Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Dúvida Mais Valias

AnaCMorais

Recommended Posts

Boa tarde,

Boa tarde,

No sentido de obter esclarecimentos dirigi-me a um SF e não me esclareceram em condições…basicamente remeteram-me para fazer uma simulação com o IRS anterior e que é uma dor de cabeça…

Tenho dúvidas porque o meu caso acho que não é muito simples…

Comprei ½ do meu apartamento em 2010 (valor total de aquisição € 190.000), logo € 95.000, com recurso a crédito bancário;

Adquiri a outra ½ em 2017 por € 98.617,950, novamente com recurso a crédito para efeito de acerto de contas com o anterior comproprietário (meu ex-companheiro);

Sou atualmente a única proprietária do imóvel;

Espero vender o imóvel em 2020 pelo valor de € 335.000;

Com o resultado da venda espero liquidar o empréstimo (cerca de € 169.000, sobrando cerca de €166.000 deduzidos da comissão á imobiliária  - € 20.000) e reinvestir o remanescente noutra habitação que será adquirida em conjunto (num valor expectável até € 310.000), na qual ainda teremos de recorrer a crédito, logo irei ser proprietária de apenas ½;

Tenho um levantamento de todas as despesas que tive – IMT/IS/Escritura (cerca de € 3.700 na aquisição de 1/2  em 2010, e cerca de € 3.900 na aquisição da outra metade em 2017), IMI ( € 370) e vou ter de pagar comissão à imobiliária da venda (aproximadamente € 20.000).

Não sei como se processam os cálculos quando se trata de reinvestir num imóvel em que ficamos apenas proprietários 1/2…

O simulador não é claro quando se trata de imóveis adquiridos em anos distintos, até porque o coeficiente de desvalorização é diferente para cada ano em que adquiri uma parte do imóvel.

Queria tentar perceber se é expectável ter de pagar ainda algum imposto ou não… ou a melhor maneira de fazer as coisas.

Não tem sido fácil obter esclarecimentos claros, mesmo junto do SF.

Agradeço a ajuda.

Cumprimentos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites