Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Anexo B e Anexo G - Dúvidas no preenchimento

MrCastielPT

Recommended Posts

Boa tarde.

Todos os anos tenho preenchido as minhas declarações de IRS mas a deste ano estou com algumas dúvidas.

AnexoB:

Em 2019 fechei atividade profissional a 14-01-2019, não preenchi qualquer valor pois não obtive qualquer rendimento. Preenchi os campos obrigatórios e no quadro 14 coloquei a data de cessação e também selecionei a opção onde diz "No ano a que respeita a declaração não exerceu atividade nem obteve rendimentos da categoria B". Este anexo está bem preenchido apenas com estas informações?

AnexoG:

Em abril comprei ações por 48€, em setembro vendi por 42€. Pelo meio tive despesas de guarda, no total foram 25€ de despesas. (Péssimo negócio, eu sei). Neste anexo preenchi apenas o quadro 9 com os dados que lá são pedidos e no quadro 15 seleccionei o englobamento. Neste caso, reparei que o reembolso é igual com o englobamento, sem o englobamento ou sem este anexo. O que pretendia saber é se sou obrigado a preencher este anexo uma vez que não obtive qualquer rendimento da venda das ações e a menos-valia não me favorece em nada.

Muito obrigado desde já pela ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, MrCastielPT disse:

AnexoB:

Em 2019 fechei atividade profissional a 14-01-2019, não preenchi qualquer valor pois não obtive qualquer rendimento. Preenchi os campos obrigatórios e no quadro 14 coloquei a data de cessação e também selecionei a opção onde diz "No ano a que respeita a declaração não exerceu atividade nem obteve rendimentos da categoria B". Este anexo está bem preenchido apenas com estas informações?

Penso que deves indicar no quadro 13B os rendimentos dos 3 anos anteriores, mesmo que sejam "0,00". Não sei se faz parte dos "campos obrigatórios" que mencionaste.

há 21 horas, MrCastielPT disse:

AnexoG:

Em abril comprei ações por 48€, em setembro vendi por 42€. Pelo meio tive despesas de guarda, no total foram 25€ de despesas. (Péssimo negócio, eu sei). Neste anexo preenchi apenas o quadro 9 com os dados que lá são pedidos e no quadro 15 seleccionei o englobamento. Neste caso, reparei que o reembolso é igual com o englobamento, sem o englobamento ou sem este anexo. O que pretendia saber é se sou obrigado a preencher este anexo uma vez que não obtive qualquer rendimento da venda das ações e a menos-valia não me favorece em nada.

A menos-valia não te dá um benefício imediato. Se englobares, poderás abater esse prejuízo em eventuais lucros no mesmo anexo que venhas a obter nos próximos 5 anos.

Não tenho a certeza se és obrigado a declarar a menos-valia. Não te favorece, mas também não te prejudica. Em caso de dúvida, recomendo a via da transparência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sou professor e estou sindicalizado no sindicato dos professores da zona norte. Como não tenho colocação certa, no ano de 2019 estive em três escolas, pago a minha quota mensal ao sindicato por débito direto da minha conta bancaria...onde posso inserir no anexo B?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, Pamas disse:

Sou professor e estou sindicalizado no sindicato dos professores da zona norte. Como não tenho colocação certa, no ano de 2019 estive em três escolas, pago a minha quota mensal ao sindicato por débito direto da minha conta bancaria...onde posso inserir no anexo B?

Por lapso disse anexo B mas é anexo A...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Pamas disse:

A minha dúvida também é saber em que linha dado que tenho rendimento de três escolas diferentes...insiro na linha da escola onde obtive maior rendimento?

Deve ser indiferente. Em termos de rigor, o ideal seria provavelmente colocar na linha de cada escola quanto pagou ao sindicato enquanto lá trabalhou. Mas para efeitos de cálculo deve ir dar ao mesmo, pode experimentar na simulação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites