Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Nib reembolso conta encerrada

PauloFilipe

Recommended Posts

Olá a todos. À semelhança de todos os anos, submeti o meu irs automático. Tudo ok, sem erros. Contudo, ao verificar o comprovativo, reparo que o sistema assumiu o nib de uma conta já encerrada em 2008. O que fazer? Alguém nessa situação? Obrigado. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, PauloFilipe disse:

Olá a todos. À semelhança de todos os anos, submeti o meu irs automático. Tudo ok, sem erros. Contudo, ao verificar o comprovativo, reparo que o sistema assumiu o nib de uma conta já encerrada em 2008. O que fazer? Alguém nessa situação? Obrigado. 

Encerrada em 2008? ou 2018? Se for 2018 deveria ter alterado o NIB durante o periodo de comunicação do agregado familiar conforme foi informado pelas finanças.
    Se for 2008 não faço a minima ideia do que aconteceu, deve ser bug.

Agora tem de resubmeter a declaração manualmente e colocar o NIB que pretende, de preferência o mais rápido possível.

Editado por Wakka
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A mim no preenchimento também assumiu uma conta que fechei em 2011.

Deve ter havido um erro na migração de dados e em vez de copiarem o último NIB utilizado, foram para o primeiro(?).

Tenham cuidado com isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

2008. Só pode ter sido bug. Já “resubmeti” manualmente na opção corrigir declaração com erros de validação central. Neste momento tenho as duas declarações na AT. A primeira, com nib errado, com o estado “liquidação em processamento”, a segunda com “aguarda validação”. Na minha posição integrada — IRS está a primeira declaração; nos comprovativos de entrega de IRS está a segunda declaração. A ver vamos se corrige e qual das duas prevalece. Obrigado e informarei do resultado por aqui. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, Wakka disse:

(...) deveria ter alterado o NIB durante o periodo de comunicação do agregado familiar conforme foi informado pelas finanças.

Já agora, ao se indicar esse NIB antecipadamente, não fica também em efeito para pagamento de impostos por débito direto? Ou é uma configuração distinta?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, JRJordao disse:

Já agora, ao se indicar esse NIB antecipadamente, não fica também em efeito para pagamento de impostos por débito direto? Ou é uma configuração distinta?

Depende. 
    Se a autorização de débito for feita posteriormente à alteração do IBAN, é esse IBAN que fica para o débito direto.
    Se a autorização de débito foi feita antes da alteração, fica o IBAN que lá estava definido anteriormente.

EDIT:
    Pelo menos antes era assim, vou confirmar assim que conseguir.

Editado por Wakka
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Wakka disse:

Depende. 
    Se a autorização de débito for feita posteriormente à alteração do IBAN, é esse IBAN que fica para o débito direto.
    Se a autorização de débito foi feita antes da alteração, fica o IBAN que lá estava definido anteriormente.

A minha pergunta era mais (não fui claro, lamento) se posso deixar esse NIB definido para efeitos de reembolso de IRS, mas sem por isso passar a pagar os restantes impostos por débito direto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, JRJordao disse:

A mim no preenchimento também assumiu uma conta que fechei em 2011.

Deve ter havido um erro na migração de dados e em vez de copiarem o último NIB utilizado, foram para o primeiro(?).

Tenham cuidado com isso.

Exatamente como eu. Só que só reparei posteriormente. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, JRJordao disse:

A minha pergunta era mais (não fui claro, lamento) se posso deixar esse NIB definido para efeitos de reembolso de IRS, mas sem por isso passar a pagar os restantes impostos por débito direto.

Só é possível ter um IBAN de cada vez registado mas havia um truque que não sei se ainda funciona (dai o meu EDIT em cima)

Basicamente era assim:

Registo o IBAN A
    Registo o débito direto do IMI c/ o IBAN A
    Registo o IBAN B
    Registo o débito direto para o IUC c/ o IBAN B
    Volto a alterar o IBAN p/ o IBAN onde quero receber o reembolso do IRS

O IMI continua com o IBAN A
    O IUC continua com o IBAN B
    O IBAN "principal" registado (e aquele onde vou receber o reembolso) está novamente correto.

Desta forma cosneguia 3 IBANs diferentes, sendo que o reembolso cai sempre no que está atualmente registado.

Por isso disse se os débitos diretos já estiverem registados, não deve afetar alterar o IBAN no agregado familiar.

Editado por Wakka
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não porque só é possível ter um IBAN de cada vez registado mas havia um truque que não sei se ainda funciona (dai o meu EDIT em cima)

Basicamente era assim:

Registo o IBAN A
    Registo o débito direto do IMI c/ o IBAN A
    Registo o IBAN B
    Registo o débito direto para o IUC c/ o IBAN B
    Volto a alterar o IBAN p/ o IBAN onde quero receber o reembolso do IRS

O IMI continua com o IBAN A
    O IUC continua com o IBAN B
    O IBAN "principal" registado (e aquele onde vou receber o reembolso) está novamente correto.

Desta forma cosneguia 3 IBANs diferentes, sendo que o reembolso cai sempre no que está atualmente registado.

Pena não disponibilizarem duas configurações de NIB diferentes no portal das finanças.

Prefiro pagar os impostos com cartão de crédito, sempre ganho cashback. ;)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, JRJordao disse:

Pena não disponibilizarem duas configurações de NIB diferentes no portal das finanças.

Prefiro pagar os impostos com cartão de crédito, sempre ganho cashback. ;)

É como eu faço, dai não saber se o truque ainda funciona. Não tenho nada em débito direto neste momento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É como eu faço, dai não saber se o truque ainda funciona. Não tenho nada em débito direto neste momento.

O cartão Universo passou a permitir débitos diretos. Mas do apoio ao cliente ainda não me responderam sobre se irá dar o 1% cashback.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, JRJordao disse:

O cartão Universo passou a permitir débitos diretos. Mas do apoio ao cliente ainda não me responderam sobre se irá dar o 1% cashback.

Eu p/ o IMI uso a conta do santander que dá 1% de cashback sobre o valor. Não é necessário usar CC.
    Mas pronto, eu uso este porque estou ligado ao santander devido ao CH, caso contrário usaria qualquer outro cartão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    A 02/04/2020 às 11:10, PauloFilipe disse:

2008. Só pode ter sido bug. Já “resubmeti” manualmente na opção corrigir declaração com erros de validação central. Neste momento tenho as duas declarações na AT. A primeira, com nib errado, com o estado “liquidação em processamento”, a segunda com “aguarda validação”. Na minha posição inteA grada — IRS está a primeira declaração; nos comprovativos de entrega de IRS está a segunda declaração. A ver vamos se corrige e qual das duas prevalece. Obrigado e informarei do resultado por aqui. 

A nós aconteceu- nos o mesmo, a sua ficou já ficou resolvida? O que teve de fazer além da nova submissão com o NIB correcto? Obrigada 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Visitante Vera disse:

A nós aconteceu- nos o mesmo, a sua ficou já ficou resolvida? O que teve de fazer além da nova submissão com o NIB correcto? Obrigada 

Julgo que sim. Mas tive que submeter manualmente nova declaração com o nib certo. Passado dias está última passou a declaração vigente. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    A 02/04/2020 às 02:31, PauloFilipe disse:

Pois aconteceu-me pior...encerrei uma conta em novembro de 2019, alterei o Iban no site das finanças e esqueci-me de alertar quem nos submete o irs. Agora fui ver e está transferência confirmada para uma conta que não existe. Assumo o erro mas não deveriam as finanças confirmar o Iban associado ao meu NIF no portal? E como é possível transferir um reembolso para uma conta que não existe?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Visitante AFMatos
    A 13/06/2020 às 15:14, Visitante Paula3 disse:

Pois aconteceu-me pior...encerrei uma conta em novembro de 2019, alterei o Iban no site das finanças e esqueci-me de alertar quem nos submete o irs. Agora fui ver e está transferência confirmada para uma conta que não existe. Assumo o erro mas não deveriam as finanças confirmar o Iban associado ao meu NIF no portal? E como é possível transferir um reembolso para uma conta que não existe?

Boa tarde, aconteceu-me o mesmo. Como ficou a sua situação? Qual foi o procedimento que realizou? Não consigo contactar as finanças para poder receber alguma informação a este respeito.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde, também a mim aconteceu o mesmo, este ano ao submeter o IRS foi buscar um NIB de uma conta que encerrei em 2008, ao consultar os comprovativos de anos anteriores o NIB é sempre o correcto, nunca tive que fazer qualquer correcção neste campo, não entendo porque este ano assumiu outro NIB. Não se consegue contactar com as finanças e os agendamentos são para daqui a meses. O que fazer?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Visitante rqueiros

Bom dia,

Estou na mesma situação.

A declaração automática do IRS assumiu um NIB antigo cuja conta já está fechada.

No portal das finanças aparece-me "Reembolso Emitido - Pagamento Confirmado".

Entretanto preenchi nova declaração alterando o NIB e esta acção gerou nova declaração.

Agora aparecem-me duas, sendo que esta última indica "Rececionada - Aguarda Validação".

Alguma sugestao do que deva fazer?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites