Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Tributação sobre rendimento do estrangeiro

Visitante Simões

Recommended Posts

Visitante Simões

Olá. Pretendia só alguma clarificação quanto à tributação de rendimentos provenientes do estrangeiro.

A minha situação é a seguinte:

Resido em Portugal e trabalho a partir de casa. Trabalho como tradutor freelancer para empresas portuguesas e estrangeiras.

Das empresas portuguesas, aufiro entre 1500 a 3000 euros por mês, passo recibo verde e faço os respetivos descontos, pagando IVA e fazendo retenção na fonte. Anualmente, declaro rendimentos entre €25,000 e €30,000.

Até aí, tudo certo.

Quanto às empresas estrangeiras, até agora, os rendimentos tinham sido bastante esporádicos e confesso que nunca me preocupei em declará-los. As empresas estrangeiras normalmente não pedem recibo e não há cruzamento de dados, por isso, mesmo sabendo que estava a prevaricar, os valores eram muito baixos e não me preocupava com isso.

No entanto, comecei recentemente a trabalhar em legendagem, para uma empresa estrangeira (com sede na Suécia) que paga bastante melhor e os rendimentos mensais andam entre os 3000 e 5000 euros, podendo até ser superiores. (Isto além dos habituais rendimentos das empresas portuguesas).

Isso deixa-me bastante preocupado e decidi que não posso contiuar a arriscar não declarar esses rendimentos.

Sei que esse rendimento é declarado no Anexo J e que posso passar mensalmente o recibo com o NIF da entidade estrangeira, embora não precise de o enviar para a mesma.

A minha dúvida é mesmo na tributação que é feita em IRS sobre esse rendimento. Pelo que li (não é fácil encontrar informação clara e fidedigna), declarando esses valores, o estado fica com uma parte significativa, podendo chegar a 45% para valores entre 40 e 80 mil euros anuais, que será o caso.