer sempre assim. Ou então o anexo H foi omitido. Não foi ainda esclarecido.

Eu esclareço, já que a aselhice foi minha. Trata-se do anexo H e o valor encontrava-se pré-preenchido. Eu é que nas simulações, com o põe e tira, acabei por me esquecer de o recolocar. Só há 2 dias atrás reparei nisso e pretendia saber se podia corrigir o lapso.

há 3 horas, D@vid disse:

Não é obrigatório declarar um PPR ou uma despesa, deve antes disso fazer simulações e ver se realmente compensa fazer uma declaração de substituição ( basta fazer da mesma forma que fez no portal e só tem de alterar para declaração de substituição ) , colocar o PPR e simular para ver se compensa mesmo tirando a multa a aplicar ( que vão desde os 25€ aos 112,5€ dependendo do tempo decorrido desde o limite de entrega ).

Deparei-me com dificuldades ao fazer simulações no portal das finanças. Como tive de preeencher vários anexos (trabalho dep, rend emp/prop. intelectual, rendas prediais, ações/fundos... até tive uma troca de apartamentos em 2019), quando tentava simular, não me dava nenhum valor. Cheguei a retirar parcelas, até anexos, para ver se o programa das finanças exibia um valor final concreto, que me permitisse comparar as diversas situações que tinha em mente, mas não consegui. Aliás, foi nessas sucessivas tentativas, nesse "escreve/apaga", que acabou por escapar-me a reescrita do valor PPR. 

Havendo lugar a multa, julgo que não vou alterar a minha declaração.

Irei, contudo, aconselhar-me junto de um profissional da área.

Obrigado a todos pela ajuda.

A 08/07/2020 às 20:36, ACunha disse:

Deparei-me com dificuldades ao fazer simulações no portal das finanças. Como tive de preeencher vários anexos (trabalho dep, rend emp/prop. intelectual, rendas prediais, ações/fundos... até tive uma troca de apartamentos em 2019), quando tentava simular, não me dava nenhum valor. Cheguei a retirar parcelas, até anexos, para ver se o programa das finanças exibia um valor final concreto, que me permitisse comparar as diversas situações que tinha em mente, mas não consegui. Aliás, foi nessas sucessivas tentativas, nesse "escreve/apaga", que acabou por escapar-me a reescrita do valor PPR. 

Havendo lugar a multa, julgo que não vou alterar a minha declaração.

Irei, contudo, aconselhar-me junto de um profissional da área.

Obrigado a todos pela ajuda.

Só há multa se as finanças disserem que há multa, tente esclarecer primeiro com as finanças da área. Por vezes dão "abébias". Contudo a multa pode ser inferior ao beneficio, mesmo que haja multa e poderá compensar. Se tiver como eu 800€ de beneficio em PPR em comparação com 100 e poucos euros de multa (no maximo), a escolha é óbvia. Mas pode tentar sempre recorrer à "abébia" e escapar-se desses cento e tal euros.