Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Guest Ana Silva

Optar por mais valias ou reinvestimento

Recommended Posts

Guest Ana Silva
    Adquiri HPP em 2010, valor de escritura 120.000 (dívida actual sem juros 68.00).Na mesma altura fiz um empréstimo multifunções, sobre o qual hoje devo 13.600 euros. Em 2017 Tive de fazer obras de beneficiação tendo contraído um empréstimo para as mesmas sobre o qual devo 40.500.Tenho faturas em meu nome e com a morada da minha casa a comprovar as obras feitas (valor total de obras feitas e outras despesas ( impostos, legalização da casa, emissão de autorização de utilização, processo casa pronta, IMT, IS) de 38.715,vou ainda ter de pagamento a comissão imobiliária da venda de 7.810.50.Pretendo mudar para outra cidade e comprar uma HPP no valor de 167.500. Tenho um comprador esta minha casa no Porto que está disposto a dar 254.000 euros. Posto isto e porque já fui duas vezes a uma repartição de Finanças e à rua D. João IV no Porto sem sair devidamente esclarecida, venho solicitar a vossa ajuda, esclarecimento sobre as mais valias que vou ter ou não de pagar.Agradeço alguma celeridade na resposta para não perder o negócio e agir sem fazer asneiras relativamente a imposto.A venda e compra será para ser efectuada em junho deste ano. No mesmo dia, primeiro a venda e depois a aquisição para ser considerado reinvestimento.

Valores apurados de  mais valia será:

Valor alienação - 254.000,00
    Valor aquisição - 120.000,00
    Obras de beneficiação - 38.715,00
    Comissões - 7.810,50

Mais valia = 254.000,00 - (120.000,00 + 38.715,00 + 7.810,50) x 1.09 Coef atauliz. =

254.000,00 - 181.512,79 = 72.487,21

Este será o valor da mais valia. Para efeito de tributação, será metade ou seja: 36.243,60.

Para mais valias sei que serei tributado em 50%  e já percebi que andará à volta de 15.000 euros.

Agora a questão é, quanto pagarei se for com reinvestimento parcial?!

Ao vender a minha casa por 254.000 euros e liquidando os empréstimos fico com 123.893,73 para reinvestir diretamente e na nova HPP (167.500 euros).
    Necessitarei por isso de recorrer a um crédito de 44.000 para conseguir comprar a minha próxima HPP. Será possível dizer-me o valor que vou pagar ao estado por este reinvestimento parcial?
    Agradeço seu esclarecimento e desculpe se fui confusa na explicação.

Cumprimentos,

Ana

Guest PJA

Só mais uma coisa: como o empréstimo de 13.600€ não se destina exclusivamente à aquisição do imóvel, não pode entrar nas contas.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa