Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Investir 85K

Jools

Recommended Posts

Bom dia caros foristas,

Tal como o próprio título indica, disponho de 85 K que foram produto do meu trabalho árduo dos últimos anos.

Os fundos estão dispersos de forma 100% conservadora,  30% CTPM, 65% DP, 5% conta à ordem.

No entanto, estou farto que o dinheiro esteja parado. Tenho tido rentabilidades em torno de 1 SMN/ano (menos inflação), mas os CTPM´s estão a acabar e as mesmas vão decair fortemente.

Gostaria de uma alternativa de investimento relativamente segura. Tenho pensado em investimento em imobiliário, por exemplo  uma casinha de campo que fosse rendendo algo no AirBNB/Booking. Este tipo de investimento atrai-me porque no caso de correr mal sempre se tem o ativo da casa para vender e recuperar no mínimo 70% do investimento.

Posto isto questiono o que fariam se tivessem na minha posição.

Não tenho conhecimento nenhum das restantes alternativas de investimento que tanto se fala.

Se alguém tiver interesse numa parceria de investimento conservador estou receptivo.

Muito obrigado

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pode começar por ler o tópico P2P e colocar uma % em investimentos de p2p.

AL ainda rende, mas o mercado começa a ficar saturado, há imensos AL... e apenas os muito bons tem bons rendimentos constantes ao longo do ano, o resto é consoante a altura do ano, tem de ver se tem a disponibilidade desejada para isso ou se entrega o serviço a algum empresa, que obviamente lhe irá cortar parte da facturação. 

Tem o alojamento tradicional, onde eu me insiro, o truque está na selecção do tipo de inquilino que quer na sua habitação, no entanto nada lhe garante que o seu inquilino não lhe vá dar problemas, aqui o mercado apesar de estar ainda em altas, dependendo da zona do pais, já se começa a notar um ligeiro abrandamento. 

Uma coisa é certa, 85k a render apenas uma SMN/ano é perder dinheiro. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desculpem a minha burreza, mas o que significa SMN/ano?

Fui ao google é Salário minimo =D

Realmente é muito pouco, mas por outro prisma é mais seguro do que os métodos que alguns de nós usam (eu incluído), no meu caso tenho quase tudo alocado a P2P.

Editado por Vidolz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, Jools disse:

Bom dia caros foristas,

Tal como o próprio título indica, disponho de 85 K que foram produto do meu trabalho árduo dos últimos anos.

Os fundos estão dispersos de forma 100% conservadora,  30% CTPM, 65% DP, 5% conta à ordem.

No entanto, estou farto que o dinheiro esteja parado. Tenho tido rentabilidades em torno de 1 SMN/ano (menos inflação), mas os CTPM´s estão a acabar e as mesmas vão decair fortemente.

Gostaria de uma alternativa de investimento relativamente segura. Tenho pensado em investimento em imobiliário, por exemplo  uma casinha de campo que fosse rendendo algo no AirBNB/Booking. Este tipo de investimento atrai-me porque no caso de correr mal sempre se tem o ativo da casa para vender e recuperar no mínimo 70% do investimento.

Não tenho conhecimento nenhum das restantes alternativas de investimento que tanto se fala.

Se alguém tiver interesse numa parceria de investimento conservador estou receptivo.

Muito obrigado

Cumprimentos

Quando acabar os CTPM - existem os CA e também outros CTPM mas com taxas muito mais baixas.

Pode sempre ver alguns seguros de capitalização mas as taxas também são baixas.

Ou com muito mais risco mas que pode ser controlado, com 5% do total do seu portefólio, sempre diversificava e obteria taxas anuais em média de 12% (https://www.forumfinancas.pt/topic/14984-p2p-tópico-geral/)

Os 65% em DPs é que poderiam estar melhor diversificados, mas também depende da taxa que lhe estão a oferecer.

Bons Investimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Imobiliário poderia ser interessante mas não é fácil pelos valores referidos, e também não deves apostar os ovos todos no mesmo cesto.

Já procuraste junto dos bancos com que trabalhas que tipo de aplicações têm?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 29/05/2019 às 12:29, Jools disse:

Antes de mais muito obrigado pelas respostas. Sim, tenho iliteracia em  opções de investimento de risco, mas considero-me com a  cabeça no sítio, normalmente não dou um passo sem saber muito bem o que estou a pisar. Já agora obrigado pelas sugestões, vou procurar ler mais sobre o P2P.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, D@vid disse:

Imobiliário poderia ser interessante mas não é fácil pelos valores referidos, e também não deves apostar os ovos todos no mesmo cesto.

Já procuraste junto dos bancos com que trabalhas que tipo de aplicações têm?

Bem sei que imobiliário não é fácil. .. mas o truque está em procurar bem e acima de tudo saber esperar. No meu entender o mercado no espaço de pouco tempo teve uma explosão devido a um conjunto de fatores económicos e sociais que se alinharam mas que não duram para sempre. A consequência foi uma inflação galopante nas casas usadas. Mas acima de tudo não me acredito que estes preços se mantenham. Já se começa a construir novamente e os efeitos vão-se sentir nas casas usadas.

Só para dar um exemplo aqui há uns 2 anos atrás fui visitar em plena zona universitária um T1+1 totalmente renovado por 42K (sim 42K!), na altura por mera burrice decidi não investir, em poucos dias foi vendido. Hoje em dia estaria facilmente arrendado por mais de 300 euros, e pelo que eu vejo seria posto à no mercado no mínimo por 70 K.

Por enquanto a intenção é permanecer a procurar e procurar, assim que me aparecer uma oportunidade como estas nem penso duas vezes, mas também verdade seja dita, já me começo a aborrecer de tanto procurar.

há 1 hora, Apostad0r disse:

Pode começar por ler o tópico P2P e colocar uma % em investimentos de p2p.

AL ainda rende, mas o mercado começa a ficar saturado, há imensos AL... e apenas os muito bons tem bons rendimentos constantes ao longo do ano, o resto é consoante a altura do ano, tem de ver se tem a disponibilidade desejada para isso ou se entrega o serviço a algum empresa, que obviamente lhe irá cortar parte da facturação. 

Tem o alojamento tradicional, onde eu me insiro, o truque está na selecção do tipo de inquilino que quer na sua habitação, no entanto nada lhe garante que o seu inquilino não lhe vá dar problemas, aqui o mercado apesar de estar ainda em altas, dependendo da zona do pais, já se começa a notar um ligeiro abrandamento. 

Uma coisa é certa, 85k a render apenas uma SMN/ano é perder dinheiro. 

Sim tens razão, o problema do AL parece-me ser precisamente esse, a taxa anual de ocupação. Tenho em vista uma casinha de aldeia renovada por 35K, perto do rio, pelas minhas contas com uma estadia em torno de 25-30 Euros/dia, teria de ter uma taxa de ocupação anual de 70%. Pelo que eu vejo na quantidade de oferta disponível online, não é fácil garantir essa ocupação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Jools disse:

Bem sei que imobiliário não é fácil. .. mas o truque está em procurar bem e acima de tudo saber esperar. No meu entender o mercado no espaço de pouco tempo teve uma explosão devido a um conjunto de fatores económicos e sociais que se alinharam mas que não duram para sempre. A consequência foi uma inflação galopante nas casas usadas. Mas acima de tudo não me acredito que estes preços se mantenham. Já se começa a construir novamente e os efeitos vão-se sentir nas casas usadas.

Só para dar um exemplo aqui há uns 2 anos atrás fui visitar em plena zona universitária um T1+1 totalmente renovado por 42K (sim 42K!), na altura por mera burrice decidi não investir, em poucos dias foi vendido. Hoje em dia estaria facilmente arrendado por mais de 300 euros, e pelo que eu vejo seria posto à no mercado no mínimo por 70 K.

Por enquanto a intenção é permanecer a procurar e procurar, assim que me aparecer uma oportunidade como estas nem penso duas vezes, mas também verdade seja dita, já me começo a aborrecer de tanto procurar.

Há mais alternativas com rendimento fixo periódico.

Dívida pública está cara e não compensa, mas em termos de empresas há alguma coisa a 100% ou a baixo, nomeadamente:

Empresa                        Taxa

Mota Engil                    4,5%

Coca Cola                    2,55%

Pepsi                            2,375%

Telecom Italia             6%

Virgin                            5,125%

Vodafone                    2,5%

TAP                              4,375% ( vai sair na segunda feira )

Há também os fundos de investimento com pagamento de dividendos periódicos.

Como falei é procurar também junto do banco que tipo de investimento pode fazer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos,

Mais uma vez obrigado pelas sugestões, peço desculpa  a ausência mas tenho andado extremely busy.

Vou definitivamente começar a estudar as P2P, já dei uma vista de olhos no fórum e agrada-me. Como alguns users referiram, vai ser aos poucos e devagarinho, inicialmente não mais que 5% do capital.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 31/05/2019 às 18:07, Jools disse:

Boa tarde a todos,

Mais uma vez obrigado pelas sugestões, peço desculpa  a ausência mas tenho andado extremely busy.

Vou definitivamente começar a estudar as P2P, já dei uma vista de olhos no fórum e agrada-me. Como alguns users referiram, vai ser aos poucos e devagarinho, inicialmente não mais que 5% do capital.

Cumprimentos

Consideras portanto as P2P como um investimento conservador ...:o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Vidolz disse:

Tu consideras de risco?

Para mim risco é jogar no euromilhões ou apostar em jogos de futebol.

Sim, considero de alto risco. Se for para brincar com meia duzia de tostões, não será problemático; mas se é para investir uma parte significativa das poupanças de uma vida, diria: tenham cuidado com as modas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, 5coroas disse:

Sim, considero de alto risco. Se for para brincar com meia duzia de tostões, não será problemático; mas se é para investir uma parte significativa das poupanças de uma vida, diria: tenham cuidado com as modas.

Verdade (é o que tenho andado a dizer). Mas no caso em questão, os 5% não farão qualquer mossa no futuro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    A 29/05/2019 às 12:29, Jools disse:

Bom dia caros foristas,

Muito obrigado

Cumprimentos

O imobiliário é extremamente pouco líquido. O melhor será num fundo imobiliário, por exemplo fundo vip da silvip. conservador certinho e distribui trimestralmente dividendos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 03/06/2019 às 16:10, 5coroas disse:

Verdade mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros

Quanto é que tens de comissão nesse fundo? Depois de extrair as comissões, pagar a AT fica pouco mais de 1%.

Quanto as empresas dos balticos e de abrirem por todo o lado, ou de se associarem a outras, só posso dizer que ainda bem. Muitas da LO da MIntos tem contas auditadas, e outras são reguladas pelos próprios bancos nacionais como acontece por cá com as nossas.

Esta é pouco conhecida a Neo Finance, também é dos países balticos e é muito transparente (é um LO), coisa que a Mintos não é, mas também percebo que são os próprios LO que não querem fornecer mais dados. Até no BP encontras referências à Neo Finance, quando se tornou uma entidade com autorização do BCE de lançar empréstimos ao nível da europa.

A transferência para outros países deve-se muitas vezes à questão financeira, pois alguns países são autênticos offshores dentro da UE. Por exemplo a Irlanda, Holanda, UK, etc.

Quanto ao estarem ligados à Mintos, é normal. Os Srs da INTEL sairam da FAIRCHILD(1ª empresa de semicondutores) e depois uns sairam da INTEL para criarem outras, e todas ficaram em SILICON VALEY ( Os balticos).

É claro que existem riscos, mas até o fundo indicado tem riscos. Vejam o que aconteceu com o BES que vendeu papel de impressora por suor de trabalho, e tínhamos um PR a dizer que era sólido e tinham um fundo de provisão.

Se todos fossemos todos aos bancos durante uma semana levantar todo o nosso guito, só os tugas, tínhamos uma crise mundial.

Só queremos que o mercado funcione e que os tribunais também.

Editado por rui_marreiros
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite

Peço desculpa por não voltar ao tópico mas o trabalho anda o caos do costume. 

Só para agradecer novamente todas as opiniões, e referir que depois de analisar algumas opções, verifico que mesmo os investimentos de risco considerável têm uma atratividade muito baixa, e no final se der certo lá vai mais uma comissão para o intermediário... E no fim ainda vem o Estado e mete a luva. .. Baah nem vale a pena a chatice. 

Ora, se é para alguém andar a brincar com o meu dinheiro a troco de meia dúzia de euros, prefiro antes fazê-lo eu próprio e assumir diretamente o risco. 

Dito isto, como ando numa fase da minha vida em que estou a ficar algo saturado de trabalhar por conta de outrem, decidi continuar com a massa nos mesmos moldes, até achar chegar uma oportunidade que justifique abrir atividade por conta própria, a curto/médio prazo.

Cumprimentos 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    A 26/07/2019 às 21:25, Jools disse:

Boa noite

Peço desculpa por não voltar ao tópico mas o trabalho anda o caos do costume. 

Só para agradecer novamente todas as opiniões, e referir que depois de analisar algumas opções, verifico que mesmo os investimentos de risco considerável têm uma atratividade muito baixa, e no final se der certo lá vai mais uma comissão para o intermediário... E no fim ainda vem o Estado e mete a luva. .. Baah nem vale a pena a chatice. 

Ora, se é para alguém andar a brincar com o meu dinheiro a troco de meia dúzia de euros, prefiro antes fazê-lo eu próprio e assumir diretamente o risco. 

Dito isto, como ando numa fase da minha vida em que estou a ficar algo saturado de trabalhar por conta de outrem, decidi continuar com a massa nos mesmos moldes, até achar chegar uma oportunidade que justifique abrir atividade por conta própria, a curto/médio prazo.

Cumprimentos 

Excelente atitude e decisão. No entanto um dos factores que pode influenciar a decisão de “seguires sozinho” é a idade e o teu património. 

Se conseguisses chegar rapidamente aos 250k, terias de certeza um maior conforto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites