Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Visitante Paulo Brito

Recommended Posts

Visitante Paulo Brito

Bom dia. 

Iniciei atividade como trabalhador independente no início deste ano e tenho alugado carro a diversas empresas do sector, para trabalhar como motorista independente nas plataformas electrónicas, chamadas agora TVDE. Portanto, semanalmente, tudo o que eu faturo através dessas plataformas é rendimento para mim (à excepção da comissão da plataforma), mas o emissor da fatura passada ao cliente é a empresa a quem eu alugo o carro, sendo também o valor obtido semanalmente transferido pela plataforma para a conta bancária dessa empresa. Para já, estou isento de IVA, devido a não atingir os €10.000 anuais.

Acontece o seguinte, na quase totalidade das empresas, nas contas semanais é-me deduzido o valor do carro, que são na maioria das empresas €250/semana, sem emissão de qualquer factura ou recibo, o valor do combustível com IVA (o carro vem com cartão frota da empresa) e 6% do IVA das viagens efetuadas! No recibo que tenho de emitir à empresa fornecedora do carro é-me pedido para passar recibo com o valor total das viagens efectuadas com os 6% de IVA e do valor total do combustível gasto, também com os 23% do IVA, assim como do valor das portagens, que também têm IVA! Só o valor do carro (€250) é que fica "de fora" 

Então a minha pergunta é a seguinte... isto é legal? Então estas empresas não recebem já o IVA do estado? E também o recebem dos motoristas? 

Não sei se me fiz entender. É que há empresas destas com 50 e 100 carros alugados e, nesse caso, estão a receber um balúrdio em IVA em duplicado. Não percebo muito de impostos, mas acho que isto é ilógico, não é? 

Obrigado pela atenção e disponibilidade. Bom trabalho para todos. 

Com cumprimentos, 

Paulo Brito 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites