Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Dúvida Mais Valias PPR

Filipa Real

Recommended Posts

Boa Tarde

Gostava que me ajudassem quanto às mais valias que devo refletir na declaração de IRS relativamente a um valor que pedi para ser resgatado do meu PPR.

Tenho o PPR desde 2009, e no passado ano de 2019, pedi o resgate antecipado de 1.000€ do meu PPR.

Fui informada no banco que tenho de declarar as mais valias deste valor no Irs deste ano, mas não sei como devo proceder e que cálculos devem ser feitos!

Conseguem ajudar-me?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 06/03/2020 às 17:01, Filipa Real disse:

Boa Tarde

Gostava que me ajudassem quanto às mais valias que devo refletir na declaração de IRS relativamente a um valor que pedi para ser resgatado do meu PPR.

Tenho o PPR desde 2009, e no passado ano de 2019, pedi o resgate antecipado de 1.000€ do meu PPR.

Fui informada no banco que tenho de declarar as mais valias deste valor no Irs deste ano, mas não sei como devo proceder e que cálculos devem ser feitos!

Conseguem ajudar-me?

Obrigado

Depende de muita coisa, assim muito por alto, depende de quando constituiu o PPR e o beneficio que teve com ele e com o montante de subscrição + entregas que fez.

Ex: Se em 2009 entregou 2000€ para PPR e teve 400€ de beneficio tem de devolver 200€ (400€/2 - porque levantou 1000€) + 10% por cada ano até ao ano do reembolso.

Portanto, terá de devolver 400€ (100% de penalização sobre o montante).

Em principio o banco deve declarar a saida e aparecer automaticamente no IRS. Caso não apareça deve fazê.lo manualmente. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites