Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Enorme redução do reembolso do IRS

sefil13

Recommended Posts

Boa tarde, constatei ao inserir todos os dados para preenchimento do IRS e comparando com os últimos anos que vou sofrer uma enorme redução no reembolso, com rendimentos semelhantes e despesas também, só as despesas escolares foram menores em mais ou menos 300 euros devido a oferta de manuais escolares do miúdo, no resultado final dá me uma diferença de menos quase mil euros. Será bug do simulador? Alguém mais em situação idêntica? Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante S. Almeida

Olá. 

Pode começar por verificar se no IRS automático (assumo que esteja a ver a simulação através daqui) os rendimentos apresentados são os que realmente auferiu (para confirmar que não há erro) e se a retenção não terá sido menor do que no ano passado (pode residir aqui uma boa parte da questão). Se reteve menos na fonte em 2019 comparado com 2018, já é um bom indicador para 'receber' menos: se entregou menos ao estado, também vai recuperar menos. Os 300 euros que refere dificilmente teriam um impacto tão grande no 'reembolso' (os tais 1000 euros). 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, sefil13 disse:

Boa tarde, constatei ao inserir todos os dados para preenchimento do IRS e comparando com os últimos anos que vou sofrer uma enorme redução no reembolso, com rendimentos semelhantes e despesas também, só as despesas escolares foram menores em mais ou menos 300 euros devido a oferta de manuais escolares do miúdo, no resultado final dá me uma diferença de menos quase mil euros. Será bug do simulador? Alguém mais em situação idêntica? Obrigado.

E em relação aos descontos que efetuou? Foram iguais ou inferiores ao ano anterior?
    Não se esqueça que as tabelas de retenção na fonte foram maioritariamente reduzidas mas os escalões não foram alterados. É um dos efeitos secundários..

Tem os dados deste ano e do ano anterior para que possamos ajudar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas. 

Registei-me neste fórum, depois de ler este tópico.

Tenho a dizer que notei exatamente o mesmo. 

O meu filho ainda está no infantário. Por acaso o ano passado até foi aumentada a prestação. 

E no entanto, este ano tive uma enorme redução de IRS, cerca de 1000€.

Achei estranho, mas submeti na mesma. 

Editado por Smurfino
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, qual foi o valor de Retenções na Fonte (total de descontos no salário mensal) efectuados em 2018 e em 2019?

É que no orçamento de 2018, alteraram os escalões de IRS, mas não alteraram as retenções na fonte mensais. Isto para depois no acerto de 2019 o reembolso ser maior. Era ano de Eleições.

No orçamento de 2019 já alteraram as retenções, para serem menores, e o salário líquido ser maior. Era ano de Eleições.

Como houve menos retenções, agora o reembolso é menor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Visitante S. Almeida disse:

Olá. 

Pode começar por verificar se no IRS automático (assumo que esteja a ver a simulação através daqui) os rendimentos apresentados são os que realmente auferiu (para confirmar que não há erro) e se a retenção não terá sido menor do que no ano passado (pode residir aqui uma boa parte da questão). Se reteve menos na fonte em 2019 comparado com 2018, já é um bom indicador para 'receber' menos: se entregou menos ao estado, também vai recuperar menos. Os 300 euros que refere dificilmente teriam um impacto tão grande no 'reembolso' (os tais 1000 euros). 

Obrigado pelo comentário, no entanto em proporção a diferença da retenção não é assim tão grande, 2019\1.439,00 € retenção na fonte simulação do reembolso 450.08 €, 2018\ 2054.00€  retenção na fonte 1800€ de reembolso.

há 9 horas, Wakka disse:

E em relação aos descontos que efetuou? Foram iguais ou inferiores ao ano anterior?
    Não se esqueça que as tabelas de retenção na fonte foram maioritariamente reduzidas mas os escalões não foram alterados. É um dos efeitos secundários..

Tem os dados deste ano e do ano anterior para que possamos ajudar?

Desde já agradeço o seu interesse para ajudar, em anexo junto a informação necessária, obrigado.

IRS.pdf

Editado por sefil13
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Richard

Boas, 

Estou com o mesmo problema, em 2018 retive mais na fonte (2208€) e ganhei menos (15553€) do que este ano (1935€) e ganhei (16197.23€), mas o ano passado tive direito a receber 427.29€ e este ano só tenho direito a receber 20,25€???

Como assim? Alguém me pode ajudar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 3 horas, niceboy disse:

Sim, qual foi o valor de Retenções na Fonte (total de descontos no salário mensal) efectuados em 2018 e em 2019?

É que no orçamento de 2018, alteraram os escalões de IRS, mas não alteraram as retenções na fonte mensais. Isto para depois no acerto de 2019 o reembolso ser maior. Era ano de Eleições.

No orçamento de 2019 já alteraram as retenções, para serem menores, e o salário líquido ser maior. Era ano de Eleições.

Como houve menos retenções, agora o reembolso é menor.

Espertalhões!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker

Em face do Time Value of Money é melhor um euro hoje que amanha pelo preferia bastante mais receber a 100% e só no final pagar o imposto devido. Sem retenções.

Portanto independentemente das opinioes politicas não é uma questão de serem espertalhões, é que assim é mais justo e melhor

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, sefil13 disse:

Obrigado pelo comentário, no entanto em proporção a diferença da retenção não é assim tão grande, 2019\1.439,00 € retenção na fonte simulação do reembolso 450.08 €, 2018\ 2054.00€  retenção na fonte 1800€ de reembolso.

Desde já agradeço o seu interesse para ajudar, em anexo junto a informação necessária, obrigado.

sujeito B 2018.pdf 129 kB · 2 downloads sujeito A 2019.pdf 140 kB · 1 download sujeito A 2018.pdf 130 kB · 2 downloads Rendimentos 2019.txt 587 B · 3 downloads IRS.pdf 145 kB · 3 downloads rendimentos 2018.txt 310 B · 1 download dependente 2019.pdf 128 kB · 0 downloads dependente 2018.pdf 126 kB · 0 downloads sujeito B 2019.pdf 129 kB · 0 downloads

Obrigado pela informação, ainda não tive tempo de dissecar toda a info que colocou. Seria mais simples se conseguisse um print igual a este relativamente ao rendimento de 2018.

image.png.8c6321996c3bd699fd4918fbdafa124f.png

Consegue fazê-lo "fingindo" que vai resubmeter nova declaração. Escolhe 1ª declaração do ano de 2018 e depois selecciona "Obtenção de declaração previamente enviada". Ai consegue simular novamente o IRS do ano passado e consegue-se perceber o que está diferente entre ambas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Wakka disse:

Obrigado pela informação, ainda não tive tempo de dissecar toda a info que colocou. Seria mais simples se conseguisse um print igual a este relativamente ao rendimento de 2018.

image.png.8c6321996c3bd699fd4918fbdafa124f.png

Consegue fazê-lo "fingindo" que vai resubmeter nova declaração. Escolhe 1ª declaração do ano de 2018 e depois selecciona "Obtenção de declaração previamente enviada". Ai consegue simular novamente o IRS do ano passado e consegue-se perceber o que está diferente entre ambas.

Aqui tem, muito obrigado.

IRS2018.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esses v

há 24 minutos, sefil13 disse:

Aqui tem, muito obrigado.

IRS2018.pdf 145 kB · 2 downloads

A diferença está nos valores de retenção na fonte. Algo aí não está correcto, porque em 2018 com menos rendimento, foi retida uma importância maior do que em 2019 apesar de em 2019 o seu rendimento ter aumentado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, m--m disse:

Esses v

A diferença está nos valores de retenção na fonte. Algo aí não está correcto, porque em 2018 com menos rendimento, foi retida uma importância maior do que em 2019 apesar de em 2019 o seu rendimento ter aumentado.

