Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Luparames Parames

Crédito habitação de um falecido, casa hipotecada de outra pessoa

Recommended Posts

Luparames Parames

Bom dia

Tenho aqui um caso "bicudo" a expor: vivi, com o meu companheiro e um filho comum, numa casa comprada com recurso ao crédito, apenas em nome dele. Posteriormente separámo-nos e ele vendeu-me a casa (a custo zero, para pagar dívidas para comigo), mantendo no entanto o crédito em nome dele, embora fosse eu que assegurava o pagamento das prestações. Recentemente, faleceu (não tinha seguro de vida). Encontro-me, pois, numa situação em que a casa é minha mas está por pagar, e o crédito está em nome de um falecido. Poderia não mexer na situação, mas entretanto a conta bancária deste crédito foi penhorada por dívidas dele à AT e temo ficar sem o dinheiro que deposito para a prestação. Que deverei fazer? Agradeço a vossa opinião!

Guest PJA

Há aí qualquer coisa mal contada - o banco deixou transferir a propriedade da casa sem a liquidação do empréstimo? E sem um seguro de vida? Qual foi a garantia com que o banco ficou?

Seja como for, entre em contacto com o banco, para perceber de que forma pode continuar a pagar a dívida.

Já agora, admitindo que a situação é efectivamente como diz, o problema não é seu mas do seu filho - ele é que herda a dívida... Há bens na herança que lhe permitam pagá-la? Em caso negativo, pode sempre analisar a opção de renunciar à herança (se o filho for menor, terá de ser o tribunal a tomar essa decisão por ele).

Luparames Parames

Obrigada pela resposta. Não há nada mal contado: pode fazer-se a transferência da propriedade sem pedir autorização ao Banco, ao contrário do que eles normalmente afirmam, e foi o que fizemos. Quanto ao seguro,  qualquer pessoa pode desistir do seguro quando quiser e, infelizmente, foi o que o titular do crédito (o falecido) fez. A garantia do Banco é a casa hipotecada: apesar de ter mudado de proprietário não deixou de estar hipotecada... Claro que posso entrar em contacto com o Banco, mas de certeza que eles não vão pugnar pelos meus interesses, daí estar a pedir opiniões antes de fazê-lo.

O problema é meu, porque a casa está em meu nome e já agora o filho também é meu... Não há quaisquer bens na herança, e sendo a casa hipotecada minha, a renúncia também não se coloca.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa