Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS - Pensionista

Visitante Ricardo Oliveira

Recommended Posts

Boa Tarde

A minha Mãe, viúva, pensionista de 87 anos, recebe anualmente €11.400, pensão dela e do meu falecido Pai.

Todos os anos tem pago IRS, e este ano então é brutal o valor a pagar (+-€750)...bem mais que o ano anterior.

Tem um único património, a casa onde vive á mais de 50 anos, da qual também paga IMI, (sendo cabeça de casal da Herança Indivisa) +-€350.

As únicas despesas dedutíveis, são farmácias, bens alimentares e pouco mais.

Tudo isto faz-me muita confusão...mesmo não tenho conhecimento profundo do código de IRS.

É possível a AT estar certa em a relação à minha Mãe e a certamente a muitos outros pensionistas?

Muito Obrigado!

Ricardo Oliveira

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 36 minutos, ruicarlov disse:

Depende muito das retenções que ela faz ao longo do ano. Só com a simulação do IRS é que podemos analisar o porquê.

Isto?

Resultado da Simulação
      Rendimento global 11 396,98 € Imposto de rend. de anos anteriores 0,00 €  
      Deduções específicas 4 104,00 € Imposto de rendimentos isentos 0,00 €  
      Perdas a recuperar 0,00 € Taxa adicional 0,00 €  
      Acréscimos ao rendimento 0,00 € Excesso limite do quociente familiar 0,00 €  
      Rendimento Coletável 7 292,98 € Imposto de tribut. autónomas 0,00 €  
      Q. de rend. de anos anteriores 0,00 € Coleta total 1 074,65 €  
      Rend. Isentos suj. a englob. 0,00 € Deduções à coleta 311,38 €  
      Rend. para determ. de taxas 7 292,98 € Benefício Municipal 0,00 €  
      Quociente Familiar 1,00 Acréscimos à coleta 0,00 €  
      Taxa 23,00 % Coleta líquida 763,26 €  
      Importância apurada 1 677,39 € Retenções na fonte 0,00 €  
      Parcela a abater 602,74 € Pagamentos por conta 0,00 €  

Valor a pagar

763,26 €

Muito Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Visitante Ricardo Oliveira disse:

Boa Tarde