Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Recibos verdes - esclarecimento

Recommended Posts

dcmendes

Viva, estou a ponderar tornar-me trabalhador independente e gostava que alguém me ajudasse a validar os meus cálculos.

Baseei-me neste tópico, que vai de encontro às minhas necessidades mas encontra-se um pouco desatualizado.

Seguindo então pelo regime simplificado e usando os valores anuais do tópico mencionado, 45k anuais, seguem os seguintes cálculos:

Valor bruto anual: 45000€

Valor bruto mensal: 3750€

Valor bruto trimestral: 11250€

IVA: Isento para empresas estrangeiras.

Segurança Social:

• Fórmula: 70% * 21.4%
    • Anual: 45000 * 0.7 * 0.214 = 6741
    • Mensal: 6741 / 12 = 561.71

IRS:

• Fórmula: 75% * taxa média com base na tabela de IRS do anual atual; sendo que 75% do valor anual é 33750 fico então com uma taxa média de 28.838%
    • Anual: 45000 * 0.75 * taxa média = 33750 * 0.28838 ~= 9733
    • Mensal: 9733 / 12 ~= 811

Valores líquidos:

• Fórmula: Valor bruto anual - SS - IRS
    • Anual: 45000 - 6741 - 9733 = 28526
    • Mensal: 28526 / 12 ~= 2377

Onde eu fico um pouco reticente é na parte do IRS, em que me baseei nesta tabela para obter a taxa média e selecionei o 5º escalão. Estes cálculos estão realmente corretos? Há alguma taxa que me esteja a falar para trabalhadores independentes?

Outras dúvidas:

1. Visto que o IRS assume que 25% são despesas, é preciso provar pelo menos 15% com faturas no âmbito da atividade profissional? O que acontece senão conseguir fazer isto?
    2. Para estes valores não existe nenhuma isenção da Segurança Social no primeiro ano, pois não? Edit: pelo que acabei de ler, existe sempre isenção para os 12 primeiros meses de atividade, confirmam?

Edited by dcmendes
    Guest PDias

Tenho exatamente a mesma questão.

No meu caso, visto que o meu cliente é estrangeiro, pelo que pesquisei os recibos estão isentes de IVA. E não tenho de fazer retenção. Correcto?

Quanto ao IRS é devolvido alguma parte deste valor no fim do ano, com a entrega da declaração do IRS?

Cumprimentos

Viva PDias, vou-te tentar responder com base no pouco conhecimento que tenho adquirido nas últimas 2 semanas.

Pelo que tenho percebido, os recibos para clientes estrangeiros estão isentos de IVA sim, caso estes pertencam à União Europeia (serviços intracomunitárias) e o VAT ID do cliente em questão esteja disponível no VIES. Se estas condições não forem verdade, poderás não ter isenção de IVA. Nas questões frequentes do portal das finanças acerca do IVA, na 2ª questão, alínea iV, penso que comprova isto, sendo que este aponta para o ponto nº6 do artigo 6º do CIVA.

Em relação à retenção na fonte, também penso que tenhas razão, não existe retenção na fonte. Digo isto pelo que a contabilista me disse e pelos blog posts que tenho lido. Para confirmação, suponho que seja no artigo 101º do CIRS.

Quanto à devolução do IRS já não funciona assim. O que vai acontecer com a emissão de recibos verdes, é que tu vais receber o valor na totalidade na tua conta, e terás de colocar o valor do IRS "de parte", para no ano seguinte, após a entrega da declaração do IRS, fazeres o pagamento do valor do IRS na totalidade (o valor irá ser diferente das estimativas devido às tuas despesas e outros rendimentos). Não existem pagamentos mensais ou trimestrais para o IRS, apenas para a segurança social.

há 9 horas, dcmendes disse:

Quanto à devolução do IRS já não funciona assim. O que vai acontecer com a emissão de recibos verdes, é que tu vais receber o valor na totalidade na tua conta, e terás de colocar o valor do IRS "de parte", para no ano seguinte, após a entrega da declaração do IRS, fazeres o pagamento do valor do IRS na totalidade (o valor irá ser diferente das estimativas devido às tuas despesas e outros rendimentos). Não existem pagamentos mensais ou trimestrais para o IRS, apenas para a segurança social.

No IRS é assim apenas no primeiro ano de actividade. No anos seguintes o fisco calcula um valor, baseado nos rendimentos desta categoria do ano anterior, e cobra 3 pagamentos antecipados de IRS - o pagamento por conta. São pagos em Julho, Setembro e Dezembro.

Guest PDias
    14 hours ago, dcmendes said:

Viva PDias, vou-te tentar responder com base no pouco conhecimento que tenho adquirido nas últimas 2 semanas.

Pelo que tenho percebido, os recibos para clientes estrangeiros estão isentos de IVA sim, caso estes pertencam à União Europeia (serviços intracomunitárias) e o VAT ID do cliente em questão esteja disponível no VIES. Se estas condições não forem verdade, poderás não ter isenção de IVA. Nas questões frequentes do portal das finanças acerca do IVA, na 2ª questão, alínea iV, penso que comprova isto, sendo que este aponta para o ponto nº6 do artigo 6º do CIVA.

Em relação à retenção na fonte, também penso que tenhas razão, não existe retenção na fonte. Digo isto pelo que a contabilista me disse e pelos blog posts que tenho lido. Para confirmação, suponho que seja no artigo 101º do CIRS.

Obrigado pela resposta. Quanto ao IRS confirmas as tuas contas no inicio do tópico?

Vais pagar aproximadamente estes valores? Eu sei que isto depende de outros rendimentos e das tuas despesas. Mas no meu exemplo eu não tenho despesas de trabalho. Seria só as despesas normais, saude alimentação etc. 

• Anual: 45000 * 0.75 * taxa média = 33750 * 0.28838 ~= 9733
    há 37 minutos, CDCD disse:

No IRS é assim apenas no primeiro ano de actividade. No anos seguintes o fisco calcula um valor, baseado nos rendimentos desta categoria do ano anterior, e cobra 3 pagamentos antecipados de IRS - o pagamento por conta. São pagos em Julho, Setembro e Dezembro.

Obrigado, não tinha conhecimento disto.

A 18/06/2020 às 14:17, Visitante PDias disse:

Obrigado pela resposta. Quanto ao IRS confirmas as tuas contas no inicio do tópico?

Vais pagar aproximadamente estes valores? Eu sei que isto depende de outros rendimentos e das tuas despesas. Mas no meu exemplo eu não tenho despesas de trabalho. Seria só as despesas normais, saude alimentação etc. 

• Anual: 45000 * 0.75 * taxa média = 33750 * 0.28838 ~= 9733

Pois, eu também não vou ter despesas de trabalho, além do seguro contra acidentes de trabalho e algum material informático.

Quanto às contas IRS, esta parte é um bocado mais confusa, o que entendo é que as contas estão corretas caso consiga justificar 15% do valor total bruto anual com despesas no âmbito da atividade. Caso não consiga justificar, os 75% podem passar até 90%. https://www.pwc.pt/pt/pwcinforfisco/guia-fiscal/2019/irs.html#regime2

Uma coisa que podes fazer é, simular a declaração IRS no portal das finanças. Editas a declaração deste ano sem a submeter, claro. Removes os dados que tens lá e adicionas o Anexo B, vais à alínea 4 e colocas lá os valores que vais ganhar. Tentas simular, preenches os campos que o sistema se queixar que estão em falta e tentas simular outra vez. Desta forma consegues visualizar o que terás de pagar.