Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Investimento c/ possibilidade de resgate imediato

jrcsilva

Recommended Posts

Bom dia a todos,

Já li várias páginas deste fórum mas acabo por não conseguir chegar a nenhuma conclusão por mim.

Tenho algum dinheiro (15k - 20k) de parte que pretendia rentabilizar mas sem um prazo definido. A questão é que posso ter que investir em habitação própria a curto prazo (1-2 anos) e, nessa altura, esta quantia fará falta para abater no montante do crédito a pedir.

Tenho cerca de 1500€ na Mintos mas como não me sinto seguro, não estou a pensar em aumentar a exposição para já - (ou devia?).

Existe alguma forma de pôr o capital em causa a render, de forma relativamente segura e com a possibilidade de o resgatar de imediato quando fizer falta sem prejuízo? Se der para ir reforçando, melhor.

Grato pela atenção

Editado por jrcsilva
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou exatamente na mesma situação de tu, em termos de tempo, valores e até o investimento na mintos. Também gostaria de ouvir sugestões de qual seria a melhor opção a tomar, atualmente estou na mintos com 1500€ e na grupeer, mas so com 200.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins

Boa noite,

Tendo em conta a necessidade de teres esse capital relativamente disponivel e seguro para um evento importante como é a  compra de habitação, eu não arriscaria de todo reforçar esse valor em P2P (mintos e afins). É dinheiro que irá valer bastante mais para ter margem de manobra com o credito habitação e escolha de imovel.

Adicionalmente, com esse horizonte temporal (1-2 anos), ou começava por tentar apanhar os depositos a prazo a 3m que o Big/Best e outros estão a oferecer ou então (no máximo) fazia um investimento nuns ETF de acumulação de baixo custo na DeGiro ou similar. Para ETF escolhia os que tivessem muita movimentação e dimensão para poder vender instantaneamente quando fosse preciso resgatar o dinheiro. Depois é fazer um balanço (dependendo do teu perfil de risco) entre um ETF de obrigações a médio prazo e outro ETF de acções diversificado no mundo desenvolvido. Se a compra da casa não acontecer pode-se sempre ir reforçando.

Editado por Urso_Pardo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites