Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cálculo licença parental em layoff

Visitante Susana

Recommended Posts

Boa Noite. Fomos pais a 4 de Março de 2020 e optámos por gozar licença parental partilhada (150+30). Em Agosto o pai ficará em casa os 30 dias a que tem direito, contudo em Abril e Maio esteve em regime de layoff com corte substancial no ordenado. A minha questão é qual o cálculo da SS para apurar a remuneração de referência? Gozando a licença em Agosto deveria contar as remunerações de Dezembro a Maio, contudo será penalizado pelo ordenado de abril e maio ser em regime de layoff?   

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 months later...

Boa Tarde,

Estou exatamente na mesma situação, e o que aconteceu foi que a SS calculou os valores dos vencimentos pagos pela entidade empregadora (já com os cortes do lay-off), o que no final de contas deu uma remuneração diária bastante abaixo de que seria o normal.

No meu caso, foram considerados os meses de fevereiro a julho 2020, onde nos meses de maio e junho estive em layoff cerca de 25 dias.

Gostaria de saber se este cálculo é o correto, ou se a SS deveria efetuar o pagamento da licença como se os vencimentos fossem normais. Alguém sabe?

Cara Susana, como ficou o seu caso?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    • 1 month later...

Entretanto enviei e-mail a explicar a situação para a delegação local da SS, e o assunto foi resolvido. Pelo menos os cálculos foram retificados no portal da Segurança Social. Fala só receber a diferença.

Obrigado e espero que este comentário ajude.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Para os cálculos dos 30 dias adicionais a Segurança Social considera os últimos 6 meses. Um destes 6 meses é o primeiro mês, em que fui pago pela SS. Ora, para o cálculo destes 30 dias adicionais, pagos a 100%, a SS considera que no mês que me pagou eu não recebi dinheiro. Isto é normal?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

A SS regularizou no final do mês de março início do mês de abril o registo de remunerações para compensar na carreira contributiva o diferencial de valores de quem esteve em layoff. É suposto as prestações serem recalculadas automaticamente. Nada melhor do que insistir nessa questão por e-mail.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 21/04/2021 às 01:24, Leishan disse:

A SS regularizou no final do mês de março início do mês de abril o registo de remunerações para compensar na carreira contributiva o diferencial de valores de quem esteve em layoff. É suposto as prestações serem recalculadas automaticamente. Nada melhor do que insistir nessa questão por e-mail.

As carreiras contributivas foram corrigidas entretanto sim, mas pagaram as diferenças perdidas as pessoas? NAO! nem vao pagar!
    Eu fui a Segurança Social e fiz uma carta a solicitar que me devolvessem o meu dinheiro! Disseram que só assim pagam!
    Quem nao fizer fica a arder, e mesmo assim vou ter de esperar 2 meses!!
    Uma Vergonha!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites