Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Rendimento colectável IRS

manimeica

Recommended Posts

Boa tarde,

Como trabalhador independente, guardo parte dos meus rendimentos especificamente para entregar ao fisco em abril do próximo ano. Como é dinheiro que fica parado, quero estimar o melhor possível os valores, para investir o resto.

1. Como posso calcular o meu rendimento colectável a partir do meu rendimento bruto?

Tenho considerado 100% dos meus rendimentos brutos são colectáveis mas penso que essa percentagem está mais próxima de 80-90%.

2. Como posso estimar as deduções?

3. É possível fazer simulações do meu IRS para 2019 no portal das finanças (sem submeter)?

Obrigado desde já!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 11/08/2019 às 12:02, manimeica disse:

Como posso calcular o meu rendimento colectável a partir do meu rendimento bruto?

Tenho considerado 100% dos meus rendimentos brutos são colectáveis mas penso que essa percentagem está mais próxima de 80-90%.

Citação

Artigo 28.º Formas de determinação dos rendimentos empresariais e profissionais

1 - A determinação dos rendimentos empresariais e profissionais, salvo no caso da imputação prevista no artigo 20.º, faz-se:

a) Com base na aplicação das regras decorrentes do regime simplificado;

b) Com base na contabilidade.

...

Artigo 31.º Regime simplificado

1 - No âmbito do regime simplificado, a determinação do rendimento tributável obtém-se através da aplicação dos seguintes coeficientes:
    a) 0,15 às vendas de mercadorias e produtos, bem como às prestações de serviços efetuadas no âmbito de atividades de restauração e bebidas e de atividades hoteleiras e similares, com exceção daquelas que se desenvolvam no âmbito da atividade de exploração de estabelecimentos de alojamento local na modalidade de moradia ou apartamento;
    b) 0,75 aos rendimentos das atividades profissionais especificamente previstas na tabela a que se refere o artigo 151.º;
    c) 0,35 aos rendimentos de prestações de serviços não previstos nas alíneas anteriores;
    d) 0,95 aos rendimentos provenientes de contratos que tenham por objeto a cessão ou utilização temporária da propriedade intelectual ou industrial ou a prestação de informações respeitantes a uma experiência adquirida no setor industrial, comercial ou científico, aos rendimentos de capitais imputáveis a atividades geradoras de rendimentos empresariais e profissionais, ao resultado positivo de rendimentos prediais, ao saldo positivo das mais e menos-valias e aos restantes incrementos patrimoniais;
    e) 0,30 aos subsídios ou subvenções não destinados à exploração;
    f) 0,10 aos subsídios destinados à exploração e restantes rendimentos da categoria B não previstos nas alíneas anteriores;
    g) aos rendimentos decorrentes de prestações de serviços efetuadas a:
        i) Sociedades abrangidas pelo regime da transparência fiscal, nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 6.º do Código do IRC, de que o sujeito passivo seja sócio; ou
       ii) Sociedades nas quais, durante mais de 183 dias do período de tributação:
             1) O sujeito passivo detenha, direta ou indiretamente, pelo menos 5 % das respetivas partes de capital ou direitos de voto;
             2) O sujeito passivo, o cônjuge ou unido de facto e os ascendentes e descendentes destes detenham no seu conjunto, direta ou indiretamente, pelo menos 25 % das respetivas partes de capital ou direitos de voto.

...

2. Como posso estimar as deduções?

Estimando quanto vai gastar nas categorias dedutíveis e aplicando os respetivos coeficientes (artigos 78º a 78º-F, 84º e 87º)

3. É possível fazer simulações do meu IRS para 2019 no portal das finanças (sem submeter)?

Normalmente só quando começar o prazo de entrega. Mas se é só para ficar com uma ideia, e porque não houve grandes alterações, pode fazer uma simulação para 2018 com o dados que estima para 2019.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites