Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Tributação sobre rendimento do estrangeiro

Visitante Simões

Recommended Posts

Visitante Simões

Olá. Pretendia só alguma clarificação quanto à tributação de rendimentos provenientes do estrangeiro.

A minha situação é a seguinte:

Resido em Portugal e trabalho a partir de casa. Trabalho como tradutor freelancer para empresas portuguesas e estrangeiras.

Das empresas portuguesas, aufiro entre 1500 a 3000 euros por mês, passo recibo verde e faço os respetivos descontos, pagando IVA e fazendo retenção na fonte. Anualmente, declaro rendimentos entre €25,000 e €30,000.

Até aí, tudo certo.

Quanto às empresas estrangeiras, até agora, os rendimentos tinham sido bastante esporádicos e confesso que nunca me preocupei em declará-los. As empresas estrangeiras normalmente não pedem recibo e não há cruzamento de dados, por isso, mesmo sabendo que estava a prevaricar, os valores eram muito baixos e não me preocupava com isso.

No entanto, comecei recentemente a trabalhar em legendagem, para uma empresa estrangeira (com sede na Suécia) que paga bastante melhor e os rendimentos mensais andam entre os 3000 e 5000 euros, podendo até ser superiores. (Isto além dos habituais rendimentos das empresas portuguesas).

Isso deixa-me bastante preocupado e decidi que não posso contiuar a arriscar não declarar esses rendimentos.

Sei que esse rendimento é declarado no Anexo J e que posso passar mensalmente o recibo com o NIF da entidade estrangeira, embora não precise de o enviar para a mesma.

A minha dúvida é mesmo na tributação que é feita em IRS sobre esse rendimento. Pelo que li (não é fácil encontrar informação clara e fidedigna), declarando esses valores, o estado fica com uma parte significativa, podendo chegar a 45% para valores entre 40 e 80 mil euros anuais, que será o caso. 

Gostaria só que me dissessem se é mesmo assim. Isto porque me custa a compreender a lógica de o estado me taxar (tanto) por eu trazer dinheiro do estrangeiro para cá, pois já o gasto aqui, com todos os impostos associados... 

Agradecia também se me pudessem dizer se há alguma forma de evitar ter de pagar valores tão altos.

Desde já, muito obrigado.

Simões

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Jorge

Você recebeu do estrangeiro pois prestou serviços a identidades estrangeiras, mas não são rendimentos efectuados no estrangeiro, são rendimentos que você obteve cá. Pelo menos é esse o meu entender. Esses rendimentos devem ser declarados através de recibos verdes onde pode lá colocar o país da empresa que lhe está a pagar e qual o seu número de identificação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites