Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Boas,

Não sei se será o forum mais indicado para a minha questão mas gostava de deixar aqui um pequeno pensamento daquilo que estou a pensar fazer que é internacionalizar a minha empresa. Então é assim. 

Tenho aberta uma empresa em Portugal, e com a qual faço rendimentos e vida. Mas o ano passado surgiu uma oportunidade de expandir o negocio para um pais dos PALOP e é isso que estamos a pensar concretizar durante este ano, não é um assunto que seja prioridade nos nosso dia a dia mas tento pensar nele todos os dias.

Estamos a pensar realizar a internacionalização da seguinte forma. 

A empresa A sediada em Portugal (já implantada) fabrica um produto, com a oportunidade de negocio criada de exporta lo, vamos poder criar a empresa B,  será criada por ex na Guiné Bissau. Como queremos que a empresa B seja independente de A compreende-se isto se a internacionalização der para o torto queremos que A se mantenha firme e sem qualquer danos estamos a pensar criar não sei se o termo técnico se chama de "holding" onde essa empresa mãe irá controlar as duas de igual forma...

Será uma estratégia bem pensada e delineada?

Se sim, pode essa holding,  ser criada como offshore?  e assim sendo reduzir a carga de impostos aduaneiros/ alfandegários?(quer em Portugal, quer na Guine) 

Como já perceberam, não gosto de pagar impostos, mas atenção, não pretendo fugir mas sim pagar-o justo e necessário. 

Com isto deixo também outra questão desta vez em termos de segurança social. Com a holding criada terá de ter um gerente, nesse caso seria eu, tenho de continuar a efectuar os descontos para a segurança social portuguesa, ou se a holding for feita numa offshore estou livre de descontos em portugal nessa área podendo eu optar por realizar os descontos quer onde eu queira? 

Desde já Obrigado 

Edited by Mja