Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Declaração conjunta de IRS

rigon

Recommended Posts

O final do mês é já esta semana com ele é acaba também o prazo de entrega do IRS.

Após fazer a simulação do IRS, verifiquei que se entregar a declaração conjunta com a minha parceira recebemos mais do triplo do que se entregar-mos em separado. Pesquisei sobre o assunto e vi que preciso de fazer prova da união de facto. E para tal é necessário apresentar declarações sobre compromisso de honra e ter uma declaração da junta de freguesia a comprovar a união. O que também algures num site é que a prova necessitava de ter sida feita antes do final de 2018.

Não consigo perceber se efetivamente posso apresentar a declaração conjunta ou não. Por um lado, parece que precisava de já ter feito a prova da união, mas por outro, ao preencher o formulário do IRS, apenas preciso de indicar o contribuinte do sujeito passivo B.

Agradecia imenso ajuda sobre este assunto:

se era necessário já ter feito prova de união de facto ou se tão pouco é necessário;
        se posso entregar a declaração conjunta e fazer a prova mais tarde;
        que requisitos é que são necessários para obter a declaração da junta.

Dando um pouco mais de contexto da minha situação, já estou junto com a minha parceira há mais de 7 anos, mas nunca tivemos uma casa no seu significado mais comum. Sempre vivemos entre residências universitárias e quartos em casas partilhadas, mudando frequentemente de local. Atualmente, até estamos a viver fora do país. Nunca declaramos a nossa situação porque não precisamos, só agora é que aconteceu de ser bastante vantajoso declararmos o IRS em conjunto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites