Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS Mais e Menos valias fundos e ações

JCoimbra

Recommended Posts

Boas pessoal.

Criei este tópico para debatermos o preenchimento correto da declaração de IRS sobre as mais/menos valias de fundos de investimento/Ações.

É a primeira vez que farei a declaração de irs tendo que declarar mais valias de fundos.

Agradecia que quem já o fez, e está á vontade possa dar uma ajuda.

Primeira pergunta

- Num fundo em que tenha adquirido várias UPs ao longo do tempo, na declaração de irs, tem que se discriminar movimento a movimento? Exemplo: comprei 10 UPS de um fundo em 5 ocasiões diferentes. Passado um tempo resgatei tudo. Como preencher o anexo?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, JCoimbra disse:

Boas pessoal.

Criei este tópico para debatermos o preenchimento correto da declaração de IRS sobre as mais/menos valias de fundos de investimento/Ações.

É a primeira vez que farei a declaração de irs tendo que declarar mais valias de fundos.

Primeira pergunta

- Num fundo em que tenha adquirido várias UPs ao longo do tempo, na declaração de irs, tem que se discriminar movimento a movimento? Exemplo: comprei 10 UPS de um fundo em 5 ocasiões diferentes. Passado um tempo resgatei tudo. Como preencher o anexo?

Cumprimentos

Acho que sim.. a mim quem me ajudou o ano passado, que foi o primeiro nestas condições, foi o meu gestor no banco best.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, JCoimbra disse:

Boas pessoal.

Primeira pergunta

Cumprimentos

há 1 hora, vila disse:

Acho que sim.. a mim quem me ajudou o ano passado, que foi o primeiro nestas condições, foi o meu gestor no banco best.

É igual. O que conta é o balanço entre compra (o somatório das 5) e resgate. Já fiz das duas formas e nunca tive problemas. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, DMP disse:

É igual. O que conta é o balanço entre compra (o somatório das 5) e resgate. Já fiz das duas formas e nunca tive problemas. 

Podes dar exemplo?

Em que anexo foi feito? No J?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 01/04/2020 às 00:26, DMP disse:

Então mas assim consideras o mes e o ano de aquisiçao sempre o mesmo... ( o mais antigo?)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 02/04/2020 às 15:13, DMP disse:

9.2 A

Boas, nas ações, também no mesmo anexo que os fundos estrangeiros.

É possível agrupar na mesma linha a compra e venda de vários movimentos? Que data se coloca?

Cumprimentos e obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tributação das Mais-valias

Coeficiente de desvalorização de moeda

O artigo 50.º do IRS,  prevê a atualização anual dos coeficientes de desvalorização da moeda para efeitos de correção monetária dos valores de aquisição de determinados bens e direitos ... sempre que tenham decorrido mais de 24 meses entre a data da aquisição e a data da alienação

O valor de aquisição ... de partes sociais referidos no n.º 1 alínea b) do artigo 10.ºdo IRS

Artigo 10.º  n.º 1 :

...

b) Alienação onerosa de partes sociais e de outros valores mobiliários, incluindo:

...

5) O resgate de unidades de participação em fundos de investimento e a liquidação destes fundos;

https://dre.pt/application/conteudo/125085456

Pergunto:

Ao preencher o Anexo G (quadro 9, linha G01)  / Anexo J (quadro 9.2 A, linha G01) / Anexo J (quadro 9.2 A, linha G20)

- no campo valor de Aquisição declarar o valor original  (e depois as finanças aplicam o coeficiente de desvalorização da moeda)  ou no campo valor de Aquisição declarar logo o valor original corrigido pelo coeficiente?

- a regra aplica-se tanto a ações como a Fundos de Investimento, ou Fundos de Investimento não são considerados partes sociais?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia pessoal.

Necessito de uma ajuda:

- Anexo G 9: aparece "nº linha 9001 a..." coloca-se o quê?
    Ainda no mesmo anexo aparece: "país contraparte". É Portugal correto?

- Anexo J 9.2 A: são as mesmas dúvidas...

Desde já agradeço a disponibilidade.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites