Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Investir as mais valias num crédito habitação

Visitante Gmr7

Recommended Posts

Boa tarde,

Estamos numa situação em que ninguém nos sabe esclarecer ao certo se é ou não possível proceder desta forma. Se nos pudessem clarificar ficaríamos muito gratos! 

Então, explicando a situação:

- Compramos um apartamento no Porto em 2017 por 150.000€, contraindo um empréstimo de 126.000€. Neste momento estamos a dever cerca de 110.000€ ao banco.

- Fizemos uma avaliação da casa e tendo em conta o que a zona valorizou desde então, mais as melhorias a nível de obras que fomos fazendo, neste momento estima-se que a casa possa ser vendida por 250.000€ (na pior das hipóteses).

O que acontece é o seguinte:

• Pretendemos sair do Porto e ir viver para uma cidade mais interior que tem umas moradias num condomínio (ainda projeto apenas) à venda por 300.000€.
    • Estas moradias estarão prontas nos primeiros meses de 2021.
    • De momento vamos continuar a trabalhar no Porto e coincidentemente, iremos ser recolocados no final do primeiro semestre de 2021, sendo que a cidade para onde pretendemos ir viver óptima a nível de acessos para o nosso novo local de trabalho. 
    • Vendendo já o apartamento, não temos sítio para onde ir e as rendas no Porto estão altíssimas, compensando mais continuar a pagar o empréstimo do apartamento.
    • Outro Banco, já sabendo desta nossa situação, faz-nos CH para a moradia e conseguimos pagar os dois créditos ad início.

A nossa questão então é a seguinte:

• Quando vendermos o apartamento, supondo que no início de 2021, podemos usar o dinheiro da venda para pagar o crédito do apartamento e pegar no dinheiro que sobra - da mais valia - e usá-lo para abater na dívida do empréstimo da moradia?
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 10 months later...

A 15/07/2020 às 12:36, Pamas disse:

Por acaso é uma situação semelhante que estou a pensar fazer no futuro mas que também tenho as minhas dúvidas se posso amortizar no novo credito à habitação o valor das mais valias da venda do primeiro imóvel...

A 10/09/2019 às 17:06, Malaika disse:

estou exactamente com a mesma dúvida e em situação semelhante

Para abater ao empréstimo penso que não, mas porquê fazer um empréstimo para a nova HPP se pode usar esse valor para abater ao valor de empréstimo que terá que pedir?

Ex. Se o empréstimo supostamente seria de 180000€ e sobram 50000€ pede apenas ao banco 130000€.

Não percebo o motivo de querer pedir um empréstimo mais alto para depois abater.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/07/2020 às 22:16, Wakka disse:

Para abater ao empréstimo penso que não, mas porquê fazer um empréstimo para a nova HPP se pode usar esse valor para abater ao valor de empréstimo que terá que pedir?

Ex. Se o empréstimo supostamente seria de 180000€ e sobram 50000€ pede apenas ao banco 130000€.

Não percebo o motivo de querer pedir um empréstimo mais alto para depois abater.

A situação é a seguinte:

Estou num apartamento que é meu e pretendo iniciar a construção de uma vivenda com alguns recursos que tenho.

A minha ideia era pedir um emprestimo para concluir a construção da vivenda, mas durante todo este tempo continuar a morar no meu apartamento para não ter que andar com mudanças de mobiliário etc para outro apartamento que teria de alugar e depois ao ter a vivenda concluida, sair do apartamento e vender o apartamento e amortizar o crédito habitação pedido para a vivenda...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites