Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Dúvida sobre atos isolados

Nmaster88

Recommended Posts

Boa tarde a razão de estar a colocar aqui está mensagem, que desde já peço as minhas desculpas se estiver na secção errada ou não se enquadrar no forum, é porque recebi uma carta das finanças há cerca de 2 meses para dar inicio de actividade por ter passado atos isolados para períodos diferentes.

Isto para mim foi um choque porque sempre li e ouvi dizer que se pode passar até um ato isolado por ano e também que segundo li pode-se fazer isso desde que seja uma pratica não previsível e reiterada (código do IRS) mas pelo que estudei depois no código do IVA menciona que o ato isolado é referente a uma só operação tributável.

Fui as finanças me informar e descobri que já no longínquo ano de 2011 tinha passado um ato isolado para um trabalho que realizei na universidade e anos mais tarde no inicio de 2019 passei outro ato isolado para uma empresa, sendo que ambos foram trabalhos distintos. Mas que segundo a colaboradora das finanças, não interessava, porque só podia passar um único ato isolado e que até alguém que fosse apanhar alfarrobas de um ano para o outro o tinha que fazer. Obviamente que no meu caso não foi nenhuma pratica previsível nem reiterada, mas parece que não alterou o veredicto da senhora que me atendeu, que pelos vistos até afirmou que tinha o IRS mal preenchido no campo de actividade, o que implicaria uma diferença de reembolso, para menos.  

Decidi então ligar a empresa para o qual passei o ato isolado e o director financeiro, argumentou que tal não correspondia a verdade, que podia passar um acto isolado por ano desde que a pratica não fosse nem previsível nem reiterada e que diferentes finanças podem ter interpretações diferentes. Aconselhou-me a ir ao site das facturas a parte do comerciante verificar se tinha lá alguma divergência, o qual verifiquei que a mesma existia e prestei esclarecimento.

Neste momento, estou a espera que a analise da divergência seja concluído e na esperança que seja arquivada.

Já alguém da vossa parte passou por algo semelhante? Será que foi simplesmente uma forma de me obrigarem a mudar o IRS e tentarem sacar mais dinheiros em impostos e multas? Só se pode passar mesmo um único ato isolado na vida? 

Editado por Nmaster88
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...