Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Diferença significativa irs de um para o outro

Visitante Nuno

Recommended Posts

Boa tarde, ao simular irs deste ano verifico que o reembolso é significativamente menor do que o ano passado(+-1000euros). Em 2017, estive desempregado 10 meses e em 2018 estive desempregado 4 meses. Casado, trabalhadores dependentes,irs conjunto,1 dependente, valores globais 29000euros em 2017 e 35400 em 2018; deduções especificas (hab, saude, escola) em 2017 muito semelhantes 2018; como é que se pode explicar isto? Devo esperar mais tempo antes de submeter?

Obrigado pela atenção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só com esses detalhes é difícil chegar a uma conclusão. O IRS apurado tem a ver com o escalão em que se encontra.
    Assim sem contas, tendo um ordenado maior em 2018 (35k) e 29k em 2017 sendo que teve as despesas muito semelhantes até faz sentido teoricamente receber menos. Mas lá está, faltam dados de deduções, contribuições, etc. 

Não é possível especular muito mais sem saber exactamente os valores. 
    O que posso dizer é que o resultado apurado deve estar bem, até agora, que tenha conhecimento ainda não houveram erros da magnitude que descreve.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado Wakka, estive a arranhar uns cálculos e a razão prender-se-á realmente com a subida do escalão(suponho). Fiquei foi um pouco admirado com a influência de +-6000 euros brutos no reembolso de irs (as outras deduções são mais ou menos as mesmas); este acrescimo traduziu-se numa diminuição de cerca de 1000 euros . Ainda tive esperança que o software não estivesse a incluir as deduções relativas ao juros da habitação mas parece-me que já lá estará tudo (só consigo confirmar com o efatura, não com a simulação de irs)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Visitante Nuno disse:

Obrigado Wakka, estive a arranhar uns cálculos e a razão prender-se-á realmente com a subida do escalão(suponho). Fiquei foi um pouco admirado com a influência de +-6000 euros brutos no reembolso de irs (as outras deduções são mais ou menos as mesmas); este acrescimo traduziu-se numa diminuição de cerca de 1000 euros . Ainda tive esperança que o software não estivesse a incluir as deduções relativas ao juros da habitação mas parece-me que já lá estará tudo (só consigo confirmar com o efatura, não com a simulação de irs)

As deduções dos juros da habitação são de no máximo até 296€ (e só para créditos até 2011). Provavelmente não teriam muita influência nessa diferença de 1000€ que descreves.
    O que queres dizer com não conseguires confirmar com a simulação? Lá aparecem as deduções que foram tidas em conta para simular.

Podem ser 1000€ a menos no reembolso, mas na totalidade recebeste mais durante o ano. Nunca se fica a perder com mudanças de escalão ao contrário do que muita gente diz.

Nota: Nas contas a fazer não esquecer que os escalões de IRS são progressivos! Há muitos que se esquecem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, Wakka disse:

Nunca se fica a perder com mudanças de escalão ao contrário do que muita gente diz.

O ordenado aumentou, o total do valor dos impostos cobrados consequentemente por subida de escalão também aumentou, isto para mim é uma perda, mesmo que me ponham vaselina dizendo que apesar do aumento do escalão, o aumento do ordenado ainda valeu a pena. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Wakka disse:

As deduções dos juros da habitação são de no máximo até 296€ (e só para créditos até 2011). Provavelmente não teriam muita influência nessa diferença de 1000€ que descreves.
    O que queres dizer com não conseguires confirmar com a simulação? Lá aparecem as deduções que foram tidas em conta para simular.

Podem ser 1000€ a menos no reembolso, mas na totalidade recebeste mais durante o ano. Nunca se fica a perder com mudanças de escalão ao contrário do que muita gente diz.

Nota: Nas contas a fazer não esquecer que os escalões de IRS são progressivos! Há muitos que se esquecem.

Na simulação não aparece as deduções à coleta descriminadas, tenho que fazer o cruzamento com o efatura para perceber o somatório. De qualquer das formas a diferença entrte reembolsos estará mesmo no acrescimo do rendimento global de um ano para o outro; obrigado pela atenção

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

O ordenado aumentou, o total do valor dos impostos cobrados consequentemente por subida de escalão também aumentou, isto para mim é uma perda, mesmo que me ponham vaselina dizendo que apesar do aumento do escalão, o aumento do ordenado ainda valeu a pena. 

Uma questão é "valer a pena" outra é ter um aumento efectivo de liquidez por menor que seja o mesmo. O primeiro é dúbio, o segundo não.
    Muitas vezes em termos líquidos não vale a pena, é verdade, no entanto em termos genéricos de futuro vale sempre a pena um aumento pelos mais variados motivos. Situação interna da empresa, eventuais baixas, progressão de carreira, reforma, etc.

Editado por Wakka
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

Ganhou mais 6000€ e paga mais 1000€ de imposto (~16%)

Estava à espera de ganhar mais e não pagar mais nada, era isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 49 minutos, Wakka disse:

Uma questão é "valer a pena" outra é ter um aumento efectivo de liquidez por menor que seja o mesmo. O primeiro é dúbio, o segundo não.
    Muitas vezes em termos líquidos não vale a pena, é verdade, no entanto em termos genéricos de futuro vale sempre a pena um aumento pelos mais variados motivos. Situação interna da empresa, eventuais baixas, progressão de carreira, reforma, etc.

Além do aumento do imposto cobrado pela subida de escalão, também muitas vezes por causa da subida do ordenado sobem outras taxas (CGA, SS, Subsistemas de Saude, etc) e se perdem benefícios fiscais e apoios sociais (na educação, saude, Justiça,  transportes, etc), ou seja, quanto maior for o teu sucesso profissional, fruto seja do mérito, esforço, criatividade, ousadia, responsabilidade, etc, maior será o castigo consequente que terás por parte do Estado.  Ou seja não só vais pagar mais impostos, como passas a usufruir gratuitamente de menos serviços pagos com esses impostos. Castigo a dobrar! Muitas vezes não vale mesmo a pena o aumento de ordenado, embora haja um efectivo aumento da liquidez, pois fica uma sensação de se "trabalhar para aquecer", que muitas vezes só se descobre infelizmente quando já aceitámos a promoção ou a maior responsabilidade e olhamos pela primeira vez para o recibo do novo ordenado ou vemos a simulação do IRS. Os efeitos dessa sensação  são muitas vezes terríveis na motivação e penso eu que não são meia duzia de tostões a mais que a conseguem combater.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Visitante PJA disse:

Estava à espera de ganhar mais e não pagar mais nada, era isso?

Não é o unico a ficar surpreendido com a dura realidade tributária, até quem defende ideologicamente o sistema fica surpreendido quando chega a sua vez de se chegar à frente:

Resultado de imagem para socrates irs

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 02/04/2019 às 12:29, Visitante Nuno disse:

Boa tarde, ao simular irs deste ano verifico que o reembolso é significativamente menor do que o ano passado(+-1000euros). Em 2017, estive desempregado 10 meses e em 2018 estive desempregado 4 meses. Casado, trabalhadores dependentes,irs conjunto,1 dependente, valores globais 29000euros em 2017 e 35400 em 2018; deduções especificas (hab, saude, escola) em 2017 muito semelhantes 2018; como é que se pode explicar isto? Devo esperar mais tempo antes de submeter?

Obrigado pela atenção.

Não vejo como essa queda faça sentido.

Nos 2 últimos anos para rendimentos coletáveis entre 7091 e 80640€, os limites às deduções são dados pela seguinte fórmula:
    € 1000 + [(€ 2500 - € 1000) x [€ 80640 - rendimento coletável] / (€ 80640 - € 7091)]

Ou seja, com 29k€ de rendimento coletável terias um limite de 2053,18€ e com 35400€ o limite passaria para 1922,65€.
    (E para esse limite nem contam os 600 (ou 726€) de dedução do dependente e os (presumivelmente) 500€ das despesas gerais familiares.)

O simulador parece-me errado. Também me apareceu um valor injustificável.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, M_R_J disse:

Não vejo como essa queda faça sentido.
    ...
    Ou seja, com 29k€ de rendimento coletável terias um limite de 2053,18€ e com 35400€ o limite passaria para 1922,65€.

Ou seja, a pessoa ganha mais 6000€, pode deduzir menos 130€ e ainda assim não acha que faz sentido que o reembolso caia?

(Nota adicional: obviamente, para além do imposto a pagar, o reembolso é afetado pela retenções na fonte, mas esse argumento não foi mencionado ainda)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 05/04/2019 às 07:10, Visitante PJA disse:

Ou seja, a pessoa ganha mais 6000€, pode deduzir menos 130€ e ainda assim não acha que faz sentido que o reembolso caia?

(Nota adicional: obviamente, para além do imposto a pagar, o reembolso é afetado pela retenções na fonte, mas esse argumento não foi mencionado ainda)

Não acho que faça sentido que caia 1000€ como ele disse. Faria sentido se tivesse caído 130€. 1000€ não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, M_R_J disse:

Não acho que faça sentido que caia 1000€ como ele disse. Faria sentido se tivesse caído 130€. 1000€ não.

Para mim até faz um certo sentido, não esquecer que em 2017 esteve desempregado 10 meses. 
    Era muito mais fácil se o OP colocasse os valores de rentenção na fonte para não andarmos aqui a especular :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites