Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Enorme redução do reembolso do IRS

sefil13

Recommended Posts

há 20 horas, JRJordao disse:

E as retenções na fonte nos dois anos?

Provavelmente em 2019, por ter ganho menos e por atualização das tabelas, reteve bastante menos. Se assim for, é normal que agora tenha menos a receber.

Foi ano de eleições. Metade do pessoal anda a dormir e a outra não percebe nada disso... daí estas situações de "não compreendo..."

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, SABRE disse:

Metade do pessoal anda a dormir e a outra não percebe nada disso... daí estas situações de "não compreendo..."

Quando o simulador mostra um bom corte no reembolso ou um valor a pagar, acorda-se em sobressalto ;)

Faz talvez falta um guia oficial de introdução ao IRS, a explicar os conceitos e como é feito o cálculo. Embora existam bons guias não oficiais, como este. Paciência/interesse para dedicar o tempo necessário à leitura e compreensão é que deve escassear.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O ano passado os descontos eram feitos apenas tendo em conta o salário base.

Possivelmente isto está a acontecer a quem faça turnos, recebendo assim suplementos, mas os mesmos não têm influência no IRS mensal.

Confirma que é um trabalhador por turnos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 06/04/2020 às 23:52, Wakka disse:

Exatamente o que o m--m disse.
    Não tem que falar nada com as finanças, as retenções na fonte foram feitas pela sua empresa e como fizeram maior retenção na fonte recebeu mais de IRS e ficou o acerto feito pelas finanças.

A retenção na fonte por vezes pode ser maior ou menor por isso é que no final do ano se entrega o IRS para conseguir apurar se afinal pagamos mais ou menos imposto.

P.ex, imagine que a sua mulher fica desempregada e não comunica nada à sua empresa, irá continuar a descontar como casado (taxa de retenção na fonte mais alta), no entanto no final do ano será tido em conta que a sua esposa teve um rendimento inferior e será devolvida a parte correspondende do imposto que foi cobrado a mais. 

A somar ao ter sido retido mais na fonte, como o ordenado subiu tem uma imposto devido mais alto e tem cerca de menos 100€ de deduções à coleta. Com tudo isto chega-se à diferença entre ambos os anos.

há 12 minutos, Serranus disse:

O ano passado os descontos eram feitos apenas tendo em conta o salário base.

Possivelmente isto está a acontecer a quem faça turnos, recebendo assim suplementos, mas os mesmos não têm influência no IRS mensal.

Confirma que é um trabalhador por turnos?

Não, faço e mais de 40 horas extras por mês.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 06/04/2020 às 21:44, m--m disse:

Esses v

A diferença está nos valores de retenção na fonte. Algo aí não está correcto, porque em 2018 com menos rendimento, foi retida uma importância maior do que em 2019 apesar de em 2019 o seu rendimento ter aumentado.

Essa diferença na retenção, tem que falar com a empresa e perguntar o porquê dessa diferença.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite

Não sei me conseguem ajudar. Estava a fazer o IRS e obtive na simulação um valor de 70€ a receber...o ano passado recebo cerca de 400€.

Sou trabalhadora por conta de outrem, e tenho tb actividade aberta (isenta de IVA e etc).

Em relação às retenção na fonte, em comparação com 2018 tive um valor mais alto em 2019.

Será bug? Erro? Ou algo que não estou a perceber?

Obrigada desde já pela ajuda que me possam dar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Visitante SaraP. disse:

Boa noite

Não sei me conseguem ajudar. Estava a fazer o IRS e obtive na simulação um valor de 70€ a receber...o ano passado recebo cerca de 400€.

Sou trabalhadora por conta de outrem, e tenho tb actividade aberta (isenta de IVA e etc).

Em relação às retenção na fonte, em comparação com 2018 tive um valor mais alto em 2019.

Será bug? Erro? Ou algo que não estou a perceber?

Obrigada desde já pela ajuda que me possam dar.

fez retenções nos rendimentos por conta própria? Em 2018 já tinha essa atividade?

Compare também as deduções à coleta dos dois anos. Terá tido muito mais despesas em 2018?

Para uma ajuda mais completa, forneça as simulações dos dois anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites