Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Responsabilidades parentais partilhadas e férias durante desemprego

Recommended Posts

Boa tarde,

Encontro-me divorciado à ano e meio e na altura chegámos logo a acordo para partilhar as responsabilidades parentais, menor alterna semalmente entre a casa de cada um dos pais.

A mãe do meu filho ficou recentemente desempregada, falámos e estabelecemos as férias que o menor passaria com cada um de nós, no entanto agora que estamos a chegar ao período de gozo de férias veio com a questão que o IEFP teria obrigado a marcar férias e que as mesmas teriam se ser marcadas com 30 dias de antecedência e por um período de 30 dias!

Sem qualquer excepção pelo facto de termos o acordo de responsabilidades parentais em que estipula 30 dias de férias no verão, alternando 15 dias com cada um.

Existe legalmente algo que possa utilizar para o IEFP mudar a sua posição e possibilitar que a mãe do meu filho possa gozar dois períodos de férias?

Obrigado.

há 13 horas, Visitante Nuno disse:

Boa tarde,

Encontro-me divorciado à ano e meio e na altura chegámos logo a acordo para partilhar as responsabilidades parentais, menor alterna semalmente entre a casa de cada um dos pais.

A mãe do meu filho ficou recentemente desempregada, falámos e estabelecemos as férias que o menor passaria com cada um de nós, no entanto agora que estamos a chegar ao período de gozo de férias veio com a questão que o IEFP teria obrigado a marcar férias e que as mesmas teriam se ser marcadas com 30 dias de antecedência e por um período de 30 dias!

Sem qualquer excepção pelo facto de termos o acordo de responsabilidades parentais em que estipula 30 dias de férias no verão, alternando 15 dias com cada um.

Existe legalmente algo que possa utilizar para o IEFP mudar a sua posição e possibilitar que a mãe do meu filho possa gozar dois períodos de férias?

Obrigado.

Sinceramente não percebi o problema. A ex-mulher pode tirar 30 dias de férias e só estar 15 com o seu filho ficando os outros 15 para si, ou não? 

5 hours ago, Wakka said:

Sinceramente não percebi o problema. A ex-mulher pode tirar 30 dias de férias e só estar 15 com o seu filho ficando os outros 15 para si, ou não? 

Posso não ter sido muito explicito.

Acordámos que na primeira quinzena de julho e na primeira quinzena de agosto ele ficaria de férias com ela, na segunda quinzena de julho e na segunda quinzena de agosto ele ficaria de férias comigo.

Como o IEFP diz que ela tem de tirar os 30 dias de férias seguidos, ela quer alterar o que tinhamos acordado para a primeira quinzena de julho ficar comigo e depois um mês seguido com ela e depois eu ficaria na segunda quinzena de agosto com o meu filho.

Ora, eu não consigo mudar as minhas férias agora em cima da data, assumi responsabilidades no trabalho durante a primeira quinzena de julho e não tenho possibilidade de alterar.

Tendo em vista as novas regras da parentalidade, que até nos impostos são tidas em conta, lembrei-me de pedir ajuda para ela poder contrapor junto do IEFP, com o acordo notarial que temos assinado, a divisão das férias dela em dois períodos.

Obrigado.