Agradeço a ajuda, desculpe tomar o seu tempo o meu conhecimento nestes assuntos é quase nulo, acha que devo interpelar as finanças sobre os valores? O que me aconselha?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    ricardo santos 78
    há 30 minutos, sefil13 disse:

Agradeço a ajuda, desculpe tomar o seu tempo o meu conhecimento nestes assuntos é quase nulo, acha que devo interpelar as finanças sobre os valores? O que me aconselha?

Boas,

estou exactamente na mesma situação,  menos rendimentos em 2019, mais despesas e um valor bem inferior  a receber tendo em conta ano de 2018.

ainda não consegui perceber.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, sefil13 disse:

Exatamente o que o m--m disse.
    Não tem que falar nada com as finanças, as retenções na fonte foram feitas pela sua empresa e como fizeram maior retenção na fonte recebeu mais de IRS e ficou o acerto feito pelas finanças.

A retenção na fonte por vezes pode ser maior ou menor por isso é que no final do ano se entrega o IRS para conseguir apurar se afinal pagamos mais ou menos imposto.

P.ex, imagine que a sua mulher fica desempregada e não comunica nada à sua empresa, irá continuar a descontar como casado (taxa de retenção na fonte mais alta), no entanto no final do ano será tido em conta que a sua esposa teve um rendimento inferior e será devolvida a parte correspondende do imposto que foi cobrado a mais. 

A somar ao ter sido retido mais na fonte, como o ordenado subiu tem uma imposto devido mais alto e tem cerca de menos 100€ de deduções à coleta. Com tudo isto chega-se à diferença entre ambos os anos.

Editado por Wakka
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia preciso de ajuda no IRS, pois já fiz várias simulações e agora esta última em que entrei com o NIF do meu companheiro, onde digo que opto pela tributação conjunta de rendimentos, só que não me aparece no anexo A quadro 4A os meus rendimentos? Estarei a fazer alguma coisa mal? É que desta forma consigo obter reembolso?

Que estarei a fazer mal?

IRS.docx

Editado por AMSTRONG
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 53 minutos, AMSTRONG disse:

Bom dia preciso de ajuda no IRS, pois já fiz várias simulações e agora esta última em que entrei com o NIF do meu companheiro, onde digo que opto pela tributação conjunta de rendimentos, só que não me aparece no anexo A quadro 4A os meus rendimentos?

Quando entra só com o seu NIF, os seus rendimentos aparecem?
    Se entrar só com o NIF do seu companheiro, os rendimentos aparecem?

há 53 minutos, AMSTRONG disse:

Estarei a fazer alguma coisa mal? É que desta forma consigo obter reembolso?

Em relação a esta parte da pergunta não percebi o que quis dizer nem perguntar.

Editado por Wakka
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 09/04/2020 às 11:16, AMSTRONG disse:

Bom dia preciso de ajuda no IRS, pois já fiz várias simulações e agora esta última em que entrei com o NIF do meu companheiro, onde digo que opto pela tributação conjunta de rendimentos, só que não me aparece no anexo A quadro 4A os meus rendimentos? Estarei a fazer alguma coisa mal? É que desta forma consigo obter reembolso?

Que estarei a fazer mal?

IRS.docx 89 kB · 3 downloads

Tenha entrado com o seu NIF ou com o do seu companheiro, quando iniciar o processo de entrega (mesmo que vá só simular) tem de indicar logo no início que quer fazer entrega conjunta e indicar o outro NIF.

Não pode selecionar a tributação conjunta só depois no quadro 5, pois nesse cenário apenas os rendimentos do NIF com que entrou são considerados como rendimentos totais do casal (daí que simule um reembolso).

Editado por JRJordao
    Retirar anexos (quota excedida)
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 06/04/2020 às 22:27, ricardo santos 78 disse:

Boas,

estou exactamente na mesma situação,  menos rendimentos em 2019, mais despesas e um valor bem inferior  a receber tendo em conta ano de 2018.

ainda não consegui perceber.

E as retenções na fonte nos dois anos?

Provavelmente em 2019, por ter ganho menos e por atualização das tabelas, reteve bastante menos. Se assim for, é normal que agora tenha menos a receber.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites