Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Guest e-traveler

Dúvida sobre IRS

Recommended Posts

Guest e-traveler

Este ano entreguei a minha primeira declaração de IRS.

Como só assinei contrato em Outubro achava que não ia ter direito ao IRS por não completar os €7 mil mínimos, no entanto, quando fiz simulação no portal das finanças o resultado foi que teria direito a €568 por causa da retenção na fonte.

Entreguei no dia 2 de Abril e ainda não recebi. Sei que o processo está mais lento este ano por causa da COVID-19, no entanto, conheço várias pessoas que entregaram dia 1 e que já receberam. Inclusive uma notícia do Público dizia que apenas faltavam entregar 7% dos IRS automáticos.

É possível não receber o valor da simulação? Como posso fazer para saber se vou de facto receber este valor?

Wakka
    há 2 horas, Visitante e-traveler disse:

Este ano entreguei a minha primeira declaração de IRS.

Como só assinei contrato em Outubro achava que não ia ter direito ao IRS por não completar os €7 mil mínimos, no entanto, quando fiz simulação no portal das finanças o resultado foi que teria direito a €568 por causa da retenção na fonte.

Entreguei no dia 2 de Abril e ainda não recebi. Sei que o processo está mais lento este ano por causa da COVID-19, no entanto, conheço várias pessoas que entregaram dia 1 e que já receberam. Inclusive uma notícia do Público dizia que apenas faltavam entregar 7% dos IRS automáticos.

É possível não receber o valor da simulação? Como posso fazer para saber se vou de facto receber este valor?

Se foi o IRS automático (não mencionou se foi ou não) deve estar prestes a receber. Consegue consultar o estado da declaração no portal das finanças. Se não foi automático ainda vai ter de esperar.

Quanto ao valor vai receber esse valor com certeza ou muito aproximado. Se foi o IRS automático em todos os que entreguei o valor é exatamente igual ao da simulação. Nos manuais por vezes difere um pouco mas nada por ai além.

Relativamente à primeira afirmação, tem direito a IRS precisamente por não atingir o minimo necessário e ter efetuado retenções na fonte, ou seja neste caso vai receber tudo o que descontou. Isto normalmente acontece muito no primeiro ano de trabalho quando se começa a trabalhar após julho.