Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Taxa retenção 2019

Ricardo Almeida

Recommended Posts

Tenho esta situação:

Trabalho dependente (continente)

2 dependentes

Unido de fato (ambos trabalham)

A minha situação alterou se para 2 dependentes, a contabilista da minha  empresa aplicou a taxa irs do quadro de casado/2 titulares.

Está correto? Ou deve ser o quadro de não casado!

Já estamos juntos à muito tempo, a morada fiscal à já 8anos, e à 6 anos 1 dependente, mas sempre foi aplicada a taxa de nao casado. Também está correto ou está mal. Se está mal, sei penalizado pela empresaoi finanças por ter tido uma tributação errada?

Desde já o meu obrigado pela atenção. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na vossa situação deve ser utilizada a tabela para casado 2 titulares. Mas não se precisa preocupar com a retenção dos anos anteriores.

A retenção de IRS é apenas um adiantamento efetuado ao longo do ano. É obrigação da entidade empregadora utilizar a tabela adequada, sendo o trabalhador obrigado a informar sobre alterações na sua situação (ex: novo dependente).

Quando a entrega de IRS é processada no ano seguinte, o verdadeiro montante de imposto é calculado, sendo o excesso retido devolvido (ou o montante ainda em falta pedido) ao contribuinte.

Portanto, mesmo que durante o ano efetue retenções pela tabela errada, quando no ano seguinte o IRS é processado, fica tudo certo.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, Ricardo Almeida disse:

Tenho esta situação:

Trabalho dependente (continente)

2 dependentes

Unido de fato (ambos trabalham)

A minha situação alterou se para 2 dependentes, a contabilista da minha  empresa aplicou a taxa irs do quadro de casado/2 titulares.

Está correto? Ou deve ser o quadro de não casado!

Já estamos juntos à muito tempo, a morada fiscal à já 8anos, e à 6 anos 1 dependente, mas sempre foi aplicada a taxa de nao casado. Também está correto ou está mal. Se está mal, sei penalizado pela empresaoi finanças por ter tido uma tributação errada?

Desde já o meu obrigado pela atenção. 

Se andaste a preencher declaraçoes como solteiro e com um dependente, foste é beneficiado durante esses anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, bring_it_on disse:

Se andaste a preencher declaraçoes como solteiro e com um dependente, foste é beneficiado durante esses anos.

Como assim? Se fez retenção como único titular, descontou menos mensalmente, mas depois na entrega recebeu um reembolso inferior.

Quanto a entregar o IRS em separado da companheira, penso não ser essa a questão em discussão, mas desde há uns anos que os casais podem optar por entregar juntos ou em separado. É aconselhável simular os dois cenários para descobrir qual o mais vantajoso. Claro que numa entrega em separado, quem "ficar com o filho" terá maiores abatimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 08/11/2019 às 17:47, JRJordao disse:

Como assim? Se fez retenção como único titular, descontou menos mensalmente, mas depois na entrega recebeu um reembolso inferior.

Quanto a entregar o IRS em separado da companheira, penso não ser essa a questão em discussão, mas desde há uns anos que os casais podem optar por entregar juntos ou em separado. É aconselhável simular os dois cenários para descobrir qual o mais vantajoso. Claro que numa entrega em separado, quem "ficar com o filho" terá maiores abatimentos.

E descontar menos mensalmente não é um benefício? Para mim, é...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, bring_it_on disse:

E descontar menos mensalmente não é um benefício? Para mim, é...

Para mim também. Mas é importante perceber a situação toda, pois muitos pensam que nesses casos se paga realmente menos imposto e não é assim. Pode até acontecer terem ainda de pagar alguma coisa aquando da entrega.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